dc.creator.ID |
SOUSA, R. T. V. |
|
dc.contributor.advisor1 |
GONÇALVES, André de Menezes, |
|
dc.contributor.advisor1ID |
GONÇALVES, A. M. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6784916087407854 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Mayéwe Elyênia Alves dos. |
|
dc.contributor.referee1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5755363155827631 |
pt_BR |
dc.contributor.referee2 |
CARVALHO, Gláucia Maria de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9844914216738833 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho consiste em compreender as particularidades da formação profissional
do/a discente trabalhador/a do curso de Serviço Social no âmbito da Universidade Federal
de Campina Grande (UFCG), campus Sousa – PB, analisando se esta possibilita a
permanência desses/as discentes no referido curso, bem como a participação nas
atividades extra sala de aula de ensino, pesquisa, extensão e no estágio curricular
supervisionado. A investigação é baseada no método crítico-dialético, utilizando-se da
pesquisa bibliográfica de caráter exploratório e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram
os/as docentes e os/as discentes trabalhadores/as do Curso de Serviço Social da citada
Instituição. A análise deste trabalho busca uma maior compreensão acerca do processo de
privatização e mercantilização do ensino superior na contemporaneidade, devido à ofensiva
neoliberal, rebatendo na formação profissional em Serviço Social para a consolidação do
Projeto Profissional resguardado pelas Diretrizes Curriculares da Associação Brasileira de
Ensino e Pesquisa em Serviço Social – ABEPSS. Mediante isto, verifica-se que essa
problemática, na dinâmica da UFCG, impõe uma série de desafios à formação profissional
do/a discente trabalhador/a, tendo em vista a falta de organização da Política de Assistência
Estudantil em relação às demandas e à forma como a Universidade está estruturada para o
recebimento e acompanhamento dos/as estudantes ao longo do processo de formação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Serviço Social |
pt_BR |
dc.title |
Formação profissional em Serviço Social do/a discente trabalhador/a: particularidades da UFCG Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-25 |
|
dc.description.abstract |
This present work it‟s about the understanding of the vocational issues in the training of the
student worker of the Social Service course at the Federal University of Campina Grande in
Sousa - PB campus, having the objective to analyze if this makes possible the permanence
of these students in said course, as well as participation in extra classroom teaching, also
research, extension and supervised curricular internship activities. The research is based on
the critical-dialectical method, using exploratory bibliographical research. The subjects of the
research were the teachers and the student workers of the Social Service course of the
mentioned Institution. The analysis of this work seeks a greater understanding about the
process of privatization and mercantilization of higher education in contemporary times, due
to the neoliberal offensive, rebating in the professional formation in Social Service, for the
consolidation of the Professional Project protected by the Curricular Guidelines of the
Brazilian Association of Education and Research in Social Service. Therefore, it‟s verified
that the problem in the dynamics of the UFCG, imposes a series of challenges to the
vocational training of the student worker, in view of the lack of organization of the Student
Assistance Policy in relation to the demands and how the University is structured to receive
and follow the students throughout the training process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12783 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-04T17:17:24Z |
|
dc.date.available |
2020-05-04 |
|
dc.date.available |
2020-05-04T17:17:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Expansão do Ensino Superior |
pt_BR |
dc.subject |
Formação Profissional em Serviço Social |
pt_BR |
dc.subject |
Discente Trabalhador/a |
pt_BR |
dc.subject |
High School Expansion |
pt_BR |
dc.subject |
High professional performer in Social Service work |
pt_BR |
dc.subject |
Worker Student |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Raênia Thaís Virgínio de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Professional training in Social Work of the student worker: particularities of UFCG Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Professional training in Social Work of the student worker: particularities of UFCG Campus Sousa. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Raênia Thaís Virgínio de. Formação profissional em Serviço Social do/a discente trabalhador/a: particularidades da UFCG Campus Sousa. 2018. Monografia (Curso de Graduação em Serviço Social) Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande, Sousa/PB - Brasil, 2018. |
pt_BR |