DSpace/Manakin Repository

A elaboração e aplicação do método de estudo de caso sobre automedicação durante o aprendizado de química na educação básica.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEREIRA, M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3054040365320841 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. P. R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 pt_BR
dc.contributor.referee1 FREITAS, Juliano Carlo Rufino de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Paulo Sérgio Gomes da.
dc.description.resumo Atualmente ensino de ciência tem despertado nos pesquisadores o interesse de buscar novas metodologias para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de ciências, devido o modelo tradicionalista ainda estar muito presente no contexto escolar, onde muitas das vezes o conhecimento é transformado apenas em conceitos, fórmulas e cálculos sem que seja feita uma articulação com o cotidiano dos estudantes, fazendo com que o interesse dos mesmos, pelo conhecimento científico, seja cada vez menor. Diante desse contexto, este trabalho teve por objetivo analisar, até que ponto, o método de estudo de caso, mediado pelo tema, ‘automedicação’, pode contribuir para uma aproximação contextualizada dos conceitos químicos com situações reais do cotidiano dos estudantes e para o desenvolvimento de suas habilidades. O método que usamos neste trabalho foi o estudo de caso, que é uma metodologia ativa que já vem sendo desenvolvida, principalmente por professores do ensino superior. Nesse método o professor é mediador do conhecimento científico e o aluno se torna sujeito ativo no processo de ensino aprendizagem. De acordo com os resultados, a temática escolhida possibilitou, ao caso, que fossem abordadas questões sociais e atuais ligadas ao tema, além disso, contribuiu também para a motivação dos alunos durante a análise do caso, devido ao tema “automedicação” está relacionado com a própria realidade desses estudantes. Ainda de acordo com os resultados, o estudo de caso possibilitou que durante o processo de aprendizagem fosse desenvolvidas habilidades tais como, raciocínio crítico- reflexivo, capacidade de investigação na busca de solucionar problemas e de tomar decisões diante de problemas da vida real, trabalhar em equipe, propor e testar hipóteses, entre outras habilidades. Diante desses resultados, podemos considerar que a aplicação do método estudo de caso se mostrou bastante eficiente tanto na contextualização do conteúdo estudado, como no desenvolvimento de habilidades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.title A elaboração e aplicação do método de estudo de caso sobre automedicação durante o aprendizado de química na educação básica. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-22
dc.description.abstract Currently science teaching has aroused in researchers the interest of seeking new methodologies to assist in the process of teaching and learning science, because the traditionalist model is still very present in the school context, where often knowledge is transformed only into concepts, formulas. And calculations without articulating with students' daily life, making their interest in scientific knowledge less and less. Given this context, this study aimed to analyze the extent to which the case study method, mediated by the theme 'self-medication', can contribute to a contextualized approximation of chemical concepts with real situations of students' daily life and to the development of your skills. The method we used in this paper was the case study, which is an active methodology that has already been developed mainly by teachers of higher education. In this method the teacher mediates scientific knowledge and the student becomes an active subject in the teaching-learning process. According to the results, the chosen theme made it possible to address social and current issues related to the theme, and also contributed to the motivation of students during the analysis of the case, because the theme “self-medication” is related to the very reality of these students. Still according to the results, the case study allowed that during the learning process were developed skills such as critical-reflexive thinking, investigative ability to solve problems and make decisions in the face of real-life problems, teamwork, propose and test hypotheses, among other skills. Given these results, we can consider that the application of the case study method proved to be very efficient both in the contextualization of the studied content and in the development of skills. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12416
dc.date.accessioned 2020-03-09T09:26:13Z
dc.date.available 2020-03-09
dc.date.available 2020-03-09T09:26:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Química pt_BR
dc.subject Estudo de Caso pt_BR
dc.subject Automedicação pt_BR
dc.subject Chemistry Teaching pt_BR
dc.subject Case Study pt_BR
dc.subject Self Medication pt_BR
dc.subject Enseñanza de la química
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Maiane Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The elaboration and application of the case study method about self-medication while learning chemistry in basic education. pt_BR
dc.title.alternative La elaboración y aplicación del método de estudio de casos sobre la automedicación durante el aprendizaje de la química en la educación básica.
dc.identifier.citation PEREIRA,Maiane Sousa. A elaboração e aplicação do método de estudo de caso sobre automedicação durante o aprendizado de química na educação básica. 2019. 46 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen En la actualidad, la enseñanza de las ciencias ha despertado el interés de los investigadores por buscar nuevas metodologías que ayuden en el proceso de enseñanza y aprendizaje de las ciencias, debido a que el modelo tradicionalista aún está muy presente en el contexto escolar, donde los conocimientos muchas veces se transforman sólo en conceptos, fórmulas y cálculos sin articulación con la vida cotidiana de los estudiantes, provocando que su interés por el conocimiento científico sea cada vez menor. En ese contexto, este estudio tuvo como objetivo analizar en qué medida el método de estudio de caso, mediado por el tema 'automedicación', puede contribuir al abordaje contextualizado de los conceptos químicos con situaciones reales en el cotidiano de los estudiantes y para el desarrollo de tus habilidades. El método que utilizamos en este trabajo fue el estudio de caso, que es una metodología activa que ya ha sido desarrollada, principalmente por docentes de educación superior. En este método, el docente es el mediador del conocimiento científico y el alumno se convierte en sujeto activo en el proceso de enseñanza-aprendizaje. De acuerdo con los resultados, el tema elegido posibilitó, en el caso, que se abordaran cuestiones sociales y de actualidad relacionadas con el tema, además, también contribuyó a la motivación de los estudiantes durante el análisis del caso, debido a la el tema "automedicación" está relacionado con la realidad de estos estudiantes. También de acuerdo con los resultados, el estudio de caso permitió desarrollar habilidades durante el proceso de aprendizaje, como el razonamiento crítico-reflexivo, la capacidad de investigar en la búsqueda de la solución de problemas y la toma de decisiones frente a problemas de la vida real, trabajar en equipo, proponer y probar hipótesis, entre otras habilidades. A la vista de estos resultados, podemos considerar que la aplicación del método de estudio de casos demostró ser bastante eficiente tanto en la contextualización de los contenidos estudiados como en el desarrollo de habilidades.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta