DSpace/Manakin Repository

Conteúdos de língua portuguesa em ambientes da web.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, R. K. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7092567333468032 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Williany Miranda da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, W. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044907035446244 pt_BR
dc.description.resumo Com o surgimento e expansão da internet, temos visto que ambientes nesse meio vêm proporcionando uma diversidade de possibilidades de acesso a conteúdos variados e informações por meio de sites, blogs, vídeo-aulas, redes sociais etc. Diante dessa nova realidade em que múltiplas linguagens ocupam um lugar central na divulgação, explicação e tratamento de informações para situar conteúdos de forma geral, procuramos espaços que se dedicam a abordar conteúdos de Língua Portuguesa (LP) e definimos duas questões que nortearam a pesquisa: Qual a concepção de língua subjacente aos conteúdos gramaticais expostos em ambientes da WEB? e Que tratamento é dado a esses conteúdos do ponto de vista teórico metodológico? Partindo destes questionamentos, temos por objetivo geral analisar a(s) abordagem(ns) de conteúdos de língua portuguesa em páginas da web. A fim de realizarmos tal ação, descrevemos um pouco sobre os ambientes que abordam os conteúdos gramaticais de LP; identificamos e caracterizamos a(s) concepção(ões) de língua subjacente(s) ao tratamento dos conteúdos gramaticas de LP em ambientes da web, do ponto de vista teórico-metodológico e analisamos o impacto da (s) concepção (ções) identificada(s) em relação à divulgação de conteúdos na internet. Assim, baseamo-nos em dois principais eixos teóricos: o ambiente virtual e sua relação com o ensino/aprendizagem e os estudos sobre linguagem e seu ensino. Em relação ao primeiro, trazemos a contribuição de teóricos como Barton & Lee (2015); Braga (2013); Carvalho (2006); Martins (2000);Gomes e Silva (2006); Recuero (2014) etc.. Em relação ao segundo, as teorias de alguns estudiosos como Sausurre (2006); Chomsky (2006); Ilari e Basso (2006); Bronckart, (1999); Lucchesi (2006); Travaglia (1996), Mendonça (2009) dentre outros. A partir de uma metodologia de cunho descritivo interpretativista, e de uma análise documental dos materiais disponibilizados na rede, a constituição do corpus de análise foi definida através de postagens em blogs, sites e páginas do facebook. Os resultados evidenciaram um tratamento de conteúdos gramaticais, em ambientes da WEB, voltado, principalmente, a uma perspectiva de língua enquanto representação do pensamento e vinculada à abordagem normativa dos fenômenos gramaticais que anunciam. Tal constatação sinaliza, nestas postagens, uma visão ultrapassada para um trabalho com o ensino/aprendizagem de tópicos gramaticais, que, por estarem desvinculados de uma relação contextual, reflexiva e crítica de uso da linguagem, podem não ser a melhor alternativa, ainda, para abordar os conteúdos anunciados em tais espaços. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ensino-Aprendizagem pt_BR
dc.title Conteúdos de língua portuguesa em ambientes da web. pt_BR
dc.date.issued 2016-08
dc.description.abstract With the emergence and growth of Internet, we have seen that environments in this mean have been providing a variety of opportunities for access to various contents and information through websites, blogs, video lessons, social networking etc. Facing a new reality in which multiple languages are central to the disclosure, explanation and information treatment to locate content in a general way. In this scenario, we look for spaces that are dedicated to addressing Portuguese language content (PL) and define two questions that guided the research: Which language conception underlies the grammar content exposed in the web environment? and What treatment is given to those contents considering the theoretical and methodological point of view? Based on these questions, we aim to analyze the approach(es) of Portuguese language content on web pages. In order to do so, we discuss the environments that address Portuguese grammar content; we identify and characterize the language conception(s) underlying Portuguese grammar contents on the web, from a theoretical and methodological point of view and we analyze the impact of those conceptions identified concerning the content disclosure on the Internet. Therefore, the research is based on two main theoretical axes: the virtual environment and its relationship with teaching/learning and the study about language teaching. Regarding the first, we bring theoretical contributions of Barton & Lee (2015); Braga (2013); Carvalho (2006); Martins (2000); Gomes & Silva (2006); Recuero (2014) etc. Regarding the second, we bring theoretical contributions of Sausurre (2006); Chomsky (2006); Ilari e Basso (2006); Bronckart, (1999); Lucchesi (2006); Travaglia (1996), Mendonça (2009), among others. From a descriptive and interpretive methodology nature and documentary analysis of the materials available on the network, the constitution of the corpus was defined through postings in blogs, websites and Facebook pages. Results have shown a treatment of grammar content on the web aimed, primarily, at a language perspective as a representation of thought and linked to grammar-normative approach to grammatical phenomena that herald. This indicates an outdated approach for a teaching/learning work about grammar topics in these posts that, as they are detached from a contextual, reflective and critical relationship of language usage, they may not be the best alternative yet to address the contents heralded in these spaces. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12534
dc.date.accessioned 2020-03-12T16:31:29Z
dc.date.available 2020-03-12
dc.date.available 2020-03-12T16:31:29Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Portuguese Language pt_BR
dc.subject Lengua Portuguesa pt_BR
dc.subject Estudo e Ensino pt_BR
dc.subject Estudio y Enseñanza pt_BR
dc.subject Study and Teaching pt_BR
dc.subject Ambientes Digitais pt_BR
dc.subject Digital Environments pt_BR
dc.subject Entornos Digitales pt_BR
dc.subject Conteúdos Gramaticais pt_BR
dc.subject Contenido Gramatical pt_BR
dc.subject Grammatical Content pt_BR
dc.subject Estudo e Ensino na Web pt_BR
dc.subject Study and Teaching on the Web pt_BR
dc.subject Estudia y Enseña en la Web pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Rhayssa Késsia Alves da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese language content in WEB environments. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, R. K. A. da. Conteúdos de língua portuguesa em ambientes da web. 108 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12534 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta