DSpace/Manakin Repository

Uma sequência didática para o estudo das leis de Newton e suas aplicações.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, V. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6894707103300701 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DANTAS, Joseclécio Dutra.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, J. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9578968519982943 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Fábio Ferreira de.
dc.contributor.referee2 COSTA, kiara Tatianny Santos da.
dc.description.resumo O mundo em que vivemos vem passando por diversas mudanças, principalmente, no meio tecnológico. A educação não pode ficar de fora dessas transformações, mas, mesmo assim, há uma forte resistência por parte dos professores e até mesmo das instituições de ensino. Muitas vezes, a falta de uma aula diferenciada faz com que estes sintam-se desmotivados a interagir durante o processo de ensino e aprendizagem. Mas, é importante lembrar que apenas usar recursos didáticos como jogos, brincadeiras, computadores e entre outros, não trarão melhorias à aprendizagem dos alunos. É necessário que o próprio professor saiba utilizar os recursos educacionais mencionados acima, e que possa fazer intervenções durante a aula para abordar o conteúdo programado. E é pensando nisso que foi desenvolvida uma proposta de ensino que não apenas utilize Tecnologias da Informação e Comunicação, mas também explore principalmente a ludicidade na sala de aula. A ideia de usar o lúdico possui caráter extremamente determinante na formação cognitiva do estudante e na formação pedagógica do docente, visto que certas atividades lúdicas, a exemplo dos jogos de desafios, podem desempenhar um papel mais prazeroso, especialmente nas aulas de Física, visto que alguns temas podem se tornar cansativas devido a sua alta complexidade para os alunos entenderem a filosofia e a matemática envolvidas no conteúdo. Partindo-se desses pressupostos, foi desenvolvida uma metodologia com base nas teorias da ludicidade, a fim ensinar as Leis de Newton e suas aplicações na disciplina de Física da primeira série do Ensino Médio Técnico, usando recursos educacionais que promovam o lúdico e que contribuam no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Por fim, foi feita uma análise do interesse dos alunos quando usou-se o lúdico como recurso principal da sequência didática. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Física pt_BR
dc.title Uma sequência didática para o estudo das leis de Newton e suas aplicações. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-04
dc.description.abstract The world we live in has been undergoing several changes, mainly the technological environment. Education cannot be left out of these transformations, but even so, there is strong resistance from teachers and even educational institutions. Often, the lack of a distinct class makes them feel unmotivated to interact during the process of teaching and learning. But it is important to remember that just use teaching resources will such as games, jokes, computers and others, not bring improvements to students’ learning. It is necessary that the teacher himself know how to use educational resources above mentioned and can make interventions during class to address the programmed content. And it is with this in mind that a teaching proposal was developed that not only uses Information and Communication Technologies, but also that exploits playfulness in the classroom. The idea of using the playful has an extremely determinant character in the cognitive formation of the student and the pedagogical formation of the teacher, since certain playful activities, like the games of challenges, can play a more pleasurable role, especially in Physics classes, as some subjects can become boring due to their high complexity for students to understand the philosophy and mathematics involved in content. Based on these assumptions, a methodology based on the theories of playfulness was developed in order to teach Newton's Laws and their applications in the Physics discipline of the first grade of Technical High School, using educational resources that promote playfulness and contribute to the teaching and learning process of students. Finally, an analysis of the students' interest was made when using the playful as the main resource of the didactic sequence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12439
dc.date.accessioned 2020-03-09T16:01:15Z
dc.date.available 2020-03-09
dc.date.available 2020-03-09T16:01:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ludicidade pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Ensino e física pt_BR
dc.subject Playfulness pt_BR
dc.subject Didactic sequence pt_BR
dc.subject Teaching and physcs pt_BR
dc.subject Lúdica
dc.subject Secuencia didáctica
dc.subject Enseñanza y física
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Valdilson Noberto dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A didactic sequence for the study of Newton's laws and their applications. pt_BR
dc.title.alternative Una secuencia didáctica para el estudio de las leyes de Newton y sus aplicaciones.
dc.identifier.citation SANTOS, Valdilson Noberto dos. Uma sequência didática para o estudo das leis de Newton e suas aplicações. 2019. 93 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2019. pt_BR
dc.description.resumen El mundo en el que vivimos ha estado pasando por varios cambios, especialmente en el entorno tecnológico. La educación no puede quedar al margen de estas transformaciones, pero aún así, existe una fuerte resistencia por parte de los docentes e incluso de las instituciones educativas. A menudo, la falta de una clase diferenciada hace que se sientan desmotivados para interactuar durante el proceso de enseñanza y aprendizaje. Pero, es importante recordar que el solo uso de recursos didácticos como juegos, juegos, computadoras y otros, no mejorará el aprendizaje de los estudiantes. Es necesario que el propio docente sepa utilizar los recursos educativos mencionados anteriormente, y que pueda realizar intervenciones durante la clase para abordar los contenidos programados. Y es con esto en mente que se desarrolló una propuesta didáctica que no solo utiliza las Tecnologías de la Información y la Comunicación, sino que también explora principalmente la lúdica en el aula. La idea de utilizar la lúdica tiene un carácter sumamente determinante en la formación cognitiva del alumno y en la formación pedagógica del docente, ya que determinadas actividades lúdicas, como los juegos de desafío, pueden jugar un papel más ameno, especialmente en las clases de Física, ya que algunos temas pueden llegar a ser agotadores por su alta complejidad para que los estudiantes comprendan la filosofía y las matemáticas involucradas en el contenido. A partir de estos supuestos, se desarrolló una metodología basada en las teorías de la lúdica, con el fin de enseñar las Leyes de Newton y sus aplicaciones en la disciplina Física del primer año de Bachillerato Técnico, utilizando recursos didácticos que promuevan la lúdica y contribuyan a la formación de los estudiantes. proceso de enseñanza y aprendizaje. Finalmente, se hizo un análisis del interés de los estudiantes cuando se utilizó la lúdica como principal recurso de la secuencia didáctica.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta