Dépôt DSpace/Manakin

Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 SILVA, Vanderlan Francisco da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, Vanderlan F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0640011315166109 pt_BR
dc.contributor.referee1 VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
dc.contributor.referee2 COSTA, João Bosco Araújo.
dc.description.resumo O fenômeno da violência vem sendo cada vez mais debatido no Brasil como um problema que tem preocupado a maioria da população nas últimas décadas. Trata-se de um fenômeno difuso que se dissemina em todas as sociedades e seus efeitos se expressam nos diversos espaços, e a escola como uma instituição inserida na sociedade, não está isenta dessas práticas. Uma das formas de violência que é específica do ambiente escolar e ganha contornos singulares no âmbito desse espaço envolvendo, principalmente, crianças e adolescentes e que atualmente vem sendo estudado com maior intensidade no meio acadêmico brasileiro, é o bullying. Diante desse quadro, a pesquisa ora apresentada busca analisar as representações de violência entre os alunos que os professores constroem no interior desse espaço. O nosso universo de análise empírica corresponde a duas escolas da rede pública de ensino localizadas em bairros distintos da cidade de Campina Grande-PB, uma situada em área considerada periférica localizada na zona oeste; e a outra encontra-se nas proximidades do centro da cidade. Os sujeitos selecionados para contribuir com nossa pesquisa foram os professores que lecionam no ensino fundamental do 6º ao 8º ano nos turnos matutino e vespertino. Metodologicamente, empregamos a análise qualitativa por meio da prática etnográfica, mediante observações minuciosas no cotidiano das escolas. Tal técnica, permitiu um contato direto com o campo de pesquisa, possibilitando a interação entre o pesquisador e os sujeitos pesquisado. Paralelamente realizamos entrevistas semiestruturadas com 11 docentes das respectivas escolas, versando sobre a concepção desses em relação à violência escolar, como agem diante das ocorrências de bullying no interior da escola e o que tem sido feito para contribuir com eventuais mudanças nas práticas dessa violência. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências sociais. pt_BR
dc.title Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The phenomenon of violence has been increasingly debated in Brazil as a problem that has worried the majority of the population in recent decades. This is a widespread phenomenon that spreads in all societies and their effects are expressed in different areas, and the school as an institution embedded in society, is not exempt from these practices. One of the forms of violence that is specific to the school environment and takes unique contours within this space involving mainly children and adolescents and is currently being studied more intensively in the Brazilian academic, is bullying. Given this situation, the research presented here aims to analyze the representations of violence among students that the teachers build about this situation. Our empirical analysis of the universe corresponds to two schools in the public school system located in different neighborhoods of the city of Campina Grande-PB, one located in an area considered peripheral located in the west; and the other is located near the downtown city. The subjects selected to contribute to our research were the teachers who teach in elementary school from 6th to 8th grade in the morning and afternoon shifts. Methodologically, we used the qualitative analysis through ethnographic practice through detailed observations in primary education schools. This technique allowed direct contact with the search field, allowing the interaction between the researcher and the researched subject. At the same time we conducted semi-structured interviews with 11 teachers of the respective schools, dealing with the design of these in relation to school violence, how they act in the face of bullying incidents in the school and what has been done to contribute to any changes in practice such violence. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124
dc.date.accessioned 2017-11-14T17:07:58Z
dc.date.available 2017-11-14
dc.date.available 2017-11-14T17:07:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Violência Escolar pt_BR
dc.subject Bullying pt_BR
dc.subject Violence pt_BR
dc.subject Violence Inside School pt_BR
dc.subject Teachers and Violence pt_BR
dc.subject Etnografia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator Silva, Alessandra da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Alessandra da. Entre muros: um estudo da violência escolar sob a ótica dos professores na rede pública de ensino de Campina Grande-PB. 2016. 95f (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais). Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande. Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/124 pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte