DSpace/Manakin Repository

Desejo de status e benefícios autoexpressivos no comportamento de consumo verde.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID POLICARPO, M. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2227600635960824 pt_BR
dc.contributor.advisor1 AGUIAR, Edvan Cruz.
dc.contributor.advisor1ID AGUIAR, E.C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1131661295484485 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Verônica Macário de.
dc.contributor.referee2 COSTA, Marconi Freitas da.
dc.description.resumo Esta dissertação objetivou investigar como preocupação ambiental, benefícios autoexpressivos e desejo de status influenciam comportamentos de consumo verde. Baseado na Teoria da Ação Racional e na Teoria da Sinalização Onerosa foram desenvolvidos três artigos. O primeiro correspondeu à aplicação de um survey e uso de modelagem de equações estruturais que se propôs a analisar de que forma a preocupação ambiental se relaciona com os benefícios autoexpressivos na compra de produtos verdes, considerando normas subjetivas enquanto seus antecedentes. O segundo e o terceiro corresponderam a pesquisas de delineamento experimental que se propuseram a verificar o efeito do desejo de status, do preço do produto e da interação entre estes fatores no comportamento de compra verde. Os resultados evidenciaram que: preocupação ambiental se caracteriza como uma variável antecedente aos benefícios autoexpressivos, e que este por sua vez se mostra com variável mediadora da relação com valor percebido e intenção de compra; desejo de status aumenta a propensão dos consumidores a apresentaram percepções, atitudes e comportamentos mais favoráveis à compra de produtos verdes, sobretudo quando eles são mais caros, em razão do preço contribuir para a sinalização de acesso a recursos e preocupação ambiental. A dissertação contribui para melhor compreender como aspectos sociais, para além dos econômicos e ambientais, exercem influência sobre as decisões de compra de produtos verde. Entende-se que a promoção do consumo verde não deve se concentrar apenas nas características deste tipo de produto, mas também nos atributos sociais que envolvam visibilidade, status e a pró-socialidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração pt_BR
dc.title Desejo de status e benefícios autoexpressivos no comportamento de consumo verde. pt_BR
dc.date.issued 2020-01-27
dc.description.abstract This dissertation aimed to investigate how environmental concern, self-expressive benefits and desire for status influence green consumption behaviors. Based on Rational Action Theory and Onerous Signaling Theory three articles were developed. The first corresponded to the application of a survey that aimed to analyze how environmental concern relates to selfexpressive benefits in the purchase of green products, considering subjective norms as their antecedents. The second and third corresponded to experimental design research that aimed to verify the effect of the desire for status, the price of the product and the interaction between these factors on green buying behavior. The results showed that: environmental concern is characterized as an antecedent variable to self-expressive benefits, and this, in turn, shows itself as a mediator variable of the relationship with perceived value and purchase intention; The desire for status increases the propensity of consumers to show more favorable perceptions, attitudes, and behaviors when buying green products, especially when they are more expensive, because of the price contribute to signaling access to resources and environmental concern. The dissertation contributes to a better understanding of how social aspects, besides the economic and environmental aspects, influence the purchase decisions of green products. It is understood that the promotion of green consumption should not only focus on the characteristics of this type of product, but also on the social attributes that involve visibility, status, and pro-sociality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12751
dc.date.accessioned 2020-04-16T13:52:39Z
dc.date.available 2020-04-16
dc.date.available 2020-04-16T13:52:39Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Comportamento de consumo pt_BR
dc.subject Consumption behavior pt_BR
dc.subject Comportamiento de consumo pt_BR
dc.subject Consumo verde pt_BR
dc.subject Green consumption pt_BR
dc.subject Status pt_BR
dc.subject Estado pt_BR
dc.subject Teoria da ação racional pt_BR
dc.subject Teoría de la acción racional. pt_BR
dc.subject Theory of rational action pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator POLICARPO, Manoela Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Desire for self-expressive status and benefits in green consumption behavior. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation POLICARPO, M. C. Desejo de status e benefícios autoexpressivos no comportamento de consumo verde. 2020. 126 f. Dissertação (Mestrado em Administração), Programa de Pós-Graduação em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12751 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta