DSpace/Manakin Repository

Elaboração e aplicação de uma sequencia didática sobre a identificação de elementos químicos em minerais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MELO, M. G. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5000938329719837 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, José Carlos Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. C. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA NETO, Marciano Henrique de.
dc.contributor.referee2 RAULINO, Anamélia de Medeiros Dantas.
dc.description.resumo A utilização de recursos diferentes daqueles utilizados na abordagem tradicional de ensino da Química ainda é muito comum e isso acaba refletindo na aprendizagem dos alunos. Além disso, a prática docente deve considerar que os recursos didáticos, como também a experimentação são ferramentas que propiciam a formação escolar do aluno dentro da perspectiva de aprendizagem construtivista e investigadora. Este trabalho explorou como o ensino de Química no ensino médio precisa estar acompanhado da utilização de recursos didáticos e abordagens didático-pedagógicas, que se preocupam com o processo de ensino- aprendizagem dos alunos. As sequências didáticas como ferramenta para exposição de conteúdos atrelada a resolução de situações-problemas e da experimentação possibilita aproveitamento na exposição dos conteúdos e um retorno significativo em relação ao entendimento dos alunos. O presente trabalho buscou elaborar e aplicar uma sequência didática com os alunos do primeiro ano do ensino médio da Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos na cidade de Cuité/PB, dentro da perspectiva da aprendizagem significativa, incluindo situações-problemas e a experimentação sobre a identificação de elementos químicos em pedras através do teste de chama. A dinamização da aula através dessas abordagens mostrou-se ser um recurso facilitador da aprendizagem dos alunos, colocando-o como protagonista de seu conhecimento. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Métodos e Técnicas de Ensino pt_BR
dc.title Elaboração e aplicação de uma sequencia didática sobre a identificação de elementos químicos em minerais. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-22
dc.description.abstract The use of resources that are different from those used in the traditional approach to teaching chemistry is still very common and this ends up reflecting on students' learning. In addition, teaching practice should consider that didactic resources, as well as experimentation are tools that provide the student's educational background within the constructivist and research learning perspective. This paper explored how chemistry teaching in high school needs to be accompanied by the use of didactic resources and didactic-pedagogical approaches, which are concerned with the students' teaching-learning process. The didactic sequences as a tool for content exposition linked to the resolution of problem situations and experimentation enables the use of content exposition and a significant return on the understanding of the students. The present work aimed to elaborate and apply a didactic sequence with the first year high school students of the Orlando Venâncio dos Santos High School Integral High School in the city of Cuité / PB, within the perspective of meaningful learning, including problem situations and experimentation on the identification of chemical elements in stones through the flame test. The dynamization of the classroom through these approaches proved to be a facilitating resource for students' learning, placing them as protagonists of their knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12424
dc.date.accessioned 2020-03-09T12:27:02Z
dc.date.available 2020-03-09
dc.date.available 2020-03-09T12:27:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de química pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Teste de chama pt_BR
dc.subject Experimentação pt_BR
dc.subject Chemistry teaching pt_BR
dc.subject Didactic sequence pt_BR
dc.subject Flame test pt_BR
dc.subject Experimentation pt_BR
dc.subject Enseñanza de la química
dc.subject Siguiendo la enseñanza
dc.subject Prueba de llama
dc.subject Experimentación
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MELO, Maria Gabriela da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Development and application of a didactic sequence on the identification of chemical elements in minerals. pt_BR
dc.title.alternative Desarrollo y aplicación de una secuencia didáctica sobre la identificación de elementos químicos en minerales.
dc.identifier.citation MELO,Maria Gabriela da Costa. Elaboração e aplicação de uma sequencia didática sobre a identificação de elementos químicos em minerais. 2019. 42 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen El uso de recursos diferentes a los utilizados en el enfoque tradicional de la enseñanza de la Química sigue siendo muy común y esto termina repercutiendo en el aprendizaje de los estudiantes. Además, la práctica docente debe considerar que los recursos didácticos, así como la experimentación, son herramientas que brindan la formación escolar del estudiante dentro de la perspectiva del aprendizaje constructivista e investigativo. Este trabajo exploró cómo la enseñanza de la química en la escuela secundaria necesita estar acompañada por el uso de recursos didácticos y enfoques didáctico-pedagógicos, que se preocupen por el proceso de enseñanza-aprendizaje de los estudiantes. Las secuencias didácticas como herramienta de exposición de contenidos vinculada a la resolución de situaciones-problema y la experimentación permite aprovechar la exposición de los contenidos y un retorno significativo en relación a la comprensión de los alumnos. El presente trabajo buscó desarrollar y aplicar una secuencia didáctica con estudiantes del primer año de la enseñanza media de la Escola Cidadã Integral de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos en la ciudad de Cuité/PB, en la perspectiva del aprendizaje significativo, incluyendo situaciones problema y la experimentación sobre la identificación de elementos químicos en piedras a través del ensayo de llama. La dinamización de la clase a través de estos enfoques demostró ser un recurso que facilita el aprendizaje de los estudiantes, colocándolos como protagonistas de sus conocimientos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta