DSpace/Manakin Repository

Perfil socioconômico e perspectiva docente dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas no centro de educação e saúde-CES.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BORGES, M. P. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4592599330398504 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.description.resumo O abandono nos cursos de nível superior, independente da área de formação, é um problema em todo o país e não apenas em uma única região. Algumas áreas, porém, se destacam mais do que outras, caso das licenciaturas, mais especificamente do curso de Ciências. Esse abandono acarreta consequências não somente para a mantenedora, mas para o próprio discente. No caso da licenciatura em Ciências, esta situação é ainda mais alarmante considerando-se a carência que se tem por profissionais desta área. Dentro desta problemática, esta pesquisa tem por objetivo traçar o perfil socioeconômico e conhecer as expectativas profissionais acerca da docência de estudantes do segundo período no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma instituição pública de Ensino Superior, localizada no município de Cuité, Paraíba, Brasil. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário online, composto por perguntas de múltiplas escolha a fim de conhecer o perfil socioeconômico e as razões da escolha do curso, além de analisar suas expectativas futuras quanto à docência. Este foi respondido por 22 alunos, no qual consistia traçar um perfil de dados como: sexo, idade, cor/raça, localidade de origem, conclusão do Ensino Médio, interesse no curso, e a renda. Finalmente, após analisarmos os perfis sociais dos alunos, ficou claro que todos são maioria mulheres, com idade de 18 até 29 anos, de cor/raça de maioria parda, e perseverantes no curso mesmo com inúmeros desafios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Perfil socioconômico e perspectiva docente dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas no centro de educação e saúde-CES. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-06
dc.description.abstract Dropping out of tertiary level courses, regardless of training area, is a problem across the country and not just in a single region. Some areas, however, stand out more than others, such as degrees, more specifically the science course. This abandonment has consequences not only for the maintainer, but for the student himself. In the case of a degree in science, this situation is even more alarming considering the lack of professionals in this area. Within this problematic, this research aims to draw the socioeconomic profile and to know the professional expectations about the teaching of students of the second period in the Degree in Biological Sciences of a public institution of Higher Education, located in the city of Cuité, Paraíba, Brazil . The research instrument used was an online questionnaire, composed of multiple choice questions in order to know the socioeconomic profile and the reasons for choosing the course, as well as to analyze their future expectations regarding teaching. This was answered by 22 students, which consisted of profiling data such as gender, age, color / race, place of origin, high school completion, interest in the course, and income. Finally, after analyzing the students' social profiles, it is clear that they are all mostly women, aged 18 to 29, of mixed race / brown color, and persevering in the course even with numerous challenges. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12323
dc.date.accessioned 2020-03-04T16:36:22Z
dc.date.available 2020-03-04
dc.date.available 2020-03-04T16:36:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ciências Biológicas pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Perfil Socioeconômico pt_BR
dc.subject Biological Sciences pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Socioeconomic Profile pt_BR
dc.subject Enseñanza
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BORGES, Mainara Pinheiro da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Socio-economic profile and teaching perspective of undergraduate students in biological sciences at the Education and Health Center-CES. pt_BR
dc.title.alternative Perfil socioeconómico y perspectiva docente de los estudiantes de la carrera de ciencias biológicas del centro de educación y salud-CES.
dc.identifier.citation BORGES, Mainara Pinheiro da Silva. Perfil socioconômico e perspectiva docente dos alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas no centro de educação e Saúde. 2019. 40 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen La deserción en los cursos de educación superior, independientemente del área de formación, es un problema en todo el país y no solo en una sola región. Algunas áreas, sin embargo, se destacan más que otras, en el caso de las carreras de grado, más específicamente en la carrera de Ciencias. Este abandono tiene consecuencias no solo para el patrocinador, sino para el propio alumno. En el caso de la licenciatura en Ciencias, esta situación es aún más alarmante considerando la falta de profesionales en esta área. Dentro de este problema, esta investigación tiene como objetivo trazar el perfil socioeconómico y conocer las expectativas profesionales sobre la enseñanza de estudiantes del segundo período en el Curso de Licenciatura en Ciencias Biológicas de una institución pública de Educación Superior, ubicada en la ciudad de Cuité, Paraíba, Brasil. . El instrumento de investigación utilizado fue un cuestionario en línea, compuesto por preguntas de opción múltiple con el fin de conocer el perfil socioeconómico y los motivos de elección del curso, además de analizar sus expectativas futuras respecto a la docencia. Esta fue respondida por 22 estudiantes, lo que consistió en trazar un perfil de datos como: sexo, edad, color/raza, lugar de procedencia, finalización del bachillerato, interés en el curso e ingresos. Finalmente, luego de analizar los perfiles sociales de los estudiantes, quedó claro que todos ellos son en su mayoría mujeres, con edades entre 18 y 29 años, en su mayoría mestizos, y perseverantes en el curso a pesar de numerosos desafíos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta