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Competitividade turística sob a perspectiva da sociedade: uma nova fronteira.

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dc.creator.ID BARBOSA, A. P. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5867577587607691 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIKI, Adriana Fumi Chim.
dc.contributor.advisor1ID MIKI, A. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6294505765908268 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOREIRA, Vinicius Farias.
dc.contributor.referee2 RUIZ, Thays Cristina Domareski.
dc.description.resumo O objetivo desta pesquisa foi propor e validar um conceito e determinantes para a Competitividade Turística sob a Perspectiva da Sociedade (Tourism Competitiveness from the Society’s perspective - TCS). A pesquisa se insere como uma nova fronteira nos estudos turísticos que inclui os preceitos da gestão social na gestão de destinos turísticos, possibilitando atender ao verdadeiro fim da competitividade turística. É uma dissertação de mestrado elaborada em modelo de quatro artigos científicos que se entrelaçam e se complementam na direção de uma proposta original ao campo de estudo, portanto, diversas metodologias foram adotadas nesta pesquisa exploratória de corte qualitativo e quantitativo. Para a elaboração do conceito e modelo de Competitividade Turística sob a Perspectiva da Sociedade foram executadas duas meta-análises dos conceitos bases desta proposta: competitividade turística e gestão social. As meta-análises utilizaram as técnicas de análise de co-palavras, de conteúdo, e consenso com base no Índice Kappa. Um terceiro estudo realizou a análise de redes bibliométricas e utilizou a técnica de redes sociais com apoio do software VOSviewer permitindo analisar o status do campo competitividade turística e subsidiar uma proposta do avanço. Os resultados foram distribuídos em três artigos que formaram a revisão teórica desta dissertação. A partir destes artigos iniciais foi gerada a proposta de modelo e validado através do método Delphi com um painel internacional de 31 especialistas no tema. O estudo final validou o conceito, determinantes e variáveis para a Competitividade Turística sob a Perspectiva da Sociedade, tendo reduzido o modelo proposto de 65 para 42 variáveis. Entre as contribuições do estudo, se destaca a reconfiguração da competitividade turística para a inclusão da vertente social e a contribuição para os campos científicos do turismo e da gestão social com um modelo que pode se traduzir em uma ferramenta de gestão, reduzindo o grau de abstração da aplicação da gestão social aos territórios. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.subject.cnpq Turismo pt_BR
dc.title Competitividade turística sob a perspectiva da sociedade: uma nova fronteira. pt_BR
dc.date.issued 2020-01-27
dc.description.abstract This research aimed to propose and validate a concept and determinants for the Tourism Competitiveness from the Society's perspective (TCS), as a new frontier on the tourism field that includes the Social Management approach into the tourism destination management, enabling to meet the true goal of tourism competitiveness. It is a dissertation of a Master Degree that was developed in the model of scientific papers connected and complementaries to offer an original proposal to the study field. Therefore, many methodologies have been adopted in this exploratory qualitative and quantitative research. In order to elaborate on the concept of Tourism Competitiveness from the perspective of society two meta-analyses of the main concepts of this proposal, i.e., tourism competitiveness and social management were performed. Also, a bibliometric analysis of tourism competitiveness was executed. The meta-analysis used the co-words analysis, content and consensus technique based on the Cohen’s Kappa Index. The bibliometric analysis used the social network technique supported by the VOSviewer software to analyze the field status and subsidize the theoretical proposal. The results were distributed in three papers to present the theoretical contributions of this dissertation. From these initial papers, a model to Tourism Competitiveness from the Society's perspective (TCS) was validated based on the Delphi Method through an international panel of 31 experts on the subject. The final result validated the concept, determinants, and variables for the Tourism Competitiveness from The Perspective of Society. The expert panel reduced the variables from 65 to 42. Among the contributions of this study, it highlights the reconfiguration of tourism competitiveness to include the social branch. Also, the findings contribute tourism and social management because offer a model to use as a management tool, reducing the abstraction degree of social management perspective to apply in the territories. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12748
dc.date.accessioned 2020-04-16T11:18:42Z
dc.date.available 2020-04-16
dc.date.available 2020-04-16T11:18:42Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Competitividade turística pt_BR
dc.subject Touristic competitiveness pt_BR
dc.subject Competitividad turística pt_BR
dc.subject Modelo de gestão social pt_BR
dc.subject Modelo de gestión social pt_BR
dc.subject Social management model pt_BR
dc.subject Perspectiva da sociedade pt_BR
dc.subject Society perspective pt_BR
dc.subject Perspectiva de la sociedad pt_BR
dc.subject Método Delphi pt_BR
dc.subject Delphi Method pt_BR
dc.subject Nova fronteira pt_BR
dc.subject New frontier pt_BR
dc.subject Nueva frontera pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Amanda de Paula Aguiar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Tourism competitiveness from the perspective of society: a new frontier. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, A. de P. A. COMPETITIVIDADE TURÍSTICA SOB A PERSPECTIVA DA SOCIEDADE: uma nova fronteira. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12748 pt_BR


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