DSpace/Manakin Repository

O uso de maquetes como recurso didático, no ensino de evolução, em uma escola de ensino médio no município de Barra de Santa Rosa - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, L. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0852448147328116 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Marcus Jose Conceição.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Marcus J.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0756190207165922 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Silva.
dc.contributor.referee2 SILVA, Kiriaki Nurit.
dc.description.resumo Evolução é a teoria unificadora das ciências biológicas, diante disto se faz necessário que a evolução componha uma ligação com todos os temas apresentados na Biologia. A abordagem desse tema deve ser feita de maneira que o aluno consiga entender de forma clara todos os seus processos, com isto este trabalho tem como objetivo analisar a eficácia do recurso didático maquete quanto facilitador da aprendizagem em Evolução e seu mecanismo Especiação. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, localizada na cidade de Barra de Santa Rosa-PB, tendo como público alvo uma turma do terceiro ano do ensino médio, totalizando 28 participantes. A coleta de dados foi realizada através de dois questionários sendo um para obtenção do conhecimento prévio dos alunos sobre evolução e o mecanismo especiação e o segundo para avaliação do uso da maquete como facilitador do aprendizado. As maquetes consistiam em demonstrar como o processo de especiação ocorria. A primeira maquete a ser demonstrada foi o processo real ocorrido em uma ilha conhecida como ilha das cobras, a segunda maquete apresentava um modelo hipotético criado para facilitar a aprendizagem dos estudantes. Dentre os resultados foi possível observar que os alunos apresentaram um déficit muito grande em relação ao tema trabalhado, não fazendo relação com sua concepção biológica. Diante disto, também foi possível constatar que com o pouco conhecimento que tinham sobre Evolução, não conseguiam também compreender seus mecanismos. Referente a eficácia do uso das maquetes, 100% dos estudantes afirmaram que conseguiram entender sobre evolução e especiação, afirmando ainda que o recurso utilizado possibilitava a maior interação com o que foi exposto em aula. É notável que o uso do recurso didático facilitou a aprendizagem e conseguiu envolver mais os alunos na aula, fazendo com que a aula não fosse apenas a transmissão de informações para os alunos, mas que fosse uma ponte para a formação de uma pensamento critico sobre o tema trabalhado, confirmando assim o fato de que é necessário a inserção de novas técnicas no processo de ensino- aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title O uso de maquetes como recurso didático, no ensino de evolução, em uma escola de ensino médio no município de Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-04
dc.description.abstract Evolution is the unifying theory of biological sciences, this way it is necessary for evolution to make a connection with all the subjects presented in Biology. The approach of this theme must be done in such a way that the student can clearly understand all its processes, this study aims to analyze the effectiveness of the didactic resource mockup as a facilitator of learning in evolution and its mechanism Speciation. The research was conducted at José Luiz Neto State School of Elementary and High School, located in the city of Barra de Santa Rosa-PB, targeting a third-year high school class, totalizing 28 participants. Data collection was performed through two questionnaires, one to obtain the students' previous knowledge about evolution and the speciation mechanism and the second to evaluate the use of the mockup as a learning facilitator. The mockups consisted of demonstrating how the speciation process took place. The first mockup to be demonstrated was the current process that took place on an island known as the snake island. The second mockup presented a hypothetical model designed to facilitate student learning. Among the results it was possible to note that the students presented a very large deficit in relation to the worked theme, not being related to their biological conception. Ahead of this, it was also possible to see that with the little knowledge they had on evolution, they could not also understand its mechanisms. Regarding the effectiveness of the use of mockups, 100% of the students said that they could understand about evolution and speciation, also stating that the resource used allowed a greater interaction with what was exposed in the classroom. It is noteworthy that the use of the didactic resource facilitated learning and was able to involve students more in class, making the class not only the transmission of information to the students, but also a bridge to the formation of critical thought about the worked theme, thus confirming the fact that it is necessary to insert new techniques in the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12381
dc.date.accessioned 2020-03-06T10:49:06Z
dc.date.available 2020-03-06
dc.date.available 2020-03-06T10:49:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Especiação pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino médio pt_BR
dc.subject Speciation pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject High school pt_BR
dc.subject Especiación
dc.subject Enseñanza-aprendizaje
dc.subject Bachillerato
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Luana Duarte de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of models as a didactic resource, in the teaching of evolution, in a high school in the municipality of Barra de Santa Rosa - PB. pt_BR
dc.title.alternative El uso de modelos como recurso didáctico, en la enseñanza de la evolución, en una escuela secundaria del municipio de Barra de Santa Rosa - PB.
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Luana Duarte de. O uso de maquetes como recurso didático, no ensino de evolução, em uma escola de ensino médio no município de Barra de Santa Rosa - PB. 2019. 44 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen La evolución es la teoría unificadora de las ciencias biológicas, en vista de ello, es necesario que la evolución forme un vínculo con todos los temas presentados en Biología. El abordaje de este tema debe hacerse de manera que el estudiante pueda comprender con claridad todos sus procesos, con ello, este trabajo pretende analizar la efectividad del recurso didáctico modelo como facilitador del aprendizaje en Evolución y su mecanismo de Especiación. La investigación se llevó a cabo en la Escuela Estadual de Enseñanza Básica y Media José Luiz Neto, ubicada en la ciudad de Barra de Santa Rosa-PB, con un público objetivo de una clase de tercer año de secundaria, totalizando 28 participantes. La recolección de datos se llevó a cabo a través de dos cuestionarios, uno para obtener los conocimientos previos de los estudiantes sobre la evolución y el mecanismo de especiación y el segundo para evaluar el uso del modelo como facilitador del aprendizaje. Los modelos consistían en demostrar cómo se producía el proceso de especiación. El primer modelo a demostrar fue el proceso real que tuvo lugar en una isla conocida como isla serpiente, el segundo modelo presentó un modelo hipotético creado para facilitar el aprendizaje de los estudiantes. Entre los resultados, fue posible observar que los estudiantes presentaron un déficit muy grande en relación al tema trabajado, no en relación a su concepción biológica. Ante esto, también se pudo comprobar que con el poco conocimiento que tenían sobre la Evolución, tampoco podían comprender sus mecanismos. En cuanto a la efectividad del uso de modelos, el 100% de los estudiantes manifestaron que fueron capaces de comprender sobre evolución y especiación, afirmando además que el recurso utilizado permitió una mayor interacción con lo expuesto en clase. Se destaca que el uso del recurso didáctico facilitó el aprendizaje y logró involucrar más a los estudiantes en la clase, haciendo de la clase no solo la transmisión de información a los estudiantes, sino un puente para la formación de un pensamiento crítico sobre el tema trabajado, confirmando así el hecho de que es necesario insertar nuevas técnicas en el proceso de enseñanza-aprendizaje.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta