DSpace/Manakin Repository

A relação professor aluno: contribuições para a construção dos conhecimentos geográficos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, C. D. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/587673998577442 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.description.resumo O presente trabalho monografico tern como meta primordial, refletir sobre a construcao dos conhecimentos geograficos a partir do pressuposto de que deve haver um bom relacionamento entre professor e aluno no processo de ensino e aprendizagem. O orientador deve educar para mudancas e liberdades possiveis, com uma abordagem global, visando preparar seus alunos para conviverem em uma sociedade cheia de conflitos e competicSes, para que eles aprendam desde cedo seus direitos e responsabilidades. Cabe ao educador ter consciencia de que ele esta la, nao so para falar, mas para trocar experiencias com seus alunos. Por isso, diante dessa situacao, o professor deve interagir trazendo momentos descontraidos onde os alunos sintamse a vontade para opinar, tornando a aula mais interessante e a aprendizagem satisfatoria. Dessa maneira, ele tanto ensina quanta adquire novos conhecimentos. Portanto, nao existe aprendizagem se nao existir um bom relacionamento entre professor e aluno. E, na tentativa de amenizar a situacao, abordamos neste Trabalho de Conclusao de Curso (TCC), varios caminhos a serem seguidos para conseguir uma aprendizagem de qualidade. Mas o que se pode dizer em meio a tudo isso e que professores e alunos devem caminhar sempre juntos em busca de realizacoes, em que por meio do dialogo, ambos consigam realizar os objetivos desejados. Para tanto, nossa discussao tem como ponto de partida, a educacao como caminho para a formacao humana, onde transcrevemos como se da a relacao professor aluno, o para que dos conhecimentos, os saberes necessarios e o papel dos professores nesse processo. Alem disso, refletimos sobre os procedimentos metodologicos utilizados na pesquisa, desde as referencias bibliograficas, aplicacao de questionarios, coleta, analise, interpreta5ao de dados ate a opcao pelo ensino medio, concluindo com o que dizem professores e alunos a respeito do tema em questao, a aprendizagem geografica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title A relação professor aluno: contribuições para a construção dos conhecimentos geográficos. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-19
dc.description.abstract This monography has as primary goal to reflect about the construction of the geographical knowledge, starting from the presupposition that must exist a good relationship between a teacher and a student on the process of teaching and learning. The advisor must educate for changes and possible freedom, with a global approach, aiming to prepare theirs students to survive on a society full of conflicts and competitions, so they can learn soon what are theirs rights and responsabilities. It's job of the educator to have known that he is there not just for talk, but to trade experiences with the students. Therefore, according with this situation, the teacher must Interact bringing relaxed moments where the students feel themselves the will to give their opinions, making that class more interesting and the learning process more satisfactory. So, he teaches while improves his knowledge. Consequently, there is no learning if there isn't a good relationship between teacher and student. And, on a try to settle the situation, we have approached in this Coursework, many ways to be followed to achieve a better learning. Therefore, we can say that, amid all this, teachers and students must always work together searching for achievements, and by the dialogue both can achieve what they wish. Our discussion has as origin the education as a way to the human formation, where we transcribe how it's the relationship between teacher/student, the reason for the knowledge and the job of the teacher on this process. Besides this, we reflect about the methodological procedures used to search, since the references, questionnaires, gathering, analysis, interpretation of data to the choice of the High School, concluding with what teachers and students say about the theme, the geographic learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12820
dc.date.accessioned 2020-05-14T18:32:43Z
dc.date.available 2020-05-14
dc.date.available 2020-05-14T18:32:43Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia-educação pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Aprendizagem- ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geography-education pt_BR
dc.subject Geography teaching pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Learning - teaching geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Carlos Daví Alves.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teacher-student relationship: contributions to the construction of geographical knowledge pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Carlos Davi Alves. A relação professor aluno: contribuições para a construção dos conhecimentos geográficos. 2013. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta