DSpace/Manakin Repository

O uso da literatura de cordel como ferramenta para o estudo de ciências na rede pública de ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, H. V. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0486883658296669 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da
dc.contributor.advisor1ID COSTA, K. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3387759380349526 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.referee2 SODRÉ NETO, Luíz.
dc.description.resumo O Ensino Fundamental na educação pública vem sofrendo, no decorrer dos anos, um conjunto de adversidades que interferem no rendimento estudantil. A falta de tempo, de planejamento escolar e de novas estratégias de ensino por parte de docentes e gestores, implica numa baixa qualidade da educação. Com base nesse fato, indagamos sobre a viabilidade de se trabalhar estratégias didáticas no ensino de ciências, sendo uma dessas estratégias, voltada à utilização da literatura de cordel como um possível facilitador no processo de ensino-aprendizagem, ao inserir o aluno de maneira ativa na abordagem de um conteúdo científico. À vista disto, buscou-se extrair informações por partes de alunos e professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental André Vidal de Negreiros, localizada no município de Cuité-PB, no intuito de analisar a ótica desses participantes a respeito do tema e investigar se a prática didática no processo educacional, em específico na área de ciências, pode ser viável, uma vez que, as escolas apresentam falhas, sejam em sua filosofia de ensino, administração ou até mesmo em sua infraestrutura no geral. A pesquisa foi realizada em duas etapas, sendo elas: Aplicação de questionários semiestruturados específicos, sendo o questionário 1 voltado aos docentes e o questionário 2 elaborado e aplicado com os discentes. Após a aplicação dos questionários, foram feitas as análises dos dados gerados, a partir da análise de conteúdo temática de Bardin. Dentre os resultados discutidos, observou-se que, são poucos os professores que trabalham com a perspectiva de uma proposta didática inovadora, bem como é grande a insatisfação por parte dos discentes, que exigem uma maior demanda de materiais didáticos e aulas voltadas à prática no ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title O uso da literatura de cordel como ferramenta para o estudo de ciências na rede pública de ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-04
dc.description.abstract The Elementary school in public education has been suffering, over the years, a set of adversities that interfere with student achievement. The lack of time, school planning and new teaching strategies by teachers and managers implies a low quality of education. Based on this fact, we ask about the feasibility of working didactic strategies in science teaching, being one of these strategies, focused on the use of cordel literature as a possible facilitator in the teaching-learning process, by actively inserting the student in the approach to a scientific content. In view of this, we sought to extract information by students and teachers from the André Vidal de Negreiros State School of Elementary School, located in the city of Cuité-PB, in order to analyze the perspective of these participants on the subject and investigate whether Didactic practice in the educational process, specifically in the area of science, can be viable, since schools have flaws, whether in their teaching philosophy, administration or even in their overall infrastructure. The research was conducted in two stages, namely: Application of specific semi-structured questionnaires, with questionnaire 1 aimed at teachers and questionnaire 2 designed and applied with students. After the application of the questionnaires, the generated data were analyzed based on the Bardin thematic content analysis. Among the results discussed, it was observed that there are few teachers who work with the perspective of an innovative didactic proposal, as well as the dissatisfaction on the part of the students, who demand a greater demand of didactic materials and practical classes in the field. teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12297
dc.date.accessioned 2020-03-03T15:13:44Z
dc.date.available 2020-03-03
dc.date.available 2020-03-03T15:13:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Literatura de cordel pt_BR
dc.subject Estratégias didáticas pt_BR
dc.subject Ciências pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.subject Cordel literature pt_BR
dc.subject Didactic strategies pt_BR
dc.subject Sciences pt_BR
dc.subject Enseñanza elemental
dc.subject Estrategias didácticas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Hebert Vinícius da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of cordel literature as a tool for the study of science in the public elementary school system. pt_BR
dc.title.alternative El uso de la literatura de cordel como herramienta para el estudio de las ciencias en las escuelas primarias públicas.
dc.identifier.citation LIMA, Hebert Vinícius da Silva. O uso da literatura de cordel como ferramenta para o estudo de ciências na rede pública de ensino fundamental. 2019. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen La educación primaria en la educación pública ha sufrido, a lo largo de los años, un conjunto de adversidades que interfieren en el desempeño de los estudiantes. La falta de tiempo, planificación escolar y nuevas estrategias didácticas por parte de docentes y directivos, implica una baja calidad de la educación. Con base en este hecho, se indaga sobre la factibilidad de trabajar estrategias didácticas en la enseñanza de las ciencias, siendo una de estas estrategias enfocada en el uso de la literatura de cordel como posible facilitador en el proceso de enseñanza-aprendizaje, al insertar al estudiante de manera activa en El proceso de enseñanza-aprendizaje.Aproximación a los contenidos científicos. Ante eso, buscamos extraer informaciones de alumnos y profesores de la Escuela Estadual de Enseñanza Básica André Vidal de Negreiros, ubicada en el municipio de Cuité-PB, con el fin de analizar la perspectiva de esos participantes sobre el tema e investigar si la práctica didáctica en el proceso educativo, específicamente en el área de las ciencias, puede ser viable, ya que las escuelas presentan falencias, ya sea en su filosofía de enseñanza, administración o incluso en su infraestructura en general. La investigación se llevó a cabo en dos etapas, a saber: Aplicación de cuestionarios semiestructurados específicos, siendo el cuestionario 1 dirigido a docentes y el cuestionario 2 elaborado y aplicado a estudiantes. Después de la aplicación de los cuestionarios, se realizaron análisis de los datos generados, con base en el análisis de contenido temático de Bardin. Entre los resultados discutidos, se observó que son pocos los docentes que trabajan con la perspectiva de una propuesta didáctica innovadora, así como la insatisfacción por parte de los estudiantes, quienes demandan una mayor demanda de materiales didácticos y clases enfocadas a la práctica en la enseñanza.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta