DSpace/Manakin Repository

Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas do projeto “Enem na palma da mão”.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NASCIMENTO, V. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3538708971307782 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva.
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Rosilda Alves.
dc.contributor.referee3 OLIVEIRA, Tássia Tavares de.
dc.description.resumo Considerando que a poesia de Augusto dos Anjos tem resistido ao tempo e causado encantamento e estranhamento a muitos leitores, pela visão de mundo e recursos estilísticos que constituem a obra Eu e outras poesias, nos questionamos sobre a recepção, ainda hoje, os poemas augustianos podem suscitar nos alunos do ensino médio. Nesse sentido, definimos como objetivo da pesquisa investigar a recepção da poesia de Augusto dos Anjos por alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande (Paraíba). Relatamos e refletimos sobre a experiência de leitura e recepção de três antologias temáticas que contemplaram textos de caráter amoroso, relação com a natureza, vida e morte presente nos poemas de Augusto dos Anjos. Como referencial teórico nos embasamos nas discussões de Bosi (1972, 2015), Gullar (1976), Rosenfeld (1976), Magalhães Júnior (1907), Proença (1980), Bezerra (2004) acerca da constituição da poética augustiana e de explicações que demonstram dados de recepção no início do século XIX. Do ponto de vista metodológico, buscamos nas reflexões sobre a leitura literária (ROUXEL, 2014; PINHEIRO, 2007, 2009, 2015, 2018; COLOMER, 2007 e JOUVE, 2013), na estética da recepção, sobretudo a partir das propostas de Aguiar e Bordini (1988), Jauss (1994, 1972) e Petit (2009, 2013) no que se refere à interação, dentre outros. Os resultados da pesquisa apontam que a poesia do poeta paraibano despertou nos leitores reações diversas, que vão do humor ao questionamento e à reflexão, mas também à recusa e o permanente estranhamento. A análise dos dados também demostraram que a metodologia adotada, pautada no compartilhamento das impressões e reflexões, contribuiu na aproximação entre texto – leitor, favorecendo para que os colaboradores se colocassem numa postura mais reflexiva no processo da leitura, da realidade e sobre si. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Lingüística, Letras e Artes pt_BR
dc.title Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas do projeto “Enem na palma da mão”. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-25
dc.description.abstract Considering that the poetry of Augusto dos Anjos has resisted time and caused enchantment and estrangement to many readers, by the world view and stylistic resources that constitute the work I and other poems, we wondered about the reception, still today the Augustian poems can raise in high school students. In this sense, we defined as objective of the research to investigate the reception of the poetry of Augusto dos Anjos by students of the third year of high school in a public school in Campina Grande (Paraíba). We report and reflect on the experience of reading and receiving three thematic anthologies that contemplated texts of a loving nature, relationship with nature, life and death present in the poems of Augusto dos Anjos. As a theoretical reference, we rely on Bosi (1972, 2015), Gullar (1976), Rosenfeld (1976), Magalhães Júnior (1907), Proença (1980) and Bezerra (2004) on the constitution of the Augustian poetics and explanations data at the beginning of the 19th century. From a methodological point of view, we sought in the reflections on literary reading (ROUXEL, 2014, PINHEIRO, 2007, 2009, 2015, 2018, COLOMER, 2007 and JOUVE, 2013) in reception aesthetics, Bordini (1988), Jauss (1994, 1972) and Petit (2009, 2013) with regard to interaction, among others. The results of the research indicate that the poetry of the poet in Paraiba awakened in the readers diverse reactions, ranging from humor to questioning and reflection, but also to refusal and permanent estrangement. The analysis of the data also showed that the adopted methodology, based on the sharing of impressions and reflections, contributed to the approximation between text - reader, favoring that the collaborators put themselves in a more reflexive posture in the process of reading, of reality and about themselves. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12332
dc.date.accessioned 2020-03-04T17:53:01Z
dc.date.available 2020-03-04
dc.date.available 2020-03-04T17:53:01Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura Literária pt_BR
dc.subject Literary Reading pt_BR
dc.subject Lectura Literaria pt_BR
dc.subject Recepção pt_BR
dc.subject Recepción pt_BR
dc.subject Reception pt_BR
dc.subject Augusto dos Anjos pt_BR
dc.subject Formação do Leitor pt_BR
dc.subject Reader Training pt_BR
dc.subject Entrenamiento de Lectores pt_BR
dc.subject Livro Didático pt_BR
dc.subject Libro de Texto pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Verônica Lucena do.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese language content in video lessons of the project “Enem na palma da corpo”. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, V. L. do. Conteúdos de língua portuguesa em videoaulas do projeto “Enem na palma da mão”. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12332 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta