dc.contributor.advisor1 |
CARVALHO, Gláucia Maria de Oliveira |
|
dc.contributor.advisor1ID |
CARVALHO, G. M. O. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9844914216738833 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
GUIMARÃES, Maria Clariça Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0884893649704545 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
FRANÇA JÚNIOR, Reginaldo Pereira. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5086812927093899 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo problematizar a precarização do trabalho docente na
universidade contemporânea a partir de análises realizadas na UFCG, campus Sousa. Para
tanto, buscamos resgatar o processo histórico de reação burguesa à crise dos anos 1970 e
sua repercussão no Brasil, país periférico. Também realizamos aproximações com a
reestruturação da universidade e os impactos deste movimento para o trabalho docente. Na
perspectiva de darmos conta do objetivo deste trabalho, o estudo em pauta concebe-se
enquanto pesquisa qualitativa de caráter exploratório. O método utilizado foi o críticodialético,
entendendo que o mesmo nos oportuniza maior respaldo teórico para o
desvendamento do real em suas múltiplas determinações, transcendendo os seus aspectos
fenomênicos. Assim, o estudo foi desenvolvido através de revisão bibliográfica de diversos
autores críticos que abordam a referida temática, e contou com a realização de pesquisa
documental de diversas legislações, resoluções, entre outros que refletem diretamente no
trabalho docente. Num segundo momento, fizemos pesquisa de campo cujos sujeitos
perscrutados foram os docentes do curso de Serviço Social. A coleta de dados se deu por
meio de entrevista semiestruturada. O resultado da pesquisa evidenciou que o trabalho
docente na referida instituição segue a tendência de precarização imposta pela capital ao
mundo do trabalho em seu movimento para alçar sua valorização. Também foi evidenciado
que a reestruturação do ensino superior, lócus do labor docente, é fruto desta dinâmica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.title |
A precarização do trabalho docente na Universidade Pública Contemporânea: uma análise desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-06 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to problematize the precariousness of teaching work in the
contemporary university based on analyzes carried out at the UFCG, Sousa campus. To do so,
we seek to rescue the historical process of bourgeois reaction to the crisis of the 1970s and its
repercussion in Brazil, a peripheral country. We also make approximations with the
restructuring of the university and the impacts of this movement on the teaching work. In
order to realize the objective of this work, the study in question is conceived as a qualitative
exploratory research. The method used was the critic-dialectic, understanding that it gives us
greater theoretical support for the unveiling of the real in its multiple determinations,
transcending its phenomenal aspects. Thus, the study was developed through a bibliographical
review of several critical authors that approach the said topic, and counted on the
accomplishment of documentary research of several legislations, resolutions, among others
that reflect directly in the teaching work. In a second moment, we did field research whose
subjects were the teachers of the Social Work course. The data collection was done through a
semi-structured interview. The result of the research evidenced that the teaching work in said
institution follows the tendency of precarization imposed by the capital to the world of work
in its movement to increase its valorization. It was also evidenced that the restructuring of
higher education, the locus of teaching work, is the result of this dynamic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12342 |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-05T11:28:41Z |
|
dc.date.available |
2020-03-05 |
|
dc.date.available |
2020-03-05T11:28:41Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Universidade |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho docente |
pt_BR |
dc.subject |
Precarização |
pt_BR |
dc.subject |
University |
pt_BR |
dc.subject |
Capitalism |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching work |
pt_BR |
dc.subject |
Precariousness |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DUARTE, Fernanda de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The precariousness of teaching work at the Public University Contemporary: an analysis developed at the University Federal University of Campina Grande, Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DUARTE, Fernanda de Sousa. A precarização do trabalho docente na Universidade Pública Contemporânea: uma análise desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Sousa. 2018. - Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2018. |
pt_BR |