DSpace/Manakin Repository

A escolha da docência como carreira nas licenciaturas de matemática e física do CES.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, J. B. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4777392158154531 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatiana Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Fernando Kidelmar Dantas de.
dc.description.resumo O presente trabalho abordará o porquê da escolha dos estudantes de Matemática e Física do CES, diurno e noturno do segundo período, como se deu a escolha pelos cursos de licenciaturas e consequentemente, pela carreira docente. Estudos mostram que cada vez mais estudantes têm chegado a cursos superiores mais jovens, sem conhecer a necessidade de uma reflexão no processo de escolha do curso, o que causa insegurança em relação ao seu futuro profissional. O objetivo geral foi investigar os principais motivos que levaram os estudantes a optarem pelas licenciaturas, além de caracterizar a docência a partir dos olhares dos estudantes de licenciaturas. E teve como objetivos específicos, identificar como a docência é percebida pelos estudantes de licenciatura em matemática e física do segundo período, diurno e noturno do CES. Verificar como se deu a opção pelo magistério e em que momento de suas trajetórias essa opção se deu, considerando fatos, pessoas ou experiências associadas às suas escolhas profissionais e classificar as escolhas pela docência considerando a origem social, escolarização e ocupação dos pais, conhecimento de idiomas, sexo, idade e localidade de origem. As decisões sobre o que escolher e o que deixar de lado relacionam-se com os esquemas prévios de pensamento e ações, na medida em que estes filtram as opções tidas como inviáveis ou impossíveis denominado (habitus). Para a coleta de dados foram usados os dados do controle acadêmico de cada um e o questionário base com três perguntas do porquê da escolha, e para sabemos o curso e horário individual. Os dados foram examinados de acordo com a forma de categorização já estabelecida antes da análise. Diante do exposto foi possível constatar que os alunos em sua maioria escolheram o curso porque já tinha interesse, mas também e possível observar outros que escolheram por outras questões. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title A escolha da docência como carreira nas licenciaturas de matemática e física do CES. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-05
dc.description.abstract The present work will address why the choice of the students of mathematics and physics of the CES, day and night of the second period, as the choice for the undergraduate courses and, consequently, for the teaching career. Studies show that more and more students have come to younger and higher education courses, without knowing the need for reflection on the process of choosing the course, which causes insecurity in relation to their professional future. The general objective to investigate the main reasons that led students to opt for undergraduate degrees, and to characterize teaching from the eyes of undergraduate students. And its specific objectives: Identify how teaching is perceived by undergraduate students in mathematics and physics of the second period, day and night CES, Verify how the choice was given to the teaching profession and at what time of their career this option was given, considering facts, people, or experiences associated with their career choices and Classifying choices by teaching considering social background, schooling and occupation of parents, language skills, gender, age, and place of origin. Decisions about what to choose and what to set aside relate to previous schemes of thought and actions, as they filter out the options considered unfeasible or impossible called (habitus). For data apprehension we used the data of academic control of each and the basic questionnaire with three questions of why the choice, and to know the course and individual schedule. Data were examined according to the categorization form already established prior to analysis. Given the above, it was possible to see that most students made the choice of the course because they were interested, but also it is possible to see others who do for other issues. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12328
dc.date.accessioned 2020-03-04T17:24:59Z
dc.date.available 2020-03-04
dc.date.available 2020-03-04T17:24:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Física pt_BR
dc.subject Escolha pt_BR
dc.subject Docência pt_BR
dc.subject Mathematics pt_BR
dc.subject Physics pt_BR
dc.subject Choice pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Matemáticas
dc.subject Elección
dc.subject Enseñanza
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, João Batista Medeiros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The choice of teaching as a career in CES mathematics and physics degrees. pt_BR
dc.title.alternative La elección de la docencia como carrera en las carreras de Matemáticas y Física del CES.
dc.identifier.citation SILVA, João Batista Medeiros. A escolha da docência como carreira nas licenciaturas de matemática e física do CES. 2019. 57 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo abordará el por qué de la elección de los estudiantes de Matemática y Física del CES, día y noche del segundo período, como opción para las carreras de grado y, en consecuencia, para la carrera docente. Los estudios muestran que cada vez más estudiantes llegan a cursos de educación superior a una edad más temprana, sin saber la necesidad de reflexionar sobre el proceso de elección de cursos, lo que genera inseguridad en relación con su futuro profesional. El objetivo general fue investigar las principales razones que llevaron a los estudiantes a optar por carreras, además de caracterizar la docencia desde la perspectiva de los estudiantes de pregrado. Y tuvo como objetivos específicos, identificar cómo es percibida la docencia por parte de los estudiantes de pregrado en matemáticas y física del segundo período, diurno y nocturno del CES. Verificar cómo se produjo la opción por la docencia y en qué momento de sus trayectorias se produjo dicha opción, considerando hechos, personas o vivencias asociadas a sus elecciones profesionales y clasificar las opciones por la docencia teniendo en cuenta el origen social, la educación y la ocupación de los padres, conocimiento de idiomas, sexo, edad y lugar de origen. Las decisiones sobre qué elegir y qué dejar de lado están relacionadas con esquemas previos de pensamiento y acción, en la medida en que filtran opciones consideradas inviables o imposibles denominadas (habitus). Para la recolección de datos se utilizaron los datos del control académico de cada uno y el cuestionario base con tres preguntas sobre el motivo de la elección, y para conocer el curso y horario individual. Los datos fueron analizados según el método de categorización ya establecido antes del análisis. En vista de lo anterior, se pudo verificar que la mayoría de los estudiantes eligieron el curso porque ya tenían interés, pero también es posible observar a otros que eligieron por otras razones.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta