DSpace/Manakin Repository

Avaliação do consumo alimentar de escolares da rede pública de ensino do município de Jaçanã-RN.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, J. T. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3381765115513564 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DONATO, Nilcimelly Rodrigues.
dc.contributor.advisor1ID DONATO, Nilcimelly Rodrigues. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9068412705489870 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 SILVA, Jaielison Yandro Pereira da.
dc.contributor.advisor-co1ID SILVA, J. Y. P. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/8522558900388320 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Juliete da Silva.
dc.description.resumo Manter uma alimentação saudável é um direito humano primordial, principalmente na infância, a fim de propiciar o crescimento e desenvolvimento saudável. Nesse sentido, durante a idade escolar, uma alimentação adequada é necessária para construir bons hábitos e, por conseguinte, fornecer todos os nutrientes necessários. Diante disso, o presente estudo tem por finalidade analisar o consumo alimentar de escolares da rede pública de ensino de um município de pequeno porte no interior do Rio Grande do Norte, Brasil. Trata-se de uma pesquisa observacional, transversal e descritivo, com abordagem quantitativa, que se caracteriza por obter informações referentes àpopulação escolar. O estudo foi desenvolvido em conformidade com a Resolução do Conselho Nacional de Saúde. A amostra foi constituída por 61 crianças de ambos os gêneros. Os dados do consumo alimentar foram coletados por meio de uma ferramenta de avaliação, o diário alimentar, durante três dias não consecutivos, incluindo um dia de fim de semana. As informações obtidas foram analisadas de forma quantitativa, levando em consideração o consumo de energia, macronutrientes (proteínas, carboidratos e lipídeos), e micronutrientes (vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, zinco e cálcio). Com base nos dados obtidos, observou-se que apesar da quantidade de refeições realizadas estavam dentro do recomendado, verificou-se índices de inadequações em relação ao consumo de micro e macronutrientes na dieta dos escolares. Dessa forma, podemos concluir que a qualidade da dieta consumida pelos escolares é de baixa qualidade nutricional, apresentando carências nutricionais consideráveis. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Avaliação e Controle de Qualidade de Alimentos pt_BR
dc.title Avaliação do consumo alimentar de escolares da rede pública de ensino do município de Jaçanã-RN. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-03
dc.description.abstract Maintaining a healthy diet is a primary human right, especially in childhood, in order to foster healthy growth and development. In this sense, during school age, proper nutrition is necessary to build good habits and therefore provide all the necessary nutrients. Therefore, the present study aims to analyze the food consumption of students from public schools in a small municipality in the interior of Rio Grande do Norte, Brazil. This is an observational, cross-sectional and descriptive research with a quantitative approach, characterized by obtaining information regarding the school population. The study was developed in accordance with the Resolution of the National Health Council. The sample consisted of 61 children of both genders. Food intake data were collected using an assessment tool, the food diary, for three non-consecutive days, including a weekend day. The information obtained was analyzed quantitatively, taking into consideration energy consumption, macronutrients (proteins, carbohydrates and lipids), and micronutrients (vitamin A, vitamin C, iron, magnesium, zinc and calcium). Based on the data obtained, it was observed that despite the amount of meals taken were within the recommended, there were indices of inadequacy in relation to the consumption of micro and macronutrients in the diet of the students. Thus, we can conclude that the quality of the diet consumed by the students is of low nutritional quality, presenting considerable nutritional deficiencies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12321
dc.date.accessioned 2020-03-04T15:28:14Z
dc.date.available 2020-03-04
dc.date.available 2020-03-04T15:28:14Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ingestão Alimentar pt_BR
dc.subject Alimentação escolar pt_BR
dc.subject Macronutrientes pt_BR
dc.subject Micronutrientes pt_BR
dc.subject Food intake pt_BR
dc.subject School feeding pt_BR
dc.subject Macronutrients pt_BR
dc.subject Micronutrients pt_BR
dc.subject La ingesta de alimentos
dc.subject Comidas del colegio
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Jessyca Talyta Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluation of food consumption of students from public schools in the municipality of Jaçanã-RN. pt_BR
dc.title.alternative Evaluación del consumo de alimentos de escolares del sistema escolar público del municipio de Jaçanã-RN.
dc.identifier.citation FARIAS, Jessyca Talyta Fernandes de. Avaliação do consumo alimentar de escolares da rede pública de ensino do município de Jaçanã-RN. 2019. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Nutrição, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen Mantener una dieta saludable es un derecho humano fundamental, especialmente en la infancia, para promover un crecimiento y desarrollo saludables. En este sentido, durante la edad escolar es necesaria una nutrición adecuada para construir buenos hábitos y, por tanto, aportar todos los nutrientes necesarios. Por lo tanto, el presente estudio tiene como objetivo analizar el consumo de alimentos de los escolares del sistema escolar público de un pequeño municipio del interior de Rio Grande do Norte, Brasil. Se trata de una investigación observacional, transversal y descriptiva, con enfoque cuantitativo, que se caracteriza por obtener información referente a la población escolar. El estudio se desarrolló de acuerdo con la Resolución del Consejo Nacional de Salud.La muestra estuvo conformada por 61 niños de ambos sexos. Los datos de consumo de alimentos se recopilaron utilizando una herramienta de evaluación, el diario de alimentos, durante tres días no consecutivos, incluido un día de fin de semana. La información obtenida se analizó cuantitativamente teniendo en cuenta el consumo de energía, macronutrientes (proteínas, carbohidratos y lípidos) y micronutrientes (vitamina A, vitamina C, hierro, magnesio, zinc y calcio). Con base en los datos obtenidos, se observó que a pesar de que el número de comidas realizadas estuvo dentro del rango recomendado, se observaron índices de insuficiencia en relación al consumo de micro y macronutrientes en la dieta de los escolares. Así, podemos concluir que la calidad de la dieta consumida por los escolares es de baja calidad nutricional, con importantes carencias nutricionales.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta