DSpace/Manakin Repository

O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FÉLIX, F. N. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6037877869392111 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Hércília Maria.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, H. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
dc.description.resumo O trabalho discute o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da analise da categoria geográfica "paisagem" nos conteúdos escolares do livro didático da disciplina Geografia, utilizando-se da observação e aplicação de questionários tanto para professores como para alunos. A pesquisa foi realizada com alunos do 5° Ano de duas turmas, da Escola de Ensino Fundamental Dr. Jarismar Gonçalves Melo, localizada na cidade de Ipaumirim, Ceara. O primeiro capitulo teoriza o conceito de paisagem na construção do conhecimento geográfico, como também a paisagem como instrumento de analise da geografia. O segundo capitulo aborda a paisagem no ensino, inserida nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nos livros didáticos. O terceiro e ultimo capitulo analisa o conceito paisagem no espaço escolar, buscando refletir as percepções docentes e discentes sobre a temática, a partir da analise das observações realizadas e dados coletados em questionários. Os resultados da pesquisa demonstraram que o conceito paisagem e pouco explorado nos conteúdos escolares da disciplina Geografia, no cotidiano escolar do ensino fundamental. Haja vista que os professores, segundo observação realizada em locus, parecem priorizar o ensino de português e matemática. Entretanto, professores e alunos, sujeitos de pesquisa, reconhecem, através dos depoimentos coletados durante a investigação, a importância da Geografia e do conceito paisagem nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.description.abstract The paper discusses the teaching of Geography in the early years of elementary school, from the analysis of the "nature" category in school geographical content geography discipline, using observation and questionnaires for both teachers and pupils. The survey was conducted with students in the 5th year of two classes, the Elementary School Dr. Jarismar Gongalves Melo, located in Ipaumirim, Ceara. The first chapter theorizes the concept of landscape in the construction of geographical knowledge, but also the landscape as an analytical tool. The second chapter covers the landscape in education, entered the National Curricular Parameters (PCN's) and in textbooks. The third and final chapter examines the concept of landscape in the search space, trying to reflect the perceptions of teachers and students on the topic, from the analysis of the observations and data collected in questionnaires. The research results show that the landscape concept is underexplored in school subject contents Geography, at school elementary school. Considering that teachers second observation made in the locus seem to prioritize the teaching of Portuguese and mathematics. However, teachers and students, research subjects, recognize, through the testimonies collected during the investigation, the importance of geography and landscape concept in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12575
dc.date.accessioned 2020-03-16T13:41:28Z
dc.date.available 2020-03-16
dc.date.available 2020-03-16T13:41:28Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Paisagem geográfica
dc.subject Conceito de paisagem geográfica
dc.subject Ensino de Geografia
dc.subject Livro didático de Geografia
dc.subject Geografia no cotidiano escolar
dc.subject Geographic landscape
dc.subject Geographic landscape concept
dc.subject Geography teaching
dc.subject Geography in everyday school life
dc.subject Geography textbook
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FÉLIX, Francisca Natália.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The landscape concept in school content in geography: teachers 'and students' perceptions. pt_BR
dc.identifier.citation FÉLIX, Francisca Natália. O conceito paisagem nos conteúdos escolares da geografia: percepções docentes e discentes. 2014. 75f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Geografia, Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras – Paraíba – Brasil, 2014. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta