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A Ação Supervisora Numa Escola Pública Pertencente a 14º Região de Ensino do Ceará: Um Estudo Exploratório.

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dc.contributor.advisor1 VIGOLVINO, Marilene Dantas.
dc.contributor.advisor1ID VIGOLVINO, M. D. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4463332938472042 pt_BR
dc.description.resumo Pretendemos aqui, analisar a prática educativa dessa atividade profissional no contexto sócio-político e econômico da sociedade brasileira/cearense. Nosso interesse pela função supervisora na referida região de ensino originou-se de estudos e discussões realizadas em sala de aula. Isto despertou em nosso desejo de buscar informações mais substanciosas sobre a prática da Supervisão e sobre as dificuldades que encontram as supervisoras no desenvolvimento seu trabalho,pois sabemos que esta prática se dá num sistema educacional que apresenta varias dificuldades. Neste sentido, a Supervisão Educacional,na forma como tradicionalmente vem sendo exercida, tem se constituído num forte aliado dos Governos Federal e Estadual ,para o cumprimento de seus propósitos políticos-educacionais, o que justifica inclusive a sua introdução no seio das escolas públicas. Porém, no momento atual de transformação por que passa a sociedade e a educação brasileira, a comunidade escolar,em geral, e a Supervisão Educacional em particular, procura,no movimento de sua ação e reflexão, rever sua prática pedagógica deslocando o eixo de sua aço individual para o coletivo, o social e o global, ao tratar da questão do ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A Ação Supervisora Numa Escola Pública Pertencente a 14º Região de Ensino do Ceará: Um Estudo Exploratório. pt_BR
dc.date.issued 1992-09
dc.description.abstract Here, we intend to analyze the educational practice of this professional activity in the socio-political and economic context of Brazilian / Ceará society. Our interest in the supervisory function in that region of teaching originated from studies and discussions held in the classroom. This aroused our desire to seek more substantial information on the practice of Supervision and on the difficulties that supervisors encounter in developing their work, as we know that this practice occurs in an educational system that presents several difficulties. In this sense, Educational Supervision, in the way it has traditionally been exercised, has been a strong ally of the Federal and State Governments, for the fulfillment of its political-educational purposes, which justifies even its introduction within public schools. However, in the current moment of transformation that Brazilian society and education is going through, the school community in general, and Educational Supervision in particular, seeks, in the movement of its action and reflection, to review its pedagogical practice, shifting the axis of its individual steel for the collective, the social and the global, when dealing with the issue of teaching-learning pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12542
dc.date.accessioned 2020-03-12T18:23:48Z
dc.date.available 2020-03-12
dc.date.available 2020-03-12T18:23:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Supervisão escolar pt_BR
dc.subject Escolas Públicas pt_BR
dc.subject Política educacional pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject School Supervision pt_BR
dc.subject Public Schools pt_BR
dc.subject Educational Politics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PAIVA, Edvânia Escóssio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Supervisory Action at a Public School Belonging to the 14th Teaching Region of Ceará: An Exploratory Study. pt_BR
dc.identifier.citation PAIVA, Edvânia Escóssio de. A Ação Supervisora numa Escola Pública Pertencente a 14º Região de Ensino do Ceará. 1992. 13f. Relatório de Estágio (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 1992. pt_BR


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