DSpace/Manakin Repository

Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Maria Gorete de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6600285517382306 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MACIEL, Eliane de Menezes.
dc.description.resumo A alfabetização, atualmente e em especial nas escolas públicas consiste num grave problema. As crianças passam de 02(dois) a 03(três) anos para serem alfabetizados. Apesar desta lentidão ela ainda não eficiente. A linha construtivista de alfabetização propõe um caminho na solução deste problema. Esta linha de trabalho se caracteriza pela criação de um ambiente rico de materiais e atos de leitura e escrita, semelhante ao ambiente vivenciado pelas crianças de classe média e alta. Propõe que o aluno participe ativamente do processo de alfabetização, criando suas próprias hipóteses de regras construindo o seu conhecimento. O professor alfabetizador oferece ao aluno estímulos e situação, conflitantes para que ele descubra por s i mesmo o processo da escrita e da leitura. Baseada nesta, afirmações realizou-se uma proposta de trabalho numa linha construtivista para colocá-la em prática, numa turma de alfabetização em uma escola particular desta cidade. O objetivo desta proposta de trabalho é constatar a viabilidade e a eficiência da alfabetização numa linha construtiva. A prática constou de entrosamento com a escola, entendimento com pessoal técnico administrativo e professores, contato com a classe, caracterização dos alunos e momentos práticos em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relatório das Atividades da Prática de Ensino em Alfabetização. pt_BR
dc.date.issued 1991
dc.description.abstract Literacy, currently and especially in public schools, is a serious problem. Children go from 02 (two) to 03 (three) years to be literate. Despite this slowness it is still not efficient. The constructivist line of literacy proposes a way to solve this problem. This line of work is characterized by the creation of an environment rich in reading and writing materials and acts, similar to the environment experienced by middle and upper class children. It proposes that the student actively participate in the literacy process, creating his own hypotheses of rules building his knowledge. The literacy teacher offers the student conflicting stimuli and situation so that he can discover for himself the process of writing and reading. Based on this, affirmations a work proposal was made in a constructivist line to put it into practice, in a literacy class in a private school in this city. The purpose of this work proposal is to verify the viability and efficiency of literacy in a constructive way. The practice consisted of interaction with the school, understanding with administrative technical staff and teachers, contact with the class, characterization of students and practical moments in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12395
dc.date.accessioned 2020-03-06T13:48:11Z
dc.date.available 2020-03-06
dc.date.available 2020-03-06T13:48:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão escolar pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Crianças - desenvolvimento pt_BR
dc.subject Classes sociais pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Professores - aluno pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Children - Development pt_BR
dc.subject Social Classes pt_BR
dc.subject Reading and Writing pt_BR
dc.subject Teachers - Student pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Maria Izabel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Report on Literacy Teaching Practice Activities. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Maria Izabel. Relatório das Atividades Desenvolvidas da Prática de Ensino de Alfabetização. 1991. 57f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta