DSpace/Manakin Repository

O estágio supervisionado: perspectivas atuais na formação docente.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, M. A. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9554544349270438 pt_BR
dc.contributor.referee1 GOMES, Henaldo Moraes.
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo O presente estudo de cunho bibliografico aborda a tematica sobre o estagio supervisionado, com pressupostos nas perspectivas atuais na formacao docente. Tern como proposito um estudo com mais profundidade dos subsidies teoricos sobre o problema, a indagar: que perspectiva atual o estagio supervisionado pode possibilitar na formacao docente do academico no curso de Geografia? Neste sentido, procura responder a problematica numa analise da contribuicao desse estagio supervisionado, no qual delimita alem do embasamento teorico, um relato de experiencia advindo do estagio realizado numa escola publiea do Ensino Fundamental e Medio, sediada na cidade de Santa Helena - PB. A partir dai, buscar identificar as dificuldades que os academicos enfrentam na realiza9ao do estagio supervisionado no curso de Geografia. O estudo encontra-se delineado com o eixo tematico com os seguintes topicos: O estagio supervisionado nas institui^oes de ensino superior, com o resgate historico e o seu desenvolvimento nas eseolas de forma9ao docente; o estagio supervisionado numa rela9ao teorico-pratica e, o relato de experiencia do estagio supervisionado, promovido pelo Curso de Licenciatura Plena em Geografia - Campus de Cajazeira - PB. Para tanto, buscou-se uma literatura em autores que enfoeam a tematica do estudo, como destaque: Bianchi et. al. (2002), LDB 9394/96 em Brasil (1996), Koogan Houaiss (2009), Accacio (1990), Schon apud Alarcao (1996), Pinheiro (1966, apud Pimenta, 1997), (BRASIL, 2007), Buriolla (2001), Pimenta (1997), Piconez (2006), Freire (2007), Resolu9ao N° 03/2008 (UFCG, 2008), entre outros, que abordam a tema supracitado. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title O estágio supervisionado: perspectivas atuais na formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2013-12-10
dc.description.abstract The present study addresses the nature of literature on the topic supervised training with assumptions on current perspectives in teacher education. Aims to study in more depth the theoretical support about the problem, to inquire, that the current approach may allow supervised training in teacher education in the academic course in Geography? In this sense , seeks to address the issue on an analysis of the contribution of this supervised training , in which delimits beyond the theoretical basis , a report of arising experience of internship in a public school, elementary and high school located in the city of Helena - PB . From there , try to identify the difficulties students face in completing the supervised course in Geography . The study is outlined with the main theme with the following topics : The supervised training in higher education institutions , with the historical restoration and development of teacher education in schools , the supervised a theory-practice relationship and reporting of supervised experience performed in a public school , sponsored by Full Degree Course in Geography - Campus Cajazeira - PB . To this end, we sought a literature authors that focus on the theme of the study, as highlighted : Bianchi et. al. (2002 ) , LDB 9394/96 in Brazil (1996 ) , Koogan Concise Oxford (2009 ) , Accacio (2013 ) , cited Alarcao Schon (1996 ) , Pine (1966 , cited in Pepper , 1997) , ( BRAZIL , 2007) , Buriolla ( 2001) , Pepper (1997 ) , Piconez (2006 ) , Freire (1997 ) , Resolution No. 03 /2008 (UFCG , 2008), among others , to address the aforementioned issue . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12812
dc.date.accessioned 2020-05-14T01:09:16Z
dc.date.available 2020-05-14
dc.date.available 2020-05-14T01:09:16Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado pt_BR
dc.subject Geografia -formação docente pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Supervised internship pt_BR
dc.subject Geography - teacher training pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM, Agnelia Braz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The supervised internship: current perspectives in teacher education. pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, Agnelia Braz. O estágio supervisionado: perspectivas atuais na formação docente. 2013. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta