DSpace/Manakin Repository

Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MEDEIROS, Maria Gorete de.
dc.contributor.advisor1ID MEDEIROS, M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6600285517382306 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MACIEL, Eliane de Menezes.
dc.description.resumo A origem desse trabalho tem como base fundamental a prática de alfabetização, segundo o ponto de vista metodológico da teoria construtiva. Isto é, no processo de aquisição da língua escrita, deve- se procurar conhecer as hipóteses, que são construções genuínas do sujeito que aprende, para a partir delas desencadear o processo de ensino-aprendizagem. Trata-se com efeito, de um estudo e de ação que tende a continuar sua caminhada em direção a uma prática didática-pedagógica que possa modificar as condições de ensino. Com base nos fatos e nas reflexões feitas a partir de conhecimentos teóricos, bem como experiências vivenciadas durante a prática em alfabetização, tornou-se indispensável descrevê-los de forma sucinta, porém nítida. Assim, este trabalho é um relatório que está constituído de análises e posicionamentos num contorno á prática pedagógica pedagógica tradicional. para melhor entendimento, estão em anexo os planos de aula, as produções escritas pelas as crianças, todas as atividades bem como a avaliação da prática, segundo a professora, efetiva, da alfabetização. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relatório das Atividades Desenvolvidas na Prática do Ensino da Alfabetização. pt_BR
dc.date.issued 1991
dc.description.abstract The origin of this work is based on the practice of literacy, according to the methodological point of view of constructive theory. That is, in the process of acquiring the written language, one must seek to know the hypotheses, which are genuine constructions of the learning subject, in order to trigger the teaching-learning process. It is, in fact, a study and action that tends to continue its journey towards a didactic-pedagogical practice that can modify teaching conditions. Based on the facts and reflections made from theoretical knowledge, as well as experiences from literacy practice, it became essential to describe them succinctly, but clearly. Thus, this work is a report that consists of analyzes and positions in a contour to traditional pedagogical pedagogical practice. for better understanding, are attached the lesson plans, the productions written by the children, all activities as well as the evaluation of the practice, according to the teacher, effective, of literacy. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12532
dc.date.accessioned 2020-03-12T16:20:42Z
dc.date.available 2020-03-12
dc.date.available 2020-03-12T16:20:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão escolar pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Teoria construtiva pt_BR
dc.subject Didática - pedagógica pt_BR
dc.subject Crianças pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Constructive Theory pt_BR
dc.subject Didactic - Pedagogical pt_BR
dc.subject Children pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Maria de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Report on Activities Developed in the Practice of Teaching Literacy. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Maria de. Relatório das Atividades Desenvolvidas na prática do Ensino da Alfabetização. 1991. 83f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1991. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta