DSpace/Manakin Repository

Educação empreendedora e inovação social: evidências na Universidade Federal de Campina Grande.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS JÚNIOR, P. S.
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Sídia Fonseca.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, S. F.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5171426101099057 pt_BR
dc.description.resumo Segundo dados do Global Entrepreneurship Monitor (GEM Brasil, 2018), o Brasil tem um enorme potencial empreendedor, visto que, em um grupo de 11 países, o Brasil é o segundo mais empreendedor e, no grupo de 49 países, o Brasil se encontra em décimo. Sabe-se ainda que em cada cinco brasileiros adultos, dois são empreendedores. Considerando esse cenário, este estudo buscou descrever as ações praticadas na Universidade Federal de Campina Grande, no âmbito do Curso de Administração do Centro de Humanidades, visando o desenvolvimento da educação empreendedora, com ênfase no empreendedorismo e na inovação social. Como defendem Filion e Laferté (2003), o empreendedorismo é à base da criação de riqueza em uma sociedade e tem como principal recurso o potencial humano. Dentro desse potencial humano, a inovação é uma ferramenta que, conforme Drucker (1986, p. 25), é uma ferramenta especifica do empreendedor. Este artigo discorre sobre uma pesquisa descritiva, apoiada em um estudo de caso. A pesquisa teve como base informações fornecidas pela Coordenação do curso de Administração a respeito das ações ali praticadas e, em seguida, questionários que foram aplicados aos alunos concluintes do referido Curso. Os resultados mostram que as ações existem, mas os alunos consideram que conhecem pouco e revelam que, quando as conhecem, acham inacessíveis, deixando em aberto a necessidade de disseminar as práticas voltadas para a educação empreendedora para todo o corpo discente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Educação empreendedora e inovação social: evidências na Universidade Federal de Campina Grande. pt_BR
dc.date.issued 2019
dc.description.abstract According to data from the Global Entrepreneurship Monitor (GEM Brazil, 2018), Brazil has enormous entrepreneurial potential, as in a group of 11 countries, Brazil is the second most entrepreneurial and no group of 49 countries, or Brazil is located at tenth. It is also known that in five adult Brazilians, two are entrepreneurs. In this scenario, this study sought to describe how actions taken at the Federal University of Campina Grande, within the Humanities Center's Management Course, monitor the development of entrepreneurial education, with emphasis on entrepreneurship and social innovation. As Filion and Laferté (2003) argue, entrepreneurship is the basis of wealth creation in a society and its main resource is human potential. Within this human potential, an innovation is a tool that, according to Drucker (1986, p. 25), is a specific tool for the entrepreneur. This paper describes a descriptive research, supported by a case study. A survey was based on information provided by the Coordination of the Administration course and respect to the actions taken and then questionnaires that were heard to the students who completed the course. The results are shown as existing actions, but students consider that they know little and reveal, when they do, find it inaccessible, leaving open the need to disseminate as practices aimed at entrepreneurial education for the entire student body. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12759
dc.date.accessioned 2020-04-22T17:24:52Z
dc.date.available 2020-04-21
dc.date.available 2020-04-22T17:24:52Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação empreendedora pt_BR
dc.subject Inovação pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Entrepreneurial Education pt_BR
dc.subject Innovation pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS JÚNIOR, Paulo Sergio.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Entrepreneurial education and social innovation: evidence at the Federal University of Campina Grande. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS JÚNIOR, Paulo Sergio. Educação empreendedora e inovação social: evidências na Universidade Federal de Campina Grande. 2019. 49 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12759 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta