DSpace/Manakin Repository

Aplicação do índice de CWS para identificar o nível de conhecimento sobre educação ambiental em alunos do 9º ano da escola Nossa Senhora do Rosário – Pombal/PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALCÂNTARA, G. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5704739328783862 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES, Ricélia Maria Marinho.
dc.contributor.advisor1ID SALES, R. M. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4718608750713388 pt_BR
dc.contributor.referee1 SALES, Luís Gustavo de Lima.
dc.contributor.referee2 BANDEIRA, Vanusa de Melo Marinho.
dc.description.resumo O presente trabalho teve como objetivo mensurar os níveis de conhecimento sobre práticas e conceitos relacionados ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável, como também identificar as principais fontes de conhecimento acerca do assunto e verificar que ações estão sendo mobilizadas nas salas de aula dos alunos do 9º ano do ensino fundamental II da Escola “Nossa Senhora do Rosário”, localizada no município de Pombal-PB, e assim auxiliar no planejamento de ações motivacionais para promover um comportamento mais responsável com o ambiente. A pesquisa foi realizada com base em dados obtidos através dos questionários (anexo 1) que foram aplicados na referida escola durante o ano de 2016. A análise dos dados foi feita com base no índice CWS, assim pode-se concluir que a Educação Ambiental não tem apenas o objetivo conscientizar as pessoas sobre a problemática ambiental, mais também de sensibilizar a sociedade para os problemas socioambientais que atinge todo e qualquer indivíduo esteja ele onde estiverem. Entre outras palavras esse gesto tem que partir inicialmente das pessoas que devem reconhecer a importância de pequenas atitudes no dia a dia delas que em conjunto serão fundamentais para a melhoria de vida das presentes e futuras gerações. Os alunos que se submeteram aos questionários apesar de mostrar um certo conhecimento na temática ambiental, ainda deixaram a desejar em temas relacionados as atitudes que eles tomariam em determinadas hipóteses, pois ter conhecimento sobre a temática já é um começo, mas não o fim, ou seja, temos que mudar nossa postura diante da sociedade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar - CCTA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Recursos Florestais e Engenharia Florestal pt_BR
dc.title Aplicação do índice de CWS para identificar o nível de conhecimento sobre educação ambiental em alunos do 9º ano da escola Nossa Senhora do Rosário – Pombal/PB. pt_BR
dc.date.issued 2016-10-05
dc.description.abstract This study objective to measure the levels of knowledge about practices and concepts related to the environment and sustainable development, as well as identifying the main sources of knowledge about the subject and see what actions are being mobilized in the classrooms of students in 9th grade elementary school II in Nossa Senhora do Rosário School in Pombal city, State of Paraíba, and thus plan motivational actions to promote more responsible behavior to the environment. The research was based on data obtained through the questionnaire (Appendix 1) that have been applied in this school during 2016. Data analysis was based on the CWS index, so it can be concluded that environmental education not only has the objective to raise awareness about environmental issues, but it seeks to sensitize society to the social and environmental problems that affects each and every individual wherever they are. In other words, this gesture starts from people who should recognize the importance of small actions on a daily them which together will be key to improving the lives of present and future generations. Students who submitted the questionnaires despite showing some knowledge on environmental issues, still left to be desired on issues related attitudes that they would take in certain cases, because having knowledge on the subject is a start but not the end, or is, we have to change our attitude to society. Keywords: pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12611
dc.date.accessioned 2020-03-18T15:36:53Z
dc.date.available 2020-03-18
dc.date.available 2020-03-18T15:36:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Escola - Educação Ambiental pt_BR
dc.subject School - Environmental Education pt_BR
dc.subject Meio Ambiente – Desenvolvimento Sustentável pt_BR
dc.subject Environment - Sustainable Development pt_BR
dc.subject Sensibilização ambiental pt_BR
dc.subject Environmental awareness pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALCANTARA, George de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Application of the CWS index to identify the level of knowledge about environmental education in 9th grade students at Nossa Senhora do Rosário school - Pombal / PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALCÂNTARA, George de Oliveira. Aplicação do índice de CWS para identificar o nível de conhecimento sobre educação ambiental em alunos do 9º ano da escola Nossa Senhora do Rosário – Pombal/PB. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) - Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Universidade Federal de Campina Grande, Pombal, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta