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“Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015).

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dc.creator.ID SILVA, A. D. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1256164090367741 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MENESES, Joedna Reis de.
dc.contributor.advisor1ID MENESES, J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9425453622434049 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Sônia Maria de Meneses.
dc.contributor.referee2 SANTOS JUNIOR, Azemar Soares dos.
dc.contributor.referee3 ANDRADE, Vivian Gaudino de.
dc.contributor.referee4 MELO, Francisco Egberto.
dc.description.resumo Esta dissertação analisa um conjunto de novas linguagens, conceitos, tecnologias e narrativas que advêm das ferramentas audiovisuais produzidas pelos discentes e docentes supervisores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID-URCA-CE (2014-2015). A meta será a de compreender como esses produtos operam e lidam com as demandas oriundas do ensino de História na atualidade. Desta forma, produzir, inserir e incorporar as fontes históricas fílmicas pibidianas no espaço escolar por sujeitos, em suas “relações cotidianas” de aprendizado proporciona uma reflexão de como o profissional da educação consegue “burlar” as dimensões da história, ensinadas no viés formal das salas de aula. Com novas propostas educacionais, como produção de documentários, destacando as subjetividades desses sujeitos em suas produções pibidianas e concomitantemente suas contribuições em ousar, propondo uma narrativa diferenciada sobre o passado a partir de documentários. Assim, para refletir tais questões lançaremos mão da contribuição de Certeau (1994), com os conceitos de “tática, estratégia, lugar, espaço e homem ordinário”, e concomitantemente delinearemos a “Operação historiográfica” proposta por Certeau (2002) a partir dos filmes pibidianos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). pt_BR
dc.date.issued 2019-08-23
dc.description.abstract This dissertation analyzes a set of new languages, concepts, technologies and narratives which come from the audiovisual tools produced by the students supervised by Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência- PIBID-URCA-CE (2014-2015). Our goal is to comprehend how these products work and deal with demands generated by the teaching of history in the present. Thus, producing, insert in gand incorporating the visual historical sources of school space by subjects in their "every day relations" of learning brings to us a reflection on how the professional of education manages to "work around" the dimensions of history taught by formal biased classrooms with new educational proposals, like movie production, noticing the particularities of these people in their productions and also their contributions in daring to propose a different iated narrative about the past through movies. Then, to reflect about such questions we will use the contributions of Certeau (1994), with the concepts of "tactic, strategy, and the ordinary men", and also out line the "Historio graphical operation" proposed by Certeau (2002) throught he production of these movies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741
dc.date.accessioned 2020-04-14T12:06:06Z
dc.date.available 2020-04-14
dc.date.available 2020-04-14T12:06:06Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de História pt_BR
dc.subject History Teaching pt_BR
dc.subject Enseñanza de la Historia pt_BR
dc.subject Filmes Pibidianos pt_BR
dc.subject Películas de Pibidian pt_BR
dc.subject Pibidian Films pt_BR
dc.subject Lugar Social pt_BR
dc.subject Social Place pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Amannda Dativa de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “A historiographic operation” in the classroom: audiovisual productions of the institutional program of teaching initiation scholarships - PIBID of the degree course in history of the regional university of Cariri / URCA-CE (2014-2015). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, A. D. de M. “Uma operação historiográfica” em sala de aula: produções audiovisuais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do curso de licenciatura em História da Universidade Regional do Cariri/URCA-CE (2014-2015). 2019. 127 f. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12741 pt_BR


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