DSpace/Manakin Repository

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, I. R. Q. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0254001782733079 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Melânia Mendonça.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6786946916201689 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Maria do Socorro.
dc.contributor.referee2 TORRES, Denise Xavier.
dc.description.resumo Vinculada à linha de pesquisa de História, Política e Gestão Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a presente dissertação tem, como objeto, a formação continuada de professores alfabetizadores desenvolvida pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), a partir da sua implantação em 2013. Visando ao alcance do objetivo central de analisar as concepções que fundamentam esse eixo do Pacto, a pesquisa buscou: contextualizar as políticas de formação de professores para a educação básica nas conjunturas do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (1995-2014); explicitar os principais fundamentos e formulações das concepções de formação docente e de alfabetização em disputa, na segunda conjuntura do neoliberalismo de Terceira Via no Brasil (2007-2014); identificar as concepções de formação continuada, alfabetização e de professor alfabetizador adotadas pelo PNAIC. A investigação, inspirada no método dialético (NETTO, 2013; WACHOWICZ, 2001), adotou as categorias analíticas da historicidade e contradição e, como categorias de estudo, concepções de formação docente, de professor e de alfabetização. A pesquisa foi realizada, predominantemente, mediante a análise documental, com ênfase nos Cadernos de formação de professores do Pnaic, de 2012 e 2015. O estudo permitiu identificar o predomínio das correntes hegemônicas, fundamentadas na epistemologia da prática, nas concepções de formação continuada e de professor alfabetizador adotadas pelo Pnaic. Desse modo, na formação continuada implementada por esse Programa, prevaleceu a dimensão instrumental, de cunho pragmático, em detrimento do conhecimento científico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-26
dc.description.abstract Linked to the research line of History, Politics and Educational Management of the Graduate Program in Education of the Federal University of Campina Grande (UFCG), this dissertation has as its object the continuous formation of literacy teachers developed by the National Pact for Literacy at the Right Age (Pnaic, in Portuguese), from its implementation in 2013. Aiming at reaching the central objective of analyzing the concepts that underlie this axis of the Pact, the research sought: to contextualize the policies of teacher education for basic education in Third Way neoliberalism in Brazil (1995-2014); clarify the main foundations and formulations of the conceptions of teacher education and literacy in dispute, in the second conjuncture of Third Way neoliberalism in Brazil (2007- 2014); identify the conceptions of continuing education, literacy and literacy teacher adopted by PNAIC. The research, inspired by the dialectical method (NETTO, 2013; WACHOWICZ, 2001), adopted the analytical categories of historicity and contradiction and, as categories of study, conceptions of teacher education, teacher and literacy. The research was carried out predominantly through documentary analysis, with emphasis on the Pnaic Teacher Education Notebooks, 2012 and 2015. The study allowed us to identify the predominance of hegemonic currents, based on the epistemology of practice, on the concepts of continuing education and of literacy teacher adopted by Pnaic. Thereby, in the continuing education implemented by this Program, the instrumental dimension of pragmatic nature prevailed, to the detriment of scientific knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523
dc.date.accessioned 2020-03-12T12:19:58Z
dc.date.available 2020-03-12
dc.date.available 2020-03-12T12:19:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa pt_BR
dc.subject Formação Continuada de Professores pt_BR
dc.subject Professor Alfabetizador pt_BR
dc.subject National Pact for Literacy at the Right Age pt_BR
dc.subject Continuing Teacher Education pt_BR
dc.subject Literacy Teacher pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Inácia Roselli de Queiroz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative National pact for literacy at the right age (PNAIC): structuring concepts. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, I. R. de Q. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): concepções estruturantes. 2019. 166 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Pós-Graduação em Educação, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12523 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta