dc.creator.ID |
TRIGUEIRO, M. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5647270713321123 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
AGUIAR, Edvan Cruz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AGUIAR, E.C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este artigo investiga o papel da similaridade percebida nas atitudes do consumidor para com
os outros clientes, o varejista e sua experiência de compra, em barbearias conceito localizadas
em Campina Grande/PB. A partir da literatura teórica sobre o comportamento do consumidor
no varejo, em especial à dimensão social do ambiente varejista, foi realizada uma pesquisa
quantitativa de caráter descritivo. Foi adotado o método survey, obtendo respostas de 175
clientes. Para fins de análise, foi feito uso de estatísticas descritivas (medidas de tendência
central e de dispersão) e inferenciais (análise fatorial exploratória, correlação e mediação). Os
resultados evidenciaram associações positivas entre a similaridade e os demais construtos
envolvidos no estudo (imagem do varejista, interação social e satisfação). Logo, percebeu-se
que as atitudes individuais do consumidor para com os demais clientes contribuem para
melhorar a interação entre os consumidores, a satisfação com a experiência de consumo e o
fortalecimento da imagem do varejista. O estudo traz contribuições para gestores e
acadêmicos ao reiterar a relevância que a presença social assume no varejo de serviços,
sobretudo em ambientes onde os produtos são ofertados e consumidos corresponde a um
diferencial, como no caso das barbearias conceito. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração |
pt_BR |
dc.title |
O papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019 |
|
dc.description.abstract |
This article investigates the role of perceived similarity in consumer attitudes towards other
customers, the retailer and their shopping experience, in barbershops located in Campina
Grande / PB. Based on literature review on consumer behavior in retail environment,
especially to the social dimension of the retail environment, especially regarding to social
dimension a quantitative research was conducted. The survey method was adopted, obtaining
responses from 175 clients. The analysis involved use of descriptive statistics (measures of
central tendency and dispersion) and inferential (exploratory factor analysis, correlation and
mediation). The results showed positive associations between similarity and the other
constructs involved in the study (store, social interaction and satisfaction). Therefore, it was
noticed that individual attitudes towards the other customers contribute to improve the social
interaction, shopping experience satisfaction and strengthening the retailer image. The study
brings contributions to managers and scholars by reiterating the relevance that social presence
assumes in retail services, especially in environments where products are offered and
consumed corresponds to a differential, as in the case of barbershops. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739 |
|
dc.date.accessioned |
2020-04-13T17:48:29Z |
|
dc.date.available |
2020-03-13 |
|
dc.date.available |
2020-04-13T17:48:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Similaridade percebida |
pt_BR |
dc.subject |
Interação social |
pt_BR |
dc.subject |
Barbearias conceito |
pt_BR |
dc.subject |
Comportamento do consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
Perceived similarity |
pt_BR |
dc.subject |
Social interaction |
pt_BR |
dc.subject |
Barbershops |
pt_BR |
dc.subject |
Consumer behavior |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
TRIGUEIRO, Matheus Lôbo. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The role of perceived similarity in consumer behavior: a study in concept barbershops. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
TRIGUEIRO, Matheus Lôbo. O papel da similaridade percebida no comportamento do consumidor: um estudo em barbearias conceito. 2019. 29 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12739 |
pt_BR |