DSpace/Manakin Repository

PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PAULINO, P. W. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8193698736325174 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Rozenval de Almeida e.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Júnia Marúsia Trigueiro de.
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, José Marciano.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2019.tccmon.paulino
dc.description.resumo Este trabalho tem como objetivo apontar, em diversos relatos de experiências da trajetória do processo do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais bem como de projetos extracurriculares, a assertiva analogia com o conceito de “conhecimento poderoso”, do sociólogo Michael Young. De cunho bibliográfico quantitativo e qualitativo, foram feitas entrevistas, posteriores à leitura da obra PIBID: memórias de iniciação à docência. Estas tiveram como fim evidenciar, nos dias atuais dos alunos do PIBID, quais as implicâncias do projeto no percurso acadêmico e no sentido profissional, após à conclusão do curso. Sabendo que o ensino de Sociologia tem características peculiares quanto ao seu caráter reflexivo, crítico e argumentativo, presenciou-se desafios no sentido de abertura social para a Sociologia, muito embora seu sentido transformador tivera rendido bons frutos quanto à formação do profissional docente e em termos pessoais. De modo que podemos reconhecer no “conhecimento poderoso” as características cruciais que a educação, uma vez agregada à realidade do aluno, é capaz de atingir variáveis níveis de resultados positivos. Os resultados alcançados nesse trabalho, ficou evidente nas memórias relatadas, mas também dizem respeito à relevância da disciplina de Sociologia como luz para a Educação, bem como os efeitos transformadores do PIBID no processo de formação como construção da identidade docente e nas perspectivas em geral da vida dos participantes do projeto. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-11
dc.description.abstract This paper aims to highlight, through various accounts of experiences the trajectory from the process of the degree Course in Social Sciences and extracurricular projects, the assertive analogy through the concept of "powerful knowledge" of sociologist Michael Young. Of a quantitative and qualitative bibliographic nature, interviews were conducted after the reading of the work PIBID (Memoirs of initiation to teaching), which had as their purpose to emphasize which are the implications of the project in the academic and professional trajectory of the PIBID students. Knowing that the teaching of Sociology has peculiar features in terms of its reflective, critical and argumentative character, we witnessed challenges in the sense of social openness to Sociology although its transforming sense had produced positive results of the professional and personal terms. As such, we can recognize in the "powerful knowledge" the crucial characteristics that education, once added to the reality of the student, is capable of achieving variable levels of positive results. The results achieved in this work was evident in the memories taken yhe relevance of the Sociology discipline as a light for Education, as well as the transformative effects of PIBID in the formation process as a construction of the teaching identity and in the general perspectives of the project participants lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603
dc.date.accessioned 2020-03-17T19:29:12Z
dc.date.available 2020-03-17
dc.date.available 2020-03-17T19:29:12Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.subject Iniciação à docência pt_BR
dc.subject PIBID – Ciências Sociais pt_BR
dc.subject Conhecimento poderoso - Michael Young pt_BR
dc.subject Memórias – Curso de Licenciatura em Ciências Sociais – CDSA pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Initiation to teaching pt_BR
dc.subject PIBID - Social Sciences pt_BR
dc.subject Powerful knowledge - Michael Young pt_BR
dc.subject Memórias - Degree Course in Social Sciences - CDSA pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PAULINO, Paula Wêndia da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative PIBID Sociologia: memories of teaching initiation and professional trajectories. pt_BR
dc.identifier.citation PAULINO, Paula Wêndia da Silva. PIBID Sociologia: memórias de iniciação á docência e trajetórias profissionais.2019. 55f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12603 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta