DSpace/Manakin Repository

As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ATAIDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID ATAÍDE, J. S. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3201374347373584 pt_BR
dc.contributor.referee1 FRAZÃO, Nilton Ferreira.
dc.contributor.referee2 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.description.resumo O presente trabalho buscou identificar os egressos do Curso de Licenciatura em Física da UFCG/CES e os caminhos que estão percorrendo após o término do curso. Ficou claro as dificuldades na formação docente durante período que o aluno estava na graduação, buscando compreender suas necessidades ao longo de sua vida acadêmica. Usando como base os dados da Coordenação do Curso de Licenciatura em Física do CES/UFCG, bem como a aplicação de um questionário com todos os 55 concluintes do curso. A baixa procura por cursos de licenciatura é pequena devido muitos estudantes acreditarem que a profissão de professor se torna um pouco desmotivadora, pois os governantes não valorizaram o profissional. Além do mais, muitos profissionais exercem o papel de professor sem nenhuma formação. Assim, no ano de 2006, pensando nas dificuldades da falta de profissionais, tanto na educação, como na saúde, veio uma grande conquista para a cidade de Cuité que foi a expansão universitária, que possibilitou que várias universidades conseguissem distribuir campi e então a cidade de Cuité conseguir o câmpus CES-UFCG. A metodologia utilizada neste trabalho é de caráter quantitativo e qualitativo na qual buscou-se adquirir informações sobre a percepção dos estudantes que concluíram o curso de Licenciatura em Física. Os resultados obtidos possibilitaram compreender as dificuldades enfrentadas pelos estudantes, os pontos positivos e negativos do curso bem como os motivos pela escolha e sugestões de melhoria. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura de física do CES. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-04
dc.description.abstract The present work sought to identify the graduates of the undergraduate course in Physics of UFCG/CES and the paths that are running after the end of the course. It was clear the difficulties in teacher education during the period that the student was in graduation, seeking to understand their needs throughout their academic life. Using as a basis the data of the coordination of the physics degree course of CES/UFCG, as well as the application of a questionnaire with all 55 conclusive graduates of the course. The low demand for undergraduate courses is small because many students believe that the profession of teacher becomes somewhat discourfying, because the rulers did not value the professional. Moreover, many professionals play the role of teacher without any training. Thus, in the year 2006, thinking about the difficulties of the lack of professionals, both in education and health, came a great achievement for the city of Cuité that was the university expansion, which allowed several universities to distribute campuses And then the city of Cuité get the CES-UFCG campus. The methodology used in this work is quantitative and qualitative in which we sought to acquire information about the perception of students who completed the undergraduate course in physics. The results obtained made it possible to understand the difficulties faced by the students, the positive and negative points of the course as well as the reasons for choice and suggestions for improvement. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12436
dc.date.accessioned 2020-03-09T15:38:22Z
dc.date.available 2020-03-09
dc.date.available 2020-03-09T15:38:22Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Licenciatura em Física pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Degree in Physics pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Formación del profesorado
dc.subject Educación superior
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Difficulties in teacher training: the CES physics degree course. pt_BR
dc.title.alternative Dificultades en la formación docente: la carrera de física del CES.
dc.identifier.citation ROCHA, Andreza Militana da Costa Aguiar. As dificuldades na formação de professores: o curso de licenciatura em física do CES. 2019. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen El presente trabajo buscó identificar a los egresados ​​de la Licenciatura en Física de la UFCG/CES y los caminos que están tomando después de la finalización del curso. Se hicieron evidentes las dificultades en la formación docente durante el período que el estudiante estaba en la graduación, buscando comprender sus necesidades a lo largo de su vida académica. Utilizando datos de la Coordinación de la Licenciatura en Física del CES/UFCG, así como la aplicación de un cuestionario con los 55 egresados ​​de la carrera. La baja demanda de cursos de licenciatura es pequeña porque muchos estudiantes creen que la profesión docente se vuelve un poco desmotivadora, ya que los gobernantes no valoraron al profesional. Además, muchos profesionales desempeñan el papel de docente sin ningún tipo de formación. Así, en 2006, considerando las dificultades de la falta de profesionales, tanto en la educación como en la salud, llegó una gran conquista a la ciudad de Cuité, que fue la expansión universitaria, que hizo posible que varias universidades distribuyeran campus y luego la ciudad de Cuité para conseguir el campus CES-UFCG. La metodología utilizada en este trabajo es cuantitativa y cualitativa en la que se buscó adquirir información sobre la percepción de los estudiantes que cursaron la Licenciatura en Física. Los resultados obtenidos permitieron comprender las dificultades que enfrentan los estudiantes, los puntos positivos y negativos del curso, así como las razones de la elección y las sugerencias de mejora.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta