DSpace/Manakin Repository

A educação ambiental no curso de licenciatura em geografia do CFP/UFCG: uma análise sobre sua implementação na formação docente.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SCHWARZ, Maria Luiza.
dc.contributor.advisor1ID Schwarz, M.L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9366110552581745 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Francisco Augusto de.
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo O presente trabalho visa o estudo da Educacao Ambiental na formacao de professores, tendo como objetivo principal a analise da Educacao Ambiental no curso de liceneiatura em Geografia do CFP/UFCG. Considerando as diferentes percepcoes de alunos e professores sobre as questoes relacionadas a Educacao Ambiental. Analisar-sea como a mesma esta proposta no curso, para que os formandos (futuros professores) tenham os conhecimentos necessarios para inserir essa tematica nas suas praticas de ensino. A metodologia abrangeu pesquisas bibliograficas, mediante uma literatura especializada dentro do tema da pesquisa. Foi analisado se a Educacao Ambiental esta sendo proposta, verificando os documentos (PPC). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com dados quantificaveis a partir da analise interpretativa dos mesmos, coletados atraves de questionarios. Estes com perguntas semi-estruturadas, realizadas junto aos professores e alunos concluintes do curso de geografia. Para a analise e interpretacao dos dados dos questionarios, baseou-se especialmente em Bittar (2007), utilizando a metodologia de analise de conteiido de Bardin (1977). Os resultados identificaram que a Educacao Ambiental e uma disciplina especlfica na grade curricular. Ela esta articulada para que os licenciados desenvolvam atividades teoricometodologicas relacionadas a tematica. Entretanto, constatou-se tambem certa fragilidade no que se refere aos subsidios teoricos e praticos que favorecam a forma9ao de professores para trabalhar com a Educacao Ambiental na escola, assumindo a relacao teoria/pratica e o seu earater critico transfonnador. A pesquisa mostra que o principal desafio para a consolidacao dessa proposta relaciona-se a necessidade de revisao da abordagem das questoes ambientais no nivel superior, principalmente na formacao de professores, pois os licenciados encontram-se despreparados para tratar das questoes ambientais a luz dos objetivos e principios da Educação Ambiental. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title A educação ambiental no curso de licenciatura em geografia do CFP/UFCG: uma análise sobre sua implementação na formação docente. pt_BR
dc.date.issued 2012-12-12
dc.description.abstract The present work aims to study Environmental Education in the formation of teachers, having as main objective the analysis of Environmental Education in the course degree in Geography from CFP / UFCG. Considering the different perceptions of students and teachers on issues related to Environmental Education. Analyze yourself this proposal in the course, so that the trainees (future teachers) have the necessary knowledge to insert this theme in their teaching. The methodology covered bibliographic research, through a literature specialized within the research topic. It was analyzed whether Environmental Education is being proposed, verifying the documents (PPC). It is a research of qualitative approach, with quantifiable data from the interpretative analysis of the themselves, collected through questionnaires. These with semi-structured questions, carried out with teachers and students concluding the geography course. To the analysis and interpretation of questionnaire data, was based especially on Bittar (2007), using Bardin's content analysis methodology (1977). The results identified that Environmental Education is a specific discipline in the grid curriculum. It is articulated so that the graduates develop theoretical-methodological activities related to thematic. However, there was also a certain fragility with regard to theoretical and practical subsidies that favor training of teachers to work with Environmental Education at school, assuming the relationship theory / practice and its critical transfater earater. Research shows that the main challenge for the consolidation of this proposal is related to the need to review the approaching environmental issues at the top level, mainly in the formation of teachers, as graduates are unprepared to deal with issues in the light of the objectives and principles of Environmental Education.   pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12819
dc.date.accessioned 2020-05-14T18:15:48Z
dc.date.available 2020-05-14
dc.date.available 2020-05-14T18:15:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação de professores- educação ambiental pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Formação de professores- licenciatura em geografia pt_BR
dc.subject Teacher training - environmental education pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Teacher training - degree in geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Sandra Veríssimo da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Environmental education in the geography degree course at CFP / UFCG: an analysis of its implementation in teacher education pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Sandra Veríssimo da. A educação ambiental no curso dde licenciatura m Geografia do CFP/UFCG: uma análise sobre sua implementação na formação docente. 2012. 115f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta