dc.creator.ID |
LIMA, Y. L. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9755656313488019 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo. |
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dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, C. P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6212993906357383 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Itamar Ferreira da. |
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dc.contributor.referee2 |
SILVA, Camila Assis Peres. |
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dc.contributor.referee3 |
BARROS, Lillian Ried Miller. |
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dc.description.resumo |
Esta investigação situa-se na área do design da informação e tem como
objeto de estudo capas de livros analisadas sob a perspectiva da cor. Considerando
que, para quase um terço dos leitores brasileiros, o tema é o principal fator para
escolha de um livro e que uma parcela significativa deles afirma eleger um livro por
meio da capa, destaca-se a importância que esta adquire na captação da atenção e
na identificação do assunto da obra. Sabe-se que as cores podem sugerir
significados derivados de associações culturais e sociais, contudo há pouco
conhecimento sobre sua interferência na compreensão de mensagens visuais.
Nesse contexto, o presente estudo, de caráter exploratório, teve como objetivo
verificar se as cores das capas de livros interferem na identificação pelo público
leitor do assunto genérico da obra. A metodologia da pesquisa foi dividida em duas
etapas: análise visual e experimento. A primeira etapa baseou-se em conceitos
fundamentais da teoria da Gestalt para selecionar o corpus da pesquisa e em
conceitos da semiótica para a análise semântica da imagem gráfica. Foram
selecionadas quatro capas que atenderam aos seguintes critérios: (1) composições
monocromáticas, (2) alto grau de pregnância, (3) sem indicação do assunto do livro
por meio de imagens e/ou textos. Para o experimento, foram utilizados dois
questionários on-line, respondidos por dois grupos distintos de 100 adultos
alfabetizados cada. Para o Grupo A, os questionários continham imagens das capas
de livros em suas cores originais; enquanto o Grupo B observou imagens das
mesmas capas com as cores modificadas por meio de software. Após visualizarem
as imagens das capas, os participantes foram solicitados a indicar os assuntos
tratados nos livros e a informar o que influenciou sua escolha. Pela grande dispersão
observada nas respostas, foi verificado que o design das capas testadas gerou
ambiguidade na identificação da temática dos livros. Contudo, as diferenças
observadas nas respostas indicam ter ocorrido alguma influência de associações
simbólicas das cores na interpretação do assunto dos livros pelos potenciais leitores,
por ser a única variável entre os questionários. Foi possível concluir, no âmbito desta
pesquisa, que o uso da cor com aproximação ao campo semântico do tema se
mostrou relevante para a produção de sentidos relativos ao conteúdo da obra,
mediante visualização da capa. Os resultados indicam que a influência das cores
para a produção de sentidos pode variar de acordo com sua relação com os outros
elementos visuais e todo o contexto da composição gráfica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Comunicação Visual |
pt_BR |
dc.title |
A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-02-18 |
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dc.description.abstract |
This study is in the field of Information Design, and has book covers as object of
study analyzed from the perspective of color. Taking in account that for almost one
third of Brazilian readers the theme of the book is the main factor for its selection,
and that a significant amount of the readers choose a book by its cover, it should be
highlighted the importance of the book cover for identifying the subject of the book.
The colors may suggest meanings derived from cultural and social associations,
however, there is limited understanding concerning its interference in understanding
visual messages. This study is exploratory and aims to check if the color of the book
cover interferes in the identification of the subject of the book by the readers. The
research methodology was divided into two stages: visual analysis and experiment.
The first stage was based on fundamental concepts of Gestalt theory to select the
corpus of the research and in semiotics concepts for the semantic analysis of the
graphic image. Four covers were selected that met the following criteria: (1)
monochromatic compositions, (2) high degree of pregnancy, (3) without indication of
the subject of the book through images and / or texts. For the experiment, two online
questionnaires were used, answered by two different groups of 100 literate adults
each. For Group A, the questionnaires contained images of the book covers in their
original colors; while the Group B observed images of the same covers with the
colors modified by software. After viewing the cover images, the participants were
asked to indicate the subjects dealt with in the books and justifying their answers.
Due to the great dispersion observed in the responses, it was found that the design
of the tested covers generated ambiguity in identifying the thematic of the books.
However, the differences observed in the answers indicate that there was some
influence of symbolic associations of colors in the interpretation of the subject of the
books by the readers, since it is the only variable among the questionnaires. It was
possible to conclude, in the scope of this research, that the use of color with
approximation to the semantic field of the theme proved to be relevant for the
production of meanings related to the content of the work, through visualization of the
cover. The results indicate that the influence of colors for the production of meanings
may vary according to their relationship with other visual elements and the entire
context of the graphic composition. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12645 |
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dc.date.accessioned |
2020-03-26T16:52:01Z |
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dc.date.available |
2020-03-26 |
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dc.date.available |
2020-03-26T16:52:01Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Cores |
pt_BR |
dc.subject |
Colors |
pt_BR |
dc.subject |
Colores |
pt_BR |
dc.subject |
Capas de livros |
pt_BR |
dc.subject |
Cubiertas de libros |
pt_BR |
dc.subject |
Book Covers |
pt_BR |
dc.subject |
Comunicação visual |
pt_BR |
dc.subject |
Visual communication |
pt_BR |
dc.subject |
La comunicación visual |
pt_BR |
dc.subject |
Design da informação |
pt_BR |
dc.subject |
Diseño de la información |
pt_BR |
dc.subject |
Information design |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Yasmine Laíse Firmino de. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The influence of color on the interpretation of the message on monochrome book covers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Y. L. F. de. A influência da cor na interpretação da mensagem em capas monocromáticas de livros. 2020. 158 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciência e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020 |
pt_BR |