DSpace/Manakin Repository

Aplicação do método de estudo de caso por meio da temática ‘lixo’ como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de química no ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOPES, T. R. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3533077532343015 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREITAS, Ladjane Pereira da Silva Rufino de.
dc.contributor.advisor1ID FREITAS, L. P. R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4724917853774709 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Jose Carlos Oliveira.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Glageane da Silva.
dc.description.resumo O método tradicional é um dos fatores que dificulta o processo de ensino-aprendizagem, causando a falta de interesse do estudante pela química, já que não consegue relacioná-la com o cotidiano, pois tal método é centrado na transmissão de conteúdo e valoriza a memorização de fórmulas e conceitos. Desse modo, realizou-se uma pesquisa sobre o método de estudo de caso atrelado a temática “lixo” como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de Química. Esta pesquisa teve por seu principal objetivo o desenvolvimento de habilidades em estudantes do 1º ano do Ensino Médio por meio do caso “Resíduos orgânicos: destino consciente”. O uso dessa estratégia de ensino mostrou suas potencialidades, pois incentivou os estudantes a ler e interpretar textos, a buscarem informações extraclasse, possibilitando-os proporem hipóteses durante discussões em sala de aula, a trabalhar em equipe, a argumentar durante as apresentações dos relatórios sobre as soluções encontradas para resolução do caso, a refletirem sobre as implicações sociais e ambientais da temática envolvida no estudo de caso. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Aplicação do método de estudo de caso por meio da temática ‘lixo’ como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de química no ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-22
dc.description.abstract The traditional method is one of the factors that hinder the teaching-learning process, causing the student's lack of interest in chemistry, because it can't relate everyday life is this method is centered on the transmission of content and memorization of formulas and concepts. Thus, a research was carried out on the case study method linked to the theme "garbage" as a teaching-learning strategy in chemistry classes. This research had its main objective the development of skills in students of the first year of high school through the case “Organic waste: conscious destiny”. The use of this teaching strategy showed its potential because it encouraged students to read and interpret texts, to seek out-of-class information, enabling them to propose hypotheses during classroom discussions, to work as a team, to argue during the presentation of reports on the solutions found to solve the case, to reflect on the social and environmental implications of the theme involved in the case study. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12437
dc.date.accessioned 2020-03-09T15:39:26Z
dc.date.available 2020-03-09
dc.date.available 2020-03-09T15:39:26Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Método de Estudo de Caso pt_BR
dc.subject Reações Químicas pt_BR
dc.subject Lixo pt_BR
dc.subject Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.subject Case Study Method pt_BR
dc.subject Chemical Reactions pt_BR
dc.subject Garbage pt_BR
dc.subject Teaching-Learning pt_BR
dc.subject Método de estudio de caso
dc.subject Reacciones químicas
dc.subject Basura
dc.subject Enseñanza-Aprendizaje
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Tamara Regina Tôrres.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of the case study method through the theme 'garbage' as a teaching-learning strategy in high school chemistry classes. pt_BR
dc.title.alternative Aplicación del método de estudio de casos a través del tema 'basura' como estrategia de enseñanza-aprendizaje en las clases de química de secundaria.
dc.identifier.citation LOPES,Tamara Regina Tôrres. Aplicação do método de estudo de caso por meio da temática ‘lixo’ como estratégia de ensino-aprendizagem em aulas de química no ensino médio. 2019. 69 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Química, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen El método tradicional es uno de los factores que dificulta el proceso de enseñanza-aprendizaje, provocando el desinterés del estudiante por la química, ya que no puede relacionarla con la vida cotidiana, pues este método está centrado en la transmisión de contenidos y la memorización de valores. .de fórmulas y conceptos. Así, se realizó una investigación sobre el método de estudio de casos vinculado al tema “basura” como estrategia de enseñanza-aprendizaje en las clases de Química. Esta investigación tuvo como objetivo principal el desarrollo de competencias en estudiantes del 1° año de secundaria a través del caso “Residuos orgánicos: destino consciente”. El uso de esta estrategia didáctica mostró su potencial, ya que incentivó a los estudiantes a leer e interpretar textos, buscar información fuera de clase, permitiéndoles proponer hipótesis durante las discusiones en el aula, trabajar en equipo, argumentar durante las presentaciones de informes sobre la soluciones encontradas para resolver el caso, para reflexionar sobre las implicaciones sociales y ambientales del tema involucrado en el estudio de caso.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta