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A educação inclusiva na perspectiva da efetivação de direitos: um olhar para o ensino de base na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (Cajazeiras/PB).

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dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Larissa Sousa.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, L. S.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8953727963162833 pt_BR
dc.contributor.referee1 AQUINO, Jefferson Fernandes de.
dc.contributor.referee1Lattes http://lattes.cnpq.br/8043124307817053 pt_BR
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Glaucia Maria de Oliveira.
dc.contributor.referee2Lattes http://lattes.cnpq.br/9844914216738833 pt_BR
dc.description.resumo Há muito se debate no Brasil acerca da educação inclusiva. Essa discussão toma um fôlego relevante no ano de 2008, quando se é lançada a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, com enfoque na questão da inclusão nas escolas brasileiras. A educação de pessoas com deficiência foi cercada, por muito tempo, de muitos entraves, a saber da própria exclusão desses indivíduos, quando temos a criação de institutos específicos para tratamento e educação dessas pessoas, sem considerar a importância da socialização e autonomia. E, embora se registrem avanços nesta área, o público com deficiência ainda sente a dificuldade na inclusão, tendo em vista a falta de uma formação para os professores de base que lidam com essas demandas diariamente, o próprio medo por parte dos docentes em trabalhar com esse público, a precariedade do sistema público de ensino, enfatizada pela ausência da estrutura física de muitos ambientes escolares, a falta de profissionais da área do Atendimento Educacional Especializado, entre outros. Nesse sentido, foi realizada pesquisa de campo a partir de instrumentos como questionários, observação direta e pesquisa documental. Esta pesquisa apresenta caráter quanti-qualitativo tecendo análises a partir do materialismo históricodialético, foca nos desafios que a inclusão por parte do público com deficiência percorreu e percorre, com uma aproximação e olhar para o ensino de base público na Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Moisés Coêlho, na cidade de Cajazeiras-PB. Para melhor compreender o processo de inclusão, pelo viés pedagógico, esta pesquisa utilizou-se de bases legais e se pautou sobretudo nas discussões de Badaque (2015), Filgueira (2013), Mantoan (2006), entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Serviço Social pt_BR
dc.title A educação inclusiva na perspectiva da efetivação de direitos: um olhar para o ensino de base na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (Cajazeiras/PB). pt_BR
dc.date.issued 2018-03-13
dc.description.abstract There is much debate in Brazil about inclusive education. This discussion takes a significant breath in the year 2008, when the National Policy on Special Education is launched in the perspective of Inclusive Education, focusing on the issue of inclusion in Brazilian schools. The education of people with disabilities has long been surrounded by many obstacles, namely the exclusion of these individuals, when we have the creation of specific institutes for the treatment and education of these people, without considering the importance of socialization and autonomy. And while progress is being made in this area, the disabled public still feels the difficulty in inclusion, given the lack of training for grassroots teachers who deal with these demands on a daily basis, teachers' own fear of working with this public, the precariousness of the public education system, emphasized by the absence of the physical structure of many school environments, the lack of professionals in the area of Specialized Educational Assistance, among others. In this sense, field research was carried out using instruments such as questionnaires, direct observation and documentary research. This research presents quantitative-qualitative character weaving analyzes from the historical-dialectical materialism, focuses on the challenges that the inclusion by the disabled public traveled and goes, with an approach and look at the public-based teaching in the State School of Elementary Education Bishop Moisés Coêlho, in the city of Cajazeiras-PB. In order to better understand the inclusion process, through the pedagogical bias, this research was based on legal bases and focused mainly on the discussions of Badaque (2015), Filgueira (2013), Mantoan (2006), among others. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12782
dc.date.accessioned 2020-05-04T16:53:11Z
dc.date.available 2020-05-04
dc.date.available 2020-05-04T16:53:11Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Direitos Sociais pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Pessoas com Deficiência pt_BR
dc.subject Inclusive Education pt_BR
dc.subject Social Rights pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Disabled People pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AQUINO, Maria Natalia Fernandes de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Inclusive education from the perspective of rights: a look at basic education at the State School Dom Moises Coelho (Cajazeiras / PB). pt_BR
dc.identifier.citation AQUINO, Maria Natalia Fernandes de. A educação inclusiva na perspectiva da efetivação de direitos: um olhar para o ensino de base na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (Cajazeiras/PB). 2018. Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa/PB - Brasil, 2018. pt_BR


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