DSpace/Manakin Repository

Concepções e práticas do ensino de música na escola pública: as perspectivas docente e discente em escola do Cariri Paraibano.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOARES, L. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 SÁ, Carolina Figueiredo de.
dc.contributor.advisor1ID SÁ, C. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0857154787322623 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Diego Bruno de.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Leandro de Sousa.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2019.tccartigo.soares
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo geral analisar e discutir Concepções e práticas de ensino de música na escola pública: as perspectivas docente e discente em escola do Cariri Paraibano. Especificamente, buscamos identificar os conteúdos musicais trabalhados em sala, os recursos didáticos e estratégias metodológicas adotados pelo professor, e ainda investigar os possíveis benefícios da disciplina na formação holística dos alunos. Os procedimentos de pesquisa utilizados consistiram em observações de aulas de música em turmas do ensino fundamental, como também em entrevista e conversas informais com o professor de música. Para analisar as concepções discentes sobre o ensino de música na escola foi utilizado um questionário com questões abertas e fechadas. A metodologia da pesquisa se caracteriza, assim, como qualitativa. Como resultados do estudo, percebemos que os conteúdos, recursos didáticos e metodologias utilizados pelo professor para o ensino de música são organizados de modo a historicizar os conhecimentos musicais, de forma crítica e interdisciplinar, o que tem trazido resultados positivos para a disciplina de música na escola investigada. Além disto, em sua entrevista o professor aponta questões primordiais em relação ao contexto atual do ensino de música em escola pública, destacando a importância do acompanhamento pedagógico na escola e a necessidade de definição curricular para a referida disciplina. Acerca da perspectiva discente, foi identificado que a disciplina de música em escola pública tem sido importante no que tange ao desenvolvimento global do sujeito. Sendo assim, a partir desses resultados, podemos concluir que a problemática da pesquisa foi respondida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Concepções e práticas do ensino de música na escola pública: as perspectivas docente e discente em escola do Cariri Paraibano. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-13
dc.description.abstract The present work has as its theme Conceptions and practices of music teaching in the public school: the teaching and student perspectives in Cariri Paraibano school, which has as its general objective to analyze and discuss such conceptions and practices of teaching. Specifically, we seek to identify the musical contents worked in the classroom, the didactic resources and methodological strategies adopted by the teacher, and also to investigate the possible benefits of the discipline in the subject's global formation. The research procedures used consisted of observations of music classes in elementary classes, as well as interviews and informal conversations with the music teacher. Specifically, we seek to identify the musical contents worked in the classroom, the didactic resources and methodological strategies adopted by the teacher, and also to investigate the possible benefits of the discipline in the subject's global formation. The research procedures used consisted of observations of music classes in elementary classes, as well as interviews and informal conversations with the music teacher. To analyze the student conceptions about music teaching at school, a questionnaire with open and closed questions was used. The research methodology is thus characterized as qualitative. As results of the study, we realize that the contents, didactic resources and methodologies used by the teacher to teach music are organized in order to historicize the musical knowledge, in a critical and interdisciplinary way, which has brought positive results for the music discipline in school investigated. In addition, in his interview the teacher points out key issues in relation to the current context of music teaching in public schools, highlighting the importance of pedagogical accompaniment in school and the need for curricular definition for this subject. Regarding the student perspective, it was identified that the discipline of music in a public school has been important in terms of the subject's overall development. Thus, from these results, we can conclude that the research problem was answered. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12577
dc.date.accessioned 2020-03-16T14:24:18Z
dc.date.available 2020-03-16
dc.date.available 2020-03-16T14:24:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de música pt_BR
dc.subject Educação musical pt_BR
dc.subject Música e educação pt_BR
dc.subject Música na escola pública pt_BR
dc.subject Music teaching pt_BR
dc.subject musical education pt_BR
dc.subject Music and education pt_BR
dc.subject Music in public school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOARES, Leonilson Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions and practices of music teaching in public schools: the perspectives of teachers and students in a school in Cariri Paraibano. pt_BR
dc.identifier.citation SOARES, Leonilson Silva. Concepções e práticas do ensino de música na escola pública: as perspectivas docente e discente em escola do Cariri Paraibano. 2019. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12577 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta