DSpace/Manakin Repository

O projeto Alumbrar na rede estadual de ensino da Paraíba: uma análise a partir dos contratos de "parceria" com a fundação Roberto Marinho no período 2014-2018.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LEAL, A. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0733997331341067 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Antônio Lisboa Leitão de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, Antônio. L. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8288392835017165 pt_BR
dc.contributor.referee1 ADRIÃO, Theresa Maria de Freitas.
dc.contributor.referee2 LEANDRO, Luciana.
dc.description.resumo O objetivo dessa dissertação foi investigar as implicações do Projeto Alumbrar para organização das escolas públicas de Ensino Fundamental do Estado da Paraíba entre os anos de 2013 a 2018. A partir desses objetivos a pesquisa respondeu a algumas questões que nortearam as análises posteriores. São elas: De que modo à adoção da Parceria público-privada expressa no projeto Alumbrar tem interferido na redefinição da política educacional do Estado da Paraíba? De que forma a parceria público-privado definida no âmbito do projeto Alumbrar tem interferido na organização das escolas públicas? Para tal, usamos como metodologia a análise documental a partir de fontes primárias e secundárias. Ao longo do trabalho foi possível compreender os desdobramentos do Projeto Alumbrar (Prestação de serviços firmada entre a FRM e a SEE/PB) para a rede pública, suas implicações de ordem financeira para o Estado da Paraíba, sua concepção de formação, avaliação e a afinação com a agenda de redefinição do significado de público. A partir dos dados colhido através do INEP/MEC contestarmos a falácia “o privado é melhor que o público”, afirmativa que de algum modo sempre cerceia os discursos do senso comum. Desmembramos o Projeto Alumbrar em seus detalhes, concepção, metodologia, currículo, aparatos jurídicos e valores contratuais, descobrimos que a partir dele outros contratos são firmados gerando mais despesas para o orçamento fora daquilo que já havia sido pago pelo Projeto. Concluímos que o projeto falha em seu objetivo primordial: “corrigir a distorção idade-série”, ao passo que os índices paraibanos não obtiveram considerável melhora nos anos de cobertura do Projeto Alumbrar, e mesmo assim a SEEE/PB renova o contrato com a FRM, tornando-o um investimento oneroso aos cofres públicos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação pt_BR
dc.title O projeto Alumbrar na rede estadual de ensino da Paraíba: uma análise a partir dos contratos de "parceria" com a fundação Roberto Marinho no período 2014-2018. pt_BR
dc.date.issued 2019-03-18
dc.description.abstract The purpose of this dissertation is to investigate the implications of the Alumbrar Project for the management of public elementary schools in the State of Paraíba between the years of 2013 to 2018. This research has answered some questions that guided further analyzes such as: How has the adoption of the Public-Private Partnership expressed in the Alumbrar project interfered in the redefinition of the educational policy of the State of Paraíba? How has the public-private partnership defined in the framework of the Alumbrar project interfered in the organization of public schools? To provide an answer it will be used as a methodology, the documentary analysis from primary and secondary sources. Along written this assignment it was possible to understand the developments of the Alumbrar Project (Provision of services signed between the FRM and the SEE / PB) for the public network, its financial implications for the State of Paraíba, it´s conception of formation, evaluation and the adjustment of the agenda of redefinition surrounding the context of public. From the data collected through INEP / MEC we challenge the fallacy "the private is better than the public", an affirmative that somehow always decrease the rhetoric of common sense. We break the Alumbrar Project into its details, design, methodology, curriculum, legal apparatus and contractual values; it was also discovered from other contracts that they are signed generating more expenses for the budget than what was already paid for the Project. This investigation concluded that the project fails in its primary objective: "to correct the age-series distortion", while the Paraiba´s indices did not obtain a considerable improvement in the coverage years of the Alumbrar Project, and even so, SEEE / PB renews the contract with FRM , making it a costly investment for public coffers. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12316
dc.date.accessioned 2020-03-04T13:05:03Z
dc.date.available 2020-03-04
dc.date.available 2020-03-04T13:05:03Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Parceria Público-Privado pt_BR
dc.subject Fundação Roberto Marinho pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Public-Private Partnership pt_BR
dc.subject Roberto Marinho Foundation pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEAL, Aline Dionízio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The Alumbrar project in the Paraíba state school system: an analysis based on the "partnership" contracts with the Roberto Marinho foundation in the 2014-2018 period. pt_BR
dc.relation FAPESQ/PB pt_BR
dc.identifier.citation LEAL, A. D. O projeto Alumbrar na rede estadual de ensino da Paraíba: uma análise a partir dos contratos de "parceria" com a fundação Roberto Marinho no período 2014-2018. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12316 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta