DSpace/Manakin Repository

Programa De Educação Tutorial (PET): aprendizagem baseada em trabalho na educação superior em administração.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0706121901160116 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Petruska Araújo.
dc.contributor.advisor1ID MACHADO, P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6865841533859571 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.advisor-co1ID MIKI, A. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes 6294505765908268 pt_BR
dc.description.resumo Para a garantia da empregabilidade no contexto atual faz-se necessário muito mais do que a conclusão do ensino superior. Dessa forma, o papel da universidade entra em foco para assegurar as condições de desenvolvimento de habilidades e competências de seus discentes. Assim, a presente pesquisa possui como objetivo analisar os reflexos na formação do administrador, através da metodologia de aprendizado ativo Work-based Learning no Programa de Educação Tutorial – PET. Foram verificadas as bases conceituais do aprendizado ativo WBL, assim como, a contextualização da atuação dos grupos PET de Administração no Brasil. A metodologia utilizada foi qualitativa descrita, e os dados foram tratados mediante estatística descritiva e análise de conteúdo com o auxílio do software NVivo 12. Os resultados indicam que a partir do momento em que os alunos são inseridos num ambiente, como o do Programa de Educação Tutorial, que proporciona a realização de atividades coordenadas e lideradas por eles, inicia-se o processo de desenvolvimento ou aprimoramento de habilidades e competências. Conclui-se então, a veracidade da responsabilidade dos grupos PET no desenvolvimento de seus alunos, através da validação da relação existente entre aprendizado ativo e as categorias de Work-based learning propostas em estudos de Fiedmann e Sprafke, nos Programas de Educação Tutorial (PET), as quais podem ser utilizadas para analisar e monitorar os resultados da ação petiana nos estudantes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Programa De Educação Tutorial (PET): aprendizagem baseada em trabalho na educação superior em administração. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract To guarantee employability in the current context much more is needed than the completion of higher education. In this way, the role of the university comes into focus to ensure the conditions of development of skills and competences of its students. Thus, the present research aims to analyze the reflexes in the training of the administrator, through the methodology of active learning Work-based Learning in the Program of Tutorial Education - PET . The conceptual bases of WBL active learning were verified, as well as the contextualisation of the performance of PET Administration groups in Brazil. The methodology used was described qualitatively, and the data were treated through descriptive statistics and content analysis with the aid of NVivo 12 software. The results indicate that once the students are inserted in an environment such as the Education Program Tutorial, which provides the accomplishment of activities coordinated and led by them, begins the process of development or improvement of skills and competences. We conclude that the PET groups are responsible for the development of their students by validating the relationship between active learning and the Workbased learning categories proposed in studies by Fiedmann and Sprafke, in the Tutorial Education Programs (PET ), which can be used to analyze and monitor the results of the student's petition. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12697
dc.date.accessioned 2020-04-06T21:43:24Z
dc.date.available 2020-04-06
dc.date.available 2020-04-06T21:43:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Programa de Educação Tutorial pt_BR
dc.subject Aprendizado ativo pt_BR
dc.subject Worked-based learning pt_BR
dc.subject Empoderamento socioestrutural pt_BR
dc.subject Empoderamento psicológico pt_BR
dc.subject Tutorial Education Program pt_BR
dc.subject Active learning pt_BR
dc.subject Worked-based learning pt_BR
dc.subject Sociostructural empowerment pt_BR
dc.subject Psychological empowerment. pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ewelly Suany Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Tutorial Education Program (PET): work-based learning in higher education in administration. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ewelly Suany Cavalcante. Programa De Educação Tutorial (PET): aprendizagem baseada em trabalho na educação superior em administração. 2019. 29 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12697 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta