dc.creator.ID |
BARBOSA, C. D. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/587673998577442 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho monografico tern como meta primordial, refletir sobre a construcao dos
conhecimentos geograficos a partir do pressuposto de que deve haver um bom relacionamento
entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. O orientador deve educar para
mudancas e liberdades possiveis, com uma abordagem global, visando preparar seus alunos
para conviverem em uma sociedade cheia de conflitos e competicSes, para que eles aprendam
desde cedo seus direitos e responsabilidades. Cabe ao educador ter consciencia de que ele esta
la, nao so para falar, mas para trocar experiencias com seus alunos. Por isso, diante dessa
situacao, o professor deve interagir trazendo momentos descontraidos onde os alunos sintamse
a vontade para opinar, tornando a aula mais interessante e a aprendizagem satisfatoria.
Dessa maneira, ele tanto ensina quanta adquire novos conhecimentos. Portanto, nao existe
aprendizagem se nao existir um bom relacionamento entre professor e aluno. E, na tentativa
de amenizar a situacao, abordamos neste Trabalho de Conclusao de Curso (TCC), varios
caminhos a serem seguidos para conseguir uma aprendizagem de qualidade. Mas o que se
pode dizer em meio a tudo isso e que professores e alunos devem caminhar sempre juntos em
busca de realizacoes, em que por meio do dialogo, ambos consigam realizar os objetivos
desejados. Para tanto, nossa discussao tem como ponto de partida, a educacao como caminho
para a formacao humana, onde transcrevemos como se da a relacao professor aluno, o para
que dos conhecimentos, os saberes necessarios e o papel dos professores nesse processo.
Alem disso, refletimos sobre os procedimentos metodologicos utilizados na pesquisa, desde
as referencias bibliograficas, aplicacao de questionarios, coleta, analise, interpreta5ao de
dados ate a opcao pelo ensino medio, concluindo com o que dizem professores e alunos a
respeito do tema em questao, a aprendizagem geografica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A relação professor aluno: contribuições para a construção dos conhecimentos geográficos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-04-19 |
|
dc.description.abstract |
This monography has as primary goal to reflect about the construction of the geographical
knowledge, starting from the presupposition that must exist a good relationship between a
teacher and a student on the process of teaching and learning. The advisor must educate for
changes and possible freedom, with a global approach, aiming to prepare theirs students to
survive on a society full of conflicts and competitions, so they can learn soon what are theirs
rights and responsabilities. It's job of the educator to have known that he is there not just for
talk, but to trade experiences with the students. Therefore, according with this situation, the
teacher must Interact bringing relaxed moments where the students feel themselves the will to
give their opinions, making that class more interesting and the learning process more
satisfactory. So, he teaches while improves his knowledge. Consequently, there is no learning
if there isn't a good relationship between teacher and student. And, on a try to settle the
situation, we have approached in this Coursework, many ways to be followed to achieve a
better learning. Therefore, we can say that, amid all this, teachers and students must always
work together searching for achievements, and by the dialogue both can achieve what they
wish. Our discussion has as origin the education as a way to the human formation, where we
transcribe how it's the relationship between teacher/student, the reason for the knowledge and
the job of the teacher on this process. Besides this, we reflect about the methodological
procedures used to search, since the references, questionnaires, gathering, analysis,
interpretation of data to the choice of the High School, concluding with what teachers and
students say about the theme, the geographic learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12820 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-14T18:32:43Z |
|
dc.date.available |
2020-05-14 |
|
dc.date.available |
2020-05-14T18:32:43Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia-educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem- ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography-education |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Learning - teaching geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Carlos Daví Alves. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teacher-student relationship: contributions to the construction of geographical knowledge |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Carlos Davi Alves. A relação professor aluno: contribuições para a construção dos conhecimentos geográficos. 2013. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |