DSpace/Manakin Repository

A resolução de problemas como metodologia de ensino: possibilidades no ensino de geometria

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, B. S. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9325253500119393 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MARTINS, Fabíola da Cruz.
dc.contributor.advisor1ID MARTINS, F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1613723905926538 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.referee2 FREITAS, Tiêgo dos Santos.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem por objetivo investigar e compreender como ocorre o processo de ensinoaprendizagem de conceitos geométricos através da Resolução de Problemas e de que forma essa metodologia contribui para um ensino-aprendizagem com mais compreensão. A Resolução de Problemas ainda é uma metodologia de ensino pouco utilizada em sala, uma vez que, requer tempo e dedicação por parte dos professores, no entanto, promove a construção do conhecimento de forma significativa e um ensino satisfatório da matemática. O ensino de Geometria, que por muito tempo foi deixado de lado, é importante não só no desenvolvimento de conceitos matemáticos, mas também no desenvolvimento de habilidades fundamentais na nossa vida, por isso, se faz necessário discutirmos sobre isso. A presente pesquisa caracterizase como uma investigação qualitativa na modalidade de pesquisa pedagógica, na qual, apresenta e está dividida em quatro partes: aspectos históricos e a concepção de autores sobre o ensinoaprendizagem de matemática através da Resolução de Problemas; aspectos históricos, a importância e possibilidades do ensino de Geometria, e apresentamos algumas pesquisas desenvolvidas na área; procedimentos metodológicos; descrição e análise dos resultados da aplicação do problema geométrico. Alguns fatores limitaram momentos da resolução da atividade aplicada para a coleta de dados, no entanto, com o auxílio de métodos como, o uso do roteiro do GTERP, a mediação-refutação e o uso de materiais concretos foi possível minimizar e sanar essas limitações. Concluímos que o ensino-aprendizagem através da Resolução de Problemas proporciona ao aluno a autonomia de construir seu próprio conhecimento, motivando e potencializando a aprendizagem no ensino de Geometria, em particular, essa metodologia possibilita ao aluno reconhecer propriedades, discutir sobre características geométricas percebidas e, investigar e comprovar suas afirmações. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title A resolução de problemas como metodologia de ensino: possibilidades no ensino de geometria pt_BR
dc.date.issued 2019-11-21
dc.description.abstract This research aims to investigate and understand how the teaching-learning process of geometric concepts occurs through Problem Solving and how this methodology contributes to a more understanding teaching-learning. Problem Solving is still a little used teaching methodology in class, since it requires time and dedication by teachers, however, promotes the construction of knowledge significantly and a satisfactory teaching of mathemat ics. The teaching of geometry, which has long been set aside, is important not only in the development of mathematical concepts, but also in the development of fundamental skills in our lives, so it is necessary to discuss this. This research is characterized as a qualitative investigation in the pedagogical research modality, in which it presents and is divided into four parts: historical aspects and the authors' conception of mathematics teaching and learning through Problem Solving; historical aspects, the importance and possibilities of the teaching of geometry, and we present some research developed in the area; methodological procedures; description and analysis of the results of the application of the geometric problem. Some factors limited moments of resolution of the activity applied to data collection, however, with the help of methods such as the use of GTERP script, mediation-refutation and the use of concrete materials, it was possible to minimize and remedy these limitations. We conclude that teachinglearning through problem solving gives students the autonomy to build their own knowledge, motivating and enhancing learning in geometry teaching, in particular, this methodology enables students to recognize properties, discuss about perceived geometric characteristics and, investigate and substantiate their claims. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12414
dc.date.accessioned 2020-03-09T08:43:12Z
dc.date.available 2020-03-09
dc.date.available 2020-03-09T08:43:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Material concreto pt_BR
dc.subject Paralelepípedo retângulo pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Mathematical education pt_BR
dc.subject Concrete material pt_BR
dc.subject Parallelepiped rectangle pt_BR
dc.subject Enseñanza-aprendizaje
dc.subject Educacion matemática
dc.subject Material de hormigón
dc.subject Paralelepípedo rectangular
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Brenda Silva Martins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Problem solving as a teaching methodology: possibilities in the teaching of geometry. pt_BR
dc.title.alternative La resolución de problemas como metodología de enseñanza: posibilidades en la enseñanza de la geometría.
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Brenda Silva Martins de. A resolução de problemas como metodologia de ensino: possibilidades no ensino de geometria. 2019. 60 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación tiene como objetivo indagar y comprender cómo se da el proceso de enseñanza-aprendizaje de los conceptos geométricos a través de la Resolución de Problemas y cómo esta metodología contribuye a un proceso de enseñanza-aprendizaje más comprensivo. La Resolución de Problemas es aún una metodología de enseñanza poco utilizada en el aula, ya que requiere tiempo y dedicación por parte de los docentes, sin embargo, promueve la construcción del conocimiento de manera significativa y una enseñanza satisfactoria de las matemáticas. La enseñanza de la Geometría, que por mucho tiempo se dejó de lado, es importante no solo en el desarrollo de conceptos matemáticos, sino también en el desarrollo de habilidades fundamentales en nuestra vida, por lo que es necesario discutirla. Esta investigación se caracteriza por ser una investigación cualitativa en forma de investigación pedagógica, en la que presenta y se divide en cuatro partes: aspectos históricos y la concepción de los autores sobre la enseñanza-aprendizaje de las matemáticas a través de la Resolución de Problemas; aspectos históricos, la importancia y posibilidades de la enseñanza de la Geometría, y presentamos algunas investigaciones desarrolladas en el área; procedimientos metodológicos; descripción y análisis de los resultados de la aplicación del problema geométrico. Algunos factores limitaron los momentos de resolución de la actividad aplicada para la recolección de datos, sin embargo, con la ayuda de métodos como el uso del guión GTERP, la mediación-refutación y el uso de materiales concretos, fue posible minimizar y remediar estas limitaciones. Concluimos que la enseñanza-aprendizaje a través de la Resolución de Problemas brinda al estudiante la autonomía para construir su propio conocimiento, motivando y potenciando el aprendizaje en la enseñanza de la Geometría, en particular, esta metodología le permite al estudiante reconocer propiedades, discutir características geométricas percibidas e investigar. y fundamentar sus afirmaciones.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta