dc.creator.ID |
OLIVEIRA, M. W. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2256340841025062 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Rosilene Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
ROLIM, Nosâgela Maria. |
|
dc.description.resumo |
Preservar a memoria dos fatos, dos comportamentos, das pessoas, das ideiais e uma
pratica da tradicao cultural que e portadora de referencias a identidade, acao e heran^a
resguardada de diferentes grupos da sociedade. O reconhecimento e valorizacao dos
patrimonios imateriais tern como objetivo manter o registro da memoria de bens
culturais e de sua trajetoria, com intuito de preserva-los para geracoes futuras.
Corroborando dessa ideia, buscamos analisar neste trabalho a atuacao da Irmandade do
Rosario, Congos, Pontoes e Reisados, quais processos dinamicos formaram suas
identidades afrodescendente no interior do sertao da Paraiba. As irmandades sao
institui96es religiosas que, para funcionar precisavam da autoriza9ao do Estado e da
Igreja. Seus integrantes apresentavam na Assembleia Legislativa Provincial um
documento, denominado de Ordem de Compromisso, onde descreviam o estatuto e as
inten9oes de sua confraria. Esses documentos, em conjunto com a analise das pesquisas
bibliograficas e estudos da tradi9ao oral dos grupos, concluimos que as Irmandades
eram um espa90 de luta e resistencia, onde o homem negro procurava reorganizar-se
socialmente, reintegrando-se a sociedade, assumindo papeis que nao eram,
exclusivamente, o de ser escravo. Essas concep9oes permearam a forma9ao cultural de
Pombal - PB, o que nos levou a problematica da pesquisa que e entender o processo de
desvaloriza9ao da cultura local. Com isso, nosso objetivo e avaliar se os grupos
folcloricos sao considerados patrimonios imateriais da cidade, e que taticas de
preserva9ao sao utilizadas no ambito das redoes sociais. Neste sentido, a monografia
apresenta-se estruturada em tres capitulos. No primeiro, historiciza-se a forma9ao de
Pombal - PB, sendo considera9oes necessarias para entender as redoes que se
estabeleceram entre o processo de forma9ao da Irmandade do Rosario e o surgimento da
cidade. No segundo capitulo, propoe-se discutir a cultura de matriz africana como ponto
de analise das identidades construidas nos espa90S das Irmandades do Rosario que
cultuam Santa Catolica no alto sertao paraibano. No terceiro capitulo, se estabelece um
dialogo entre Cultura, Memoria e Patrimonio como substratos de uma constru9ao
identitaria, assim pauta-se na possibilidade de pensar as manifesta9oes populares dos
grupos como bem de valor que sao selecionados e consagrados enquanto patrimonio
devem ser ressignificados e dessacralizados, ao serem considerados como uma pratica
social que as novas gerações poderao descobrir seu valor simbolico e recriar no presente
valores que os manterao vivos e pulsantes atraves de uma consciencia preservacionista
que se pautara no desenvolvimento e na sustentabilidade, nao sendo mais patrimonios
esquecidos no tempo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Patrimônio Esquecidos: Irmãos na cor e na fé. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
Preserves the memory of facts, behaviors, people, the ideal is a practice of cultural
tradition that carries references to identity, action and inheritance guarded from different
groups in society. The recognition and valuation of intangible assets aim to keep record
of cultural memory and its history, in order to preserve them for future generations.
Corroborating this idea, in this paper we analyze the performance of the Brotherhood of
the Rosary, Congos, Pontoons and Reisados, dynamic processes which formed their
identities afrodescendant inside the backlands of Paraiba. The brotherhoods are
religious institutions that needed to run the authorization of the State and the Church. Its
members were the Provincial Legislature a document, called the Order of Commitment,
which described the status and intentions of their fraternity. These documents, together
with the analysis of literature searches and studies of the oral tradition of the groups, we
conclude that the Brotherhoods were a space of struggle and resistance, where the black
man tried to reorganize themselves socially reintegrating themselves into society, taking
on roles that were not solely to be a slave. These conceptions permeated the cultural
formation of Pombal - PB, which led us to the issue of research is to understand the
process of devaluation of the local culture. Thus, our goal is to assess whether the folk
groups are considered immaterial heritage of the city, and that preservation tactics are
used in the context of social relations. In this sense, the present monograph is structured
into three chapters. At first, historicizes the formation of Pombal - PB, and
considerations necessary to understand the relationships that were established between
the process of formation of the Brotherhood of the Rosary and the appearance of the
city. The second chapter proposes to discuss the culture of African as a point of analysis
of identities constructed in the spaces of the Rosary Confraternity who worship a Holy
Catholic in the hinterland of Paraiba. The third chapter establishes a dialogue between
Culture, Memory and Heritage as an identity construction substrates, so the agenda is
the possibility of thinking the manifestations of popular groups as well that value is
selected and should be recognized as assets and resignified desacralized , to be
considered as a social practice that new generations will discover its symbolic value and
recreate the present values that will keep them alive and pulsating consciousness
through a preservationist who charted the development and sustainability, not being
forgotten heritage in time. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12795 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-12T20:49:30Z |
|
dc.date.available |
2020-05-12 |
|
dc.date.available |
2020-05-12T20:49:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Memória cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Identidade cultural |
pt_BR |
dc.subject |
Patrimônio material |
pt_BR |
dc.subject |
Irmandades negras |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural history |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural memory |
pt_BR |
dc.subject |
Cultural identity |
pt_BR |
dc.subject |
Material heritage |
pt_BR |
dc.subject |
Black Brotherhoods |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Mariana Willendorff da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Forgotten Heritage: Brothers in color and faith. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Mariana Willendorff da Costa. Patrimônios Esquecidos: Irmãos na cor e na fé. 93. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |