DSpace/Manakin Repository

Maternidade nos cursos de licenciaturas da UFCG/CES e os desafios para a permanência das alunas no estudo.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 COSTA, Nayara Tatianna Santos da.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, Nayara Tatianna Santos da pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7350830233040297 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Kiara Tatianny Santos da.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.description.resumo As mulheres vêm cada vez mais ocupando os espaços sociais, especialmente nas universidades brasileiras. Nesse cenário, são vários os desafios enfrentados por universitárias até a conclusão da educação superior. Algumas delas engravidam durante os estudos e precisam conciliar a maternidade com os estudos. A despeito disso, a preocupação com a realidade das universitárias que se deparam com a maternidade ainda é pouco retratada em estudos. Diante disso, surgiu a necessidade de investigar os fatores que exercem influência na permanência das estudantes de licenciatura no Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, depois que elas se tornam mães. Assim, os objetivos foram: Discutir a permanência nos cursos de licenciatura; Construir um perfil social das estudantes mães nas licenciaturas no CES e Identificar os desafios à permanência das estudantes antes e depois de se tornarem mães no CES. Para alcançar tais objetivos, foram realizados questionários para conhecer o perfil social das participantes e também a realização de entrevista individual para obter informações sobre o tema em questão. A pesquisa de campo foi realizada com cinco alunas dos cursos de licenciaturas (Ciências Biológicas e Química) nos turnos diurno e noturno e sua análise foi feita de forma qualitativa, baseada nas categorias de análise de Bardin. A partir disso, foi possível perceber que as alunas que conciliam a maternidade com os estudos enfrentam diversos desafios para permanecer nos cursos (dificuldades para frequentar as aulas, cansaço, falta de tempo para estudar, etc.). Porém, são vários os fatores que contribuem para sua permanência inclusive a motivação de querer proporcionar um futuro melhor ao próprio filho. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Maternidade nos cursos de licenciaturas da UFCG/CES e os desafios para a permanência das alunas no estudo. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-04
dc.description.abstract As women are increasingly occupying social spaces, especially in Brazilian universities. In this scenario, several challenges faced by university students until the completion of higher education. Some of them get pregnant during school and need to reconcile motherhood with schooling. About this, the concern with the reality of the university students who face maternity is still little portrayed in studies. Thus, the need arose to investigate the factors that influence the permanence of undergraduate students in the Center of Education and Health of the Federal University of Campina Grande, after they become mothers. Whose objectives were: Discuss the permanence in the undergraduate courses; Build a social profile of student mothers at CES undergraduate degrees and Identify challenges for students to stay before and after becoming mothers at CES. To complete these objectives, questionnaires were conducted to know the social profile of the participants and also to conduct an individual interview to obtain information on the topic in question. The research was conducted with five students of the undergraduate courses (Biological and Chemical Sciences) in the day and night shifts and its analysis was made qualitatively, based on the categories of analysis of Bardin. Finally it was possible to realize that the students who reconcile motherhood with studies face several challenges to stay in the courses (difficulties to attend classes, tiredness, lack of time to study, etc.). However, there are several factors that contribute to its permanence including the motivation to want to provide a better future for his own child. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12405
dc.date.accessioned 2020-03-06T15:57:38Z
dc.date.available 2020-03-06
dc.date.available 2020-03-06T15:57:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ser-mãe pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Licenciatura pt_BR
dc.subject Motherhood pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.subject Degree pt_BR
dc.subject Ser madre
dc.subject Estudios superiores
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Juliana de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Maternity in undergraduate courses at UFCG / CES and the challenges for students to remain in the study. pt_BR
dc.title.alternative La maternidad en los cursos de graduación de la UFCG/CES y los desafíos de la permanencia de las alumnas en el estudio.
dc.identifier.citation COSTA, Juliana de Oliveira. Maternidade nos cursos de licenciaturas da UFCG/CES e os desafios para a permanência das alunas no estudo.2019. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen Las mujeres ocupan cada vez más los espacios sociales, especialmente en las universidades brasileñas. En este escenario, son varios los desafíos que enfrentan los estudiantes universitarios hasta la conclusión de la educación superior. Algunas de ellas quedan embarazadas durante sus estudios y necesitan conciliar la maternidad con sus estudios. A pesar de ello, la preocupación por la realidad de las universitarias que se enfrentan a la maternidad es aún poco retratada en los estudios. Frente a esto, surgió la necesidad de investigar los factores que influyen en la permanencia de estudiantes de graduación en el Centro de Educación y Salud de la Universidad Federal de Campina Grande, después de convertirse en madres. Así, los objetivos fueron: Discutir la permanencia en los cursos de licenciatura; Construir un perfil social de las estudiantes madres en las carreras del CES e Identificar los desafíos para la permanencia de las estudiantes antes y después de convertirse en madres en el CES. Para lograr estos objetivos se realizaron cuestionarios para conocer el perfil social de los participantes y también una entrevista individual para obtener información sobre el tema en cuestión. La investigación de campo se realizó con cinco estudiantes de pregrado (Ciencias Biológicas y Química) en los turnos diurno y nocturno y su análisis se realizó de forma cualitativa, a partir de las categorías de análisis de Bardin. A partir de esto, fue posible percibir que las estudiantes que concilian la maternidad con los estudios enfrentan varios desafíos para permanecer en los cursos (dificultades para asistir a clases, fatiga, falta de tiempo para estudiar, etc.). Sin embargo, existen varios factores que contribuyen a su permanencia, entre ellos la motivación de querer brindar un mejor futuro a su propio hijo.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta