DSpace/Manakin Repository

O uso de jogos matemáticos no Programa Novo Mais Educação (PNME): da confecção ao uso prático.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALVES, T. I. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1856147545852546 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BRITO, Leonardo Lira de.
dc.contributor.advisor1ID BRITO, L. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3696932840476955 pt_BR
dc.contributor.referee1 MARTINS, Fabíola da Cruz.
dc.contributor.referee2 FREITAS, Tiêgo dos Santos.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem o objetivo de investigar o papel motivacional do uso de jogos matemáticos no ensino de matemática e identificar as suas potencialidades e limitações no contexto do Programa Novo Mais Educação (PNME). A fundamentação teórica deste estudo foi baseada em pesquisadores como Grando (1995), Kishimoto (1996) e Huizinga (2000), que discutem sobre o uso dos jogos nas salas de aula de matemática como ferramenta de ensino-aprendizagem. Pesquisas focadas no uso do material didático manipulável no ensino de matemática em sala de aula também foram discutidas com base em Lorenzato (2006), Grando (2000) e Carvalho (1990), dentre outros. Este trabalho foi desenvolvido na modalidade de pesquisa qualitativa. A pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal localizada na cidade Barra de Santa Rosa, no estado da Paraíba, onde funciona o Programa Novo Mais Educação, através da observação com alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que faziam parte do programa mencionado. Após observar e analisar as diferentes atividades desenvolvidas no PNME, chegamos a conclusão que o uso de jogos nas aulas de matemática trabalhadas no PNME, demonstrou ser uma ferramenta eficaz para dinamizar as aulas e principalmente para motivar os alunos a participarem ativamente das aulas, de forma que possam aprender, reforçar e revisar conteúdos matemáticos de forma lúdica e que vá além da tradicionalidade do ensino de matemática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Matemática pt_BR
dc.title O uso de jogos matemáticos no Programa Novo Mais Educação (PNME): da confecção ao uso prático. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-21
dc.description.abstract This research aims to investigate the motivational role of the use of games in mathematics teaching and to identify their potentialities and limitations in the context of the Programa Novo MaisEducação (PNME).The theoretical foundation of this study is based on researchers such as Grando (1995), Kishimoto (1996) and Huizinga (2000), who discuss the use of games in math classrooms as a teaching-learning tool. Research focused on the use of manipulative teaching material in classroom mathematics teaching was also discussed based on Lorenzato (2006), Grando (2000) and Carvalho (1990), among others. This work was developed in the qualitative research modality. The field research was carried out at a municipal school located in the city of Barra de Santa Rosa, in the state of Paraíba, where Programa Novo Mais Educação operates, through observation with students from 6th to 9th grade who were part of the mentioned program. After observing and analyzing the different activities developed in the PNME, we concluded that the use of games in the mathematics classes worked in the PNME proved to be an effective tool to make the classes dynamic and especially to motivate the students to actively participate in the classes that can learn, reinforce and revise mathematical content in a playful way and go beyond the traditional teaching of mathematics. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12433
dc.date.accessioned 2020-03-09T15:16:10Z
dc.date.available 2020-03-09
dc.date.available 2020-03-09T15:16:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Matemática pt_BR
dc.subject Programa Novo Mais Educação pt_BR
dc.subject Materiais Didáticos Manipulativos pt_BR
dc.subject Jogos matemáticos pt_BR
dc.subject Mathematical Education pt_BR
dc.subject New More Education Program pt_BR
dc.subject Manipulative teaching materials pt_BR
dc.subject Mathematical games pt_BR
dc.subject Educación Matemática
dc.subject Nuevo Programa Más Educación
dc.subject Materiales didácticos manipulativos
dc.subject Juegos de matematicas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALVES, Thiago Ismael.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of mathematical games in the Novo Mais Educação Program (PNME): from making to practical use. pt_BR
dc.title.alternative El uso de juegos matemáticos en el Programa Novo Mais Educação (PNME): de la producción al uso práctico.
dc.identifier.citation ALVES, Thiago Ismael. O uso de jogos matemáticos no Programa Novo Mais Educação (PNME): da confecção ao uso prático. 2019. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Matemática, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación tiene como objetivo investigar el papel motivacional del uso de juegos matemáticos en la enseñanza de las matemáticas e identificar sus potencialidades y limitaciones en el contexto del Programa Novo Mais Educação (PNME). La fundamentación teórica de este estudio se basó en investigadores como Grando (1995), Kishimoto (1996) y Huizinga (2000), quienes discuten el uso de juegos en las aulas de matemáticas como herramienta de enseñanza-aprendizaje. También se discutieron investigaciones centradas en el uso de material didáctico manipulativo en la enseñanza de las matemáticas en el aula con base en Lorenzato (2006), Grando (2000) y Carvalho (1990), entre otros. Este trabajo se desarrolló bajo la modalidad de investigación cualitativa. La investigación de campo se realizó en una escuela municipal ubicada en la ciudad de Barra de Santa Rosa, en el estado de Paraíba, donde actúa el Programa Novo Mais Educação, a través de la observación con alumnos del 6º al 9º grado de la Enseñanza Fundamental que estaban parte del mencionado programa. Luego de observar y analizar las diferentes actividades desarrolladas en el PNME, llegamos a la conclusión que el uso de juegos en las clases de matemáticas trabajado en el PNME, demostró ser una herramienta eficaz para agilizar las clases y sobre todo para motivar a los estudiantes a participar activamente en las clases. , en un que puedan aprender, reforzar y repasar contenidos matemáticos de una forma lúdica y que van más allá de la tradicionalidad de la enseñanza de las matemáticas.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta