DSpace/Manakin Repository

O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE, T. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Rozenval de Almeida.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 MARÚSIA, Junia.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.albuquerque
dc.description.resumo A presente monografia trata-se de um estudo de caso que tem como tema o papel da família no sucesso e fracasso escolar, realizada na Escola Estadual Senador José Gaudêncio, Serra Branca (PB). Com o objetivo de identificar a participação das famílias na vida escolar dos filhos, abordando o que contribuiria para o sucesso ou fracasso escolar do filho/aluno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cuja parte empírica foi desenvolvida por meio de questionários destinadas a direção da escola, pais e alunos. O aporte teórico concentra-se, sobretudo nas reflexões de Michael Young (2007), Lahire (1997), Ioschpe (2012) dentre outros, apresenta o conhecimento poderoso; reflete a ideia do capital cultural familiar e discuti como a sociologia da educação aborda a relação família-escola relacionada ao sucesso e o fracasso escolar. Os resultados indicam que, os participantes da pesquisa têm uma compreensão do que é participação familiar, embora cada um possua papéis distintos no que se referem ao ensino e aprendizagem, porém cada um sabe quais são seus deveres perante a escola. Considerando que, a falta de participação familiar é devido à falta de tempo ocasionado pela profissão dos pais, o sucesso escolar na visão dos alunos estaria relacionado tanto com a participação dos pais nos eventos da escola, nos incentivos dados, e como os professores trabalham o conhecimento interdisciplinar nos conteúdos das disciplinas em sala de aula e o fracasso escolar seria atribuído a falta de domínio dos professores em abordar teoria e prática em determinadas disciplinas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-11
dc.description.abstract This monograph is a case study on the role of the family in school success and failure, held at Senador José Gaudêncio State School, Serra Branca (PB). In order to identify the participation of families in the school life of children, addressing what would contribute to the success or failure of the child / student. This is a qualitative, research, whose empirical part was developed through questionnaires aimed at the school, parents and students. The theoretical contribution is concentrated mainly on the reflections of Michael Young (2007), Lahire (1997), Ioschpe (2012) and others, presents the powerful knowledge; reflects the idea of family cultural capital and discusses how the sociology of education addresses the family-school relationship related to success and failure in school. Results indicate that survey participants have an understanding of what family participation is, although each one has distinct papers in teaching and learning, but each one knows what their duties are towards the school. Considering that the lack of family participation is due to the lack of time brought about by the parenting profession, school achievement in the students' view would be related to both parent participation in school events, incentives given, and how teachers work. interdisciplinary knowledge in content, classroom subjects and, school failure would be attributed to teachers' lack of mastery approaching the theory and practice in particular subjects. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429
dc.date.accessioned 2020-03-09T13:55:38Z
dc.date.available 2020-03-09
dc.date.available 2020-03-09T13:55:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Família e educação pt_BR
dc.subject Fracasso escolar pt_BR
dc.subject Sucesso escolar pt_BR
dc.subject Capital cultural familiar pt_BR
dc.subject Sociologia da educação pt_BR
dc.subject Family and education pt_BR
dc.subject School failure pt_BR
dc.subject School success pt_BR
dc.subject Family cultural capital pt_BR
dc.subject Sociology of education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The role of the family in school success and failure: the case of Escola Estadual Senador José Gaudêncio. pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE, Thaynar de Freitas. O papel da família no sucesso e fracasso escolar: o caso da Escola Estadual Senador José Gaudêncio. 2019. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12429 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta