DSpace/Manakin Repository

Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID COSTA, F. C. J. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9102779210147668 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Monalisa Vasconcelos Ernesto.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, M.V. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0135732700428970 pt_BR
dc.description.resumo A criatividade é considerada um fenômeno complexo e multidimensional. Na educação, a criatividade é apontada como um dos eixos que norteiam a relação entre o ensino e a aprendizagem. Nesse contexto, o professor desponta como um elemento facilitador do desenvolvimento da expressão criativa do aluno. Desse modo, tendo em vista a importância da criatividade na educação, para formar profissionais mais criativos, críticos e colaborativos, o objetivo deste trabalho foi diagnosticar a percepção de docentes e discentes do Curso de Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. A metodologia utilizada foi definida a partir de uma abordagem quantitativa-qualitativa do tipo descritiva, envolvendo 13 professores e 152 estudantes do referido curso. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o Inventário de Práticas Docentes que Favorecem a Criatividade no Ensino Superior, além de uma questão aberta contemplando o currículo teórico e prático do Curso de Administração e um checklist preenchido apenas pelos docentes indicando as possíveis barreiras à promoção da criatividade em sala de aula. Os resultados da pesquisa apontaram para o predomínio de uma cultura de aprendizagem limitadora à expressão criativa do aluno, pela falta do confronto da teoria com a prática, resultando na dificuldade de desenvolver a autonomia do seu potencial criativo. Conclui-se que existe a necessidade da instituição avaliada diversificar suas estratégias de ensino, promovendo capacitações do corpo docente, em metodologias ativas, e ofertando atividades diversificadas e projetos interdisciplinares para seus alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract Creativity is considered a complex and multidimensional phenomenon. In education, creativity is pointed as one of the axes that guide the relationship between teaching and learning. In this context, the teacher emerges as an element that facilitates the development of the creative expression of the student. Thus, in view of the importance of creativity in education, to train more creative, critical and collaborative professionals, the objective of this work was to diagnose the perception of teachers and students of the Administration Course in relation to the development of creativity in the classroom. The methodology used was defined based on a quantitative-qualitative approach of the descriptive type, involving 13 teachers and 152 students of this course. The Inventory of Teaching Practices that favor Creativity in Higher Education was used as an instrument of data collection, besides an open question contemplating the theoretical and practical curriculum of the Administration Course and a checklist filled only by the teachers indicating the possible barriers to the promotion of creativity in the classroom. The research results pointed out the predominance of a culture of limiting learning to the creative expression of the student, due to the lack of confrontation between theory and practice, resulting in the difficulty of developing the autonomy of their creative potential. It is concluded that there is a need for the evaluated institution to diversify its teaching strategies, promoting faculty capacities, active methodologies, and offering diversified activities and interdisciplinary projects for its students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698
dc.date.accessioned 2020-04-07T13:18:16Z
dc.date.available 2020-04-07
dc.date.available 2020-04-07T13:18:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Práticas docentes pt_BR
dc.subject Administração pt_BR
dc.subject Creativity pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.subject Administration pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Fágner Carlos José.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Diagnosis of the perception of professors and students of the Administration Course in relation to the development of creativity in the classroom. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Fágner Carlos José. Diagnóstico da percepção dos docentes e discentes do Curso De Administração em relação ao desenvolvimento da criatividade em sala de aula. 2019. 23 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12698 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta