dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Larissa Sousa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, L. S. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8953727963162833 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
AQUINO, Jefferson Fernandes de. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8043124307817053 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Glaucia Maria de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9844914216738833 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Há muito se debate no Brasil acerca da educação inclusiva. Essa discussão toma um fôlego
relevante no ano de 2008, quando se é lançada a Política Nacional de Educação Especial na
Perspectiva da Educação Inclusiva, com enfoque na questão da inclusão nas escolas brasileiras.
A educação de pessoas com deficiência foi cercada, por muito tempo, de muitos entraves, a
saber da própria exclusão desses indivíduos, quando temos a criação de institutos específicos
para tratamento e educação dessas pessoas, sem considerar a importância da socialização e
autonomia. E, embora se registrem avanços nesta área, o público com deficiência ainda sente a
dificuldade na inclusão, tendo em vista a falta de uma formação para os professores de base que
lidam com essas demandas diariamente, o próprio medo por parte dos docentes em trabalhar
com esse público, a precariedade do sistema público de ensino, enfatizada pela ausência da
estrutura física de muitos ambientes escolares, a falta de profissionais da área do Atendimento
Educacional Especializado, entre outros. Nesse sentido, foi realizada pesquisa de campo a partir
de instrumentos como questionários, observação direta e pesquisa documental. Esta pesquisa
apresenta caráter quanti-qualitativo tecendo análises a partir do materialismo históricodialético,
foca nos desafios que a inclusão por parte do público com deficiência percorreu e
percorre, com uma aproximação e olhar para o ensino de base público na Escola Estadual de
Ensino Fundamental Dom Moisés Coêlho, na cidade de Cajazeiras-PB. Para melhor
compreender o processo de inclusão, pelo viés pedagógico, esta pesquisa utilizou-se de bases
legais e se pautou sobretudo nas discussões de Badaque (2015), Filgueira (2013), Mantoan
(2006), entre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.title |
A educação inclusiva na perspectiva da efetivação de direitos: um olhar para o ensino de base na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (Cajazeiras/PB). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-13 |
|
dc.description.abstract |
There is much debate in Brazil about inclusive education. This discussion takes a significant
breath in the year 2008, when the National Policy on Special Education is launched in the
perspective of Inclusive Education, focusing on the issue of inclusion in Brazilian schools. The
education of people with disabilities has long been surrounded by many obstacles, namely the
exclusion of these individuals, when we have the creation of specific institutes for the treatment
and education of these people, without considering the importance of socialization and
autonomy. And while progress is being made in this area, the disabled public still feels the
difficulty in inclusion, given the lack of training for grassroots teachers who deal with these
demands on a daily basis, teachers' own fear of working with this public, the precariousness of
the public education system, emphasized by the absence of the physical structure of many
school environments, the lack of professionals in the area of Specialized Educational
Assistance, among others. In this sense, field research was carried out using instruments such
as questionnaires, direct observation and documentary research. This research presents
quantitative-qualitative character weaving analyzes from the historical-dialectical materialism,
focuses on the challenges that the inclusion by the disabled public traveled and goes, with an
approach and look at the public-based teaching in the State School of Elementary Education
Bishop Moisés Coêlho, in the city of Cajazeiras-PB. In order to better understand the inclusion
process, through the pedagogical bias, this research was based on legal bases and focused
mainly on the discussions of Badaque (2015), Filgueira (2013), Mantoan (2006), among others. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12782 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-04T16:53:11Z |
|
dc.date.available |
2020-05-04 |
|
dc.date.available |
2020-05-04T16:53:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Direitos Sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Pessoas com Deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject |
Social Rights |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Disabled People |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
AQUINO, Maria Natalia Fernandes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Inclusive education from the perspective of rights: a look at basic education at the State School Dom Moises Coelho (Cajazeiras / PB). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
AQUINO, Maria Natalia Fernandes de.
A educação inclusiva na perspectiva da efetivação de direitos: um olhar para o ensino de base na Escola Estadual Dom Moisés Coelho (Cajazeiras/PB). 2018. Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa/PB - Brasil, 2018. |
pt_BR |