dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTANA, Rosemere Olimpio de. |
|
dc.description.resumo |
Partindo do conceito de Educacao Inclusiva como o respeito e o reconhecimento do direito de
todos a educagao, este trabalho investigou as eoncepgoes de duas professoras da rede regular
de ensino, uma educadora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e da
Coordenadora da Educagao Inclusiva que atua na Secretaria de Educacao do municipio de
Cajazeiras/PB, sobre a formagao do professor na perspectiva da Educagao Inclusiva. Nesta
pesquisa a atengao e centralizada no papel do professor, na sua fala e na sua pratica,
sobretudo, na necessidade de se pensar na sua formagao, nao mais, dentro dos modelos
tradicionais, que o coloca como mero executor de manuais. Esta nova perspectiva busca a
autonomia docente e discente, atraves do dialogo, da reflexao da propria pratica e da
construgao coletiva do conhecimento. Para tanto, buscou-se trazer essa discussao para o
contexto local, objetivando investigar, atraves da pesquisa os principais aspectos relacionados
a formagao do educador. Foram feitas entrevistas e os dados transcritos foram submetidos a
analise de conteudo, Professoras e coordenadora convergem sobre varios aspectos da inclusao
escolar na cidade, principalmente no que se refere a formagao do professor para atuar com
alunos deficientes; na necessidade de uma formagao continuada que atenda aos anseios da
inclusao; reconhecem a importancia da troca de experiencias entre o professor da sala regular
com o profissional do AEE. Alem disso, dao enfoque a falta de preparagao das escolas da rede
municipal de ensino para atender as perspectivas da inclusao e auxiliar no trabalho docente.
As principais dificuldades detectadas para a realizagao da inclusao referiram-se a falta de
formagao especializada e de apoio tecnico no trabalho com alunos inseridos nas classes
regulares. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da formação docente na perspectiva da edução inclusiva na contemporaneidade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
Based on the concept of Inclusive Education as respect and recognition of the right of
everyone to education, this study investigated the concepts of two teachers from the regular
school system, a teacher's lounge Care Educational Specialist (ESA) and one Coordinator of
Inclusive Education engaged in the Education Department of the municipality of Cajazeiras/
PB, on teacher education from the perspective of Inclusive Education. In this research
attention is centered on the role of the teacher in his speech and in his practice, especially the
need to think about your training, not more, within the traditional models, which places it as a
mere executor of manuals. This new approach seeks autonomy teachers and students through
dialogue, reflection of the practice and the collective construction of knowledge. Therefore,
we sought to bring this discussion to the local context, in order to investigate, through
research the main aspects related to teacher education. Interviews were conducted and
transcribed data were subjected to content analysis. Teachers and coordinator converge on
various aspects of school enrollment in the city, especially as regards the education of
teachers to work with students with disabilities, the need for continuous training that meets
the aspirations of inclusion, recognize the importance of exchanging experiences between the
regular classroom teacher with professional ESA. Moreover, they focus the lack of
preparation of municipal schools to meet the educational prospects of inclusion and assist in
teaching. The main difficulties found to carry out the inclusion referred to the lack of
specialized training and technical support in working with students placed in regular classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12808 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-13T22:54:30Z |
|
dc.date.available |
2020-05-13 |
|
dc.date.available |
2020-05-13T22:54:30Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher Training - Inclusive Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
RODRIGUES, Isabel da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of teacher education in the perspective of inclusive education in contemporary times. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
RODRIGUES, Isabel da Silva. A importância da formação docente na perspectiva da educação inclusiva na contemporaneidade. 2013. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |