dc.contributor.advisor1 |
MIKI, Adriana Fumi Chim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MIKI, A. F. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MARACAJÁ, Kettrin Farias Bem. |
|
dc.contributor.referee1ID |
MARACAJÁ, K. F. B. |
pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5398977630029480 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
MACHADO, Petruska de Araújo. |
|
dc.contributor.referee2ID |
MACHADO, P. A. |
pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo objetivou identificar a formação de redes de coopetição no setor de hospedagem, o
perfil usual dos hospedes e as estratégias utilizadas como meio de diferenciação. Os destinos
turísticos, quando criam redes para turismo de eventos, circuitos e rotas turísticas podem ser
analisados pela ótica da coopetição e, desta forma, produzir insights que contribuem a
compreensão e gerenciamento destes produtos turísticos. Do ponto de vista metodológico, é um
estudo de caso, se caracteriza como pesquisa exploratória descritiva e utiliza a abordagem
qualitativa, que se adequa a problemática e permite estudar casos empíricos de fenômenos
contemporâneos em seu contexto real. Para tanto, realizou-se um estudo de caso na cidade de
Areia, um dos municípios parceiros na rota turística Caminhos do Frio, no estado da Paraíba,
Brasil. Em termos de resultados, foi identificado que o comportamento no setor de hospedagem
da Areia, lócus do estudo, se fundamenta na coopetição, e baseia-se nos fatores chaves
destacados na literatura, como: os participantes visualizarem a existência de objetivo em
comum; estabelecimento de metas compartilhadas; interdependência entre os participantes;
complementariedade entre as organizações; existência de um organismo de coordenação
baseado em governança e co-empreendedorismo; cultura comum e valores compartilhados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
Diagnóstico do perfil e das estratégias de coopetição do setor de hospedagem na cidade de Areia, PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
This study aimed to identify the formation of coopetition networks in the hospitality sector, also
verify the guest profile and the strategies to differentiation. When tourism destinations create
networks for events, circuits, or tourism routes can be analyzed under the perspective of
coopetition and thus produce insights that contribute to understanding and management of
tourism products. It is a Case Study; thus, an exploratory-descriptive study and uses a
qualitative approach. In this way, it is an appropriate method for the problem that allows
empirical research cases of contemporary studies in their real context. A case study was carried
out on the Areia City, one of the partner's municipalities of Caminhos do Frio tourism route in
the state of Paraíba, Brazil. The results identified that the behavior of the hospitality sector in
Areia City is based on coopetition and presented the key factors highlighted in the literature,
such as participants visualize a common goal objective; setting shared goals; interdependence
among participants; complementarity among organizations; a coordination hub based on
governance and co-entrepreneurship; common culture and shared values. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12689 |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-06T20:35:01Z |
|
dc.date.available |
2020-04-06 |
|
dc.date.available |
2020-04-06T20:35:01Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Coopetição |
pt_BR |
dc.subject |
Hospedagem |
pt_BR |
dc.subject |
Estratégia |
pt_BR |
dc.subject |
Redes |
pt_BR |
dc.subject |
Circuitos turísticos |
pt_BR |
dc.subject |
Coopetition |
pt_BR |
dc.subject |
Hospitality |
pt_BR |
dc.subject |
Strategy |
pt_BR |
dc.subject |
Network |
pt_BR |
dc.subject |
Tourism circuits |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FELIX, Andrei Oliveira Faustino. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Diagnosis of the profile and coopetition strategies of the accommodation sector in the city of Areia, PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FELIX, Andrei Oliveira Faustino. Diagnóstico do perfil e das estratégias de coopetição do setor de hospedagem na cidade de Areia, PB. 2019. 32 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12689 |
pt_BR |