DSpace/Manakin Repository

Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos.

Mostrar registro simples

dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3181719341084970 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Eliane Cristina de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8032715047993974 pt_BR
dc.contributor.advisor2 FIGUEIREDO, Jorge César Abrantes de.
dc.contributor.advisor2ID FIGUEIREDO, J. C. A. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/1424808046858622 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTEIRO, João Arthur Brunet.
dc.contributor.referee2 BITTENCOURT, Roberto Almeida.
dc.description.resumo A legibilidade do programa é uma característica fundamental da qualidade de software. Portanto, fornecer feedback oportuno sobre a nomeação de identificadores pode ajudar a melhorar o treinamento de programadores novatos em educação de programação. De fato, vários estudos presentes na literatura da engenharia de software indicam que um código fonte que contém nomes bem escolhidos de identificadores é mais fácil de entender e menos propenso ao erro em tarefas de manutenção. Entretanto, devido aos inúmeros estudantes aprendendo a programar nos dias de hoje em cursos de programação, fornecer feedback manual sobre a qualidade dos nomes de identificadores torna-se proibitivo por causa da alta carga de trabalho imposta aos instrutores. Durante a pesquisa deste mestrado, nós propusemos um método inovador para gerar e fornecer feedback automático sobre a avaliação da adequação dos nomes de identificadores em contraste às verificações de convenções de nomenclatura. Nosso desafio foi fornecer a estudantes feedback elaborado e oportuno para ajudá-los a escolher nomes mais apropriados para denotar identificadores de seus códigos. Nós implementamos e avaliamos nossa proposta em um curso de programação introdutória. Inicialmente, investigamos e verificamos que é possível encontrar automaticamente nomes considerados inapropriados de identificadores de código, com a intenção de usar esta informação para gerar o feedback automático. Em sequência, nós investigamos e testemunhamos que podemos gerar e fornecer o feedback automático para estudantes, de modo a ajudá-los na escolha de nomes de identificadores de seus códigos de melhor qualidade. A principal contribuição desta pesquisa é que podemos fornecer o feedback automático para encorajar alunos a melhorar os nomes que eles escolhem para denotar identificadores de seus códigos. Com isso, poderemos ajudar estudantes a melhorar a nomeação dos identificadores e, em consequência, a legibilidade do seu programa, desde suas primeiras experiências de codificação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos. pt_BR
dc.date.issued 2019-11-25
dc.description.abstract Program readability is a fundamental tenet of software quality. Thus, providing timely feedback on identifier naming can help to improve novice programmer training in programming education. Indeed, several studies in software engineering literature indicate that a source code that contains well-chosen identifier names is easier to understand and less error-prone in maintenance tasks. However, due to the numerous students are learning to program nowadays in programming courses, providing manual feedback on identifier name quality become prohibitive due to the highest workload imposed on instructors. During this master research, we proposed an innovative method to generate and provide automated feedback on identifier name appropriateness assessment in contrast to the checking of naming conventions. Our challenge was to provide to students timely and elaborated feedback to help them to choose more appropriate names to denote their code identifiers. We implemented and evaluated our proposal in an introductory programming course. Firstly, we investigated and verified that it is possible to automatically find names considered to be inappropriate code identifiers, with the intent of using this information to generate automated feedback. In sequence, we investigated and witnessed that we can generate and give automated feedback to students so that we can help them to choose better quality code identifier names. The main contribution of this research is that we can provide automated feedback to students in order to encourage them to improve names chosen by them to denote their code identifiers. So, we can help students to improve identifier naming and, in consequence, their program readability, since their early coding experiences. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686
dc.date.accessioned 2020-04-06T18:48:10Z
dc.date.available 2020-04-06
dc.date.available 2020-04-06T18:48:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Educação em Ciência da Computação pt_BR
dc.subject Computer Science Education pt_BR
dc.subject Educación en informática pt_BR
dc.subject Ensino de Programação pt_BR
dc.subject Enseñanza de programación pt_BR
dc.subject Programming Teaching pt_BR
dc.subject Feedback Automático pt_BR
dc.subject Automatic Feedback pt_BR
dc.subject Retroalimentación automática pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NASCIMENTO, Marcos Antônio Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Feedback automation to improve the naming of student identifiers. pt_BR
dc.identifier.citation NASCIMENTO, M. A. S. Automação de feedback para melhorar a nomeação de identificadores de alunos. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Sistemas e Computação), Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12686 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta