DSpace/Manakin Repository

Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MACIEL, Eliane Menezes.
dc.contributor.advisor1 MACIEL, Eliane Maria de Menezes.
dc.contributor.advisor1ID MACIEL, E. M. M.
dc.contributor.advisor2 MEDEIROS, Maria Gorete de.
dc.contributor.advisor2ID MEDEIROS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/6600285517382306 pt_BR
dc.description.resumo A alfabetização, tradicionalmente, em sua maioria se preocupa apenas em fixar e repetir sílabas estudadas sem que a criança perceba algum sentido nesta atividade. A criança precise participar ativamente do processo de alfabetização e não fazer tudo mecanicamente. Ela precisa compreender a natureza da língua que fala, formular hipóteses e fazer produções originais, num ambiente motivador e exposto aos desafios propostos pelo professor alfabetizador. Baseado nesta linha construtivista realizou-se uma experiência prática em alfabetização. O objetivo do presente relatório e fazer uma descrição das experiências vivenciadas durante o período de 13 de dezembro a 16 de Janeiro de 1991 de uma ação didática pedagógica numa classe de alfabetização de uma Escola Pública Estadual de 1º Grau desta cidade, para constatar sua viabilidade e eficiência. A prática constou das seguintes etapas: Contato com o pessoal técnico administrativo e professores; conhecer o aspecto físico geral da escola; período de observação caracterização dos alunos. Seminário com professores para apresentação da proposta de trabalho; análise da prática vivenciada em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. pt_BR
dc.contributor.advisor1ILattes http://lattes.cnpq.br/4077344781255359
dc.date.issued 1991-01
dc.description.abstract Literacy, traditionally, is mostly concerned only with fixing and repeating studied syllables without the child perceiving any meaning in this activity. The child needs to actively participate in the literacy process and not do everything mechanically. She needs to understand the nature of the language she speaks, formulate hypotheses and make original productions, in a motivating environment and exposed to the challenges proposed by the literacy teacher. Based on this constructivist line, a practical experience in literacy was carried out. The purpose of this report is to describe the experiences lived during the period from December 13 to January 16, 1991 of a pedagogical didactic action in a literacy class of a State Public School of 1st Degree in this city, to verify its viability and efficiency. The practice consisted of the following steps: Contact with technical administrative staff and teachers; know the general physical aspect of the school; observation period characterization of students. Seminar with teachers to present the work proposal; analysis of the practice experienced in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12326
dc.date.accessioned 2020-03-04T16:57:32Z
dc.date.available 2020-03-04
dc.date.available 2020-03-04T16:57:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão escolar pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Escola pública pt_BR
dc.subject Prática pedagógica pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Public School pt_BR
dc.subject Pedagogical Practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUNA, Helena Tavares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Report on Literacy Teaching Practice Activities. pt_BR
dc.identifier.citation LUNA, Helena Tavares de. Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. 1991. 111f. Relatório de Estágio(Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta