DSpace/Manakin Repository

A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, Y. L. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9755656313488019 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, C. P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6212993906357383 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Itamar Ferreira da.
dc.contributor.referee2 SILVA, Camila Assis Peres.
dc.contributor.referee3 BARROS, Lillian Ried Miller.
dc.description.resumo Esta investigação situa-se na área do design da informação e tem como objeto de estudo capas de livros analisadas sob a perspectiva da cor. Considerando que, para quase um terço dos leitores brasileiros, o tema é o principal fator para escolha de um livro e que uma parcela significativa deles afirma eleger um livro por meio da capa, destaca-se a importância que esta adquire na captação da atenção e na identificação do assunto da obra. Sabe-se que as cores podem sugerir significados derivados de associações culturais e sociais, contudo há pouco conhecimento sobre sua interferência na compreensão de mensagens visuais. Nesse contexto, o presente estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo verificar se as cores das capas de livros interferem na identificação pelo público leitor do assunto genérico da obra. A metodologia da pesquisa foi dividida em duas etapas: análise visual e experimento. A primeira etapa baseou-se em conceitos fundamentais da teoria da Gestalt para selecionar o corpus da pesquisa e em conceitos da semiótica para a análise semântica da imagem gráfica. Foram selecionadas quatro capas que atenderam aos seguintes critérios: (1) composições monocromáticas, (2) alto grau de pregnância, (3) sem indicação do assunto do livro por meio de imagens e/ou textos. Para o experimento, foram utilizados dois questionários on-line, respondidos por dois grupos distintos de 100 adultos alfabetizados cada. Para o Grupo A, os questionários continham imagens das capas de livros em suas cores originais; enquanto o Grupo B observou imagens das mesmas capas com as cores modificadas por meio de software. Após visualizarem as imagens das capas, os participantes foram solicitados a indicar os assuntos tratados nos livros e a informar o que influenciou sua escolha. Pela grande dispersão observada nas respostas, foi verificado que o design das capas testadas gerou ambiguidade na identificação da temática dos livros. Contudo, as diferenças observadas nas respostas indicam ter ocorrido alguma influência de associações simbólicas das cores na interpretação do assunto dos livros pelos potenciais leitores, por ser a única variável entre os questionários. Foi possível concluir, no âmbito desta pesquisa, que o uso da cor com aproximação ao campo semântico do tema se mostrou relevante para a produção de sentidos relativos ao conteúdo da obra, mediante visualização da capa. Os resultados indicam que a influência das cores para a produção de sentidos pode variar de acordo com sua relação com os outros elementos visuais e todo o contexto da composição gráfica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Comunicação Visual pt_BR
dc.title A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros. pt_BR
dc.date.issued 2020-02-18
dc.description.abstract This study is in the field of Information Design, and has book covers as object of study analyzed from the perspective of color. Taking in account that for almost one third of Brazilian readers the theme of the book is the main factor for its selection, and that a significant amount of the readers choose a book by its cover, it should be highlighted the importance of the book cover for identifying the subject of the book. The colors may suggest meanings derived from cultural and social associations, however, there is limited understanding concerning its interference in understanding visual messages. This study is exploratory and aims to check if the color of the book cover interferes in the identification of the subject of the book by the readers. The research methodology was divided into two stages: visual analysis and experiment. The first stage was based on fundamental concepts of Gestalt theory to select the corpus of the research and in semiotics concepts for the semantic analysis of the graphic image. Four covers were selected that met the following criteria: (1) monochromatic compositions, (2) high degree of pregnancy, (3) without indication of the subject of the book through images and / or texts. For the experiment, two online questionnaires were used, answered by two different groups of 100 literate adults each. For Group A, the questionnaires contained images of the book covers in their original colors; while the Group B observed images of the same covers with the colors modified by software. After viewing the cover images, the participants were asked to indicate the subjects dealt with in the books and justifying their answers. Due to the great dispersion observed in the responses, it was found that the design of the tested covers generated ambiguity in identifying the thematic of the books. However, the differences observed in the answers indicate that there was some influence of symbolic associations of colors in the interpretation of the subject of the books by the readers, since it is the only variable among the questionnaires. It was possible to conclude, in the scope of this research, that the use of color with approximation to the semantic field of the theme proved to be relevant for the production of meanings related to the content of the work, through visualization of the cover. The results indicate that the influence of colors for the production of meanings may vary according to their relationship with other visual elements and the entire context of the graphic composition. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12645
dc.date.accessioned 2020-03-26T16:52:01Z
dc.date.available 2020-03-26
dc.date.available 2020-03-26T16:52:01Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cores pt_BR
dc.subject Colors pt_BR
dc.subject Colores pt_BR
dc.subject Capas de livros pt_BR
dc.subject Cubiertas de libros pt_BR
dc.subject Book Covers pt_BR
dc.subject Comunicação visual pt_BR
dc.subject Visual communication pt_BR
dc.subject La comunicación visual pt_BR
dc.subject Design da informação pt_BR
dc.subject Diseño de la información pt_BR
dc.subject Information design pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Yasmine Laíse Firmino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The influence of color on the interpretation of the message on monochrome book covers. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Y. L. F. de. A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta