dc.creator.ID |
FÉLIX, F. N. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6037877869392111 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hércília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, H. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Ednaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a
partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro
didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de
questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com
alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar
Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza
o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a
paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a
paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros
didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar,
buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da
analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados
da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos
escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja
vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o
ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de
pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a
importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino
fundamental. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.description.abstract |
The paper discusses the teaching of Geography in the early years of elementary school,
from the analysis of the "nature" category in school geographical content geography
discipline, using observation and questionnaires for both teachers and pupils. The
survey was conducted with students in the 5th year of two classes, the Elementary
School Dr. Jarismar Gongalves Melo, located in Ipaumirim, Ceara. The first chapter
theorizes the concept of landscape in the construction of geographical knowledge, but
also the landscape as an analytical tool. The second chapter covers the landscape in
education, entered the National Curricular Parameters (PCN's) and in textbooks. The
third and final chapter examines the concept of landscape in the search space, trying to
reflect the perceptions of teachers and students on the topic, from the analysis of the
observations and data collected in questionnaires. The research results show that the
landscape concept is underexplored in school subject contents Geography, at school
elementary school. Considering that teachers second observation made in the locus
seem to prioritize the teaching of Portuguese and mathematics. However, teachers and
students, research subjects, recognize, through the testimonies collected during the
investigation, the importance of geography and landscape concept in the early years of
elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575 |
|
dc.date.accessioned |
2020-03-16T13:41:28Z |
|
dc.date.available |
2020-03-16 |
|
dc.date.available |
2020-03-16T13:41:28Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Paisagem geográfica |
|
dc.subject |
Conceito de paisagem geográfica |
|
dc.subject |
Ensino de Geografia |
|
dc.subject |
Livro didático de Geografia |
|
dc.subject |
Geografia no cotidiano escolar |
|
dc.subject |
Geographic landscape |
|
dc.subject |
Geographic landscape concept |
|
dc.subject |
Geography teaching |
|
dc.subject |
Geography in everyday school life |
|
dc.subject |
Geography textbook |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FÉLIX, Francisca Natália. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The landscape concept in school content in geography: teachers 'and students' perceptions. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014. |
pt_BR |