dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Luciana Medeiros de. |
|
dc.contributor.referee2 |
RODRIGUES, Valter Ferreira. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa propoe-se a fazer uma discussao metodologica sobre o ensino de
geografia no campo e na cidade, refletindo sobre os fatores que levam os professores desses
espacos a utilizarem em suas aulas uma metodologia tradicional, pautada na memorizacao e
na reprodueao do livro didatico. Para atingir esse objetivo, prornovemos, inicialmente, uma
discussao teorica acerca da metodologia de ensino de geografia no espaco urbano e rural,
buscando analisar se os professores no campo e na cidade relacionam o conteiido com o
cotidiano dos alunos, ou seja, se levam em consideracao a especificidade do lugar como
metodologia nas aulas de geografia. A seguir, prornovemos uma analise sobre a intcrferencia
da formacao docente na metodologia empregada nas aulas de geografia no campo e na cidade.
Para a obtencao do resultado no presente trabalho, baseamo-nos em pesquisas empiricas
realizadas em duas escolas do Municipio de Aurora-CE, scndo uma escola localizada no
campo e outra na cidade. A referida pesquisa foi efetivada com os alunos do 7° e 8° ano do
Ensino Fundamental das escolas Tabeliao Jose Pinto Quezado e Antonio Amancio da Cruz,
sendo que, a partir da observaclo do cotidiano escolar, foram aplicados questionarios para os
alunos e professores desses dois espacos, atraves dos quais buscamos debater sobre a
metodologia de ensino de geografia e a interferencia da formacao docente na metodologia
empregada, bem como fomentar discussoes sobre os problemas presentes no ensino de
geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This research proposes to make a methodological discussion on the teaching of geography of
the country and the city, reflecting on the factors that lead teachers to use these spaces in their
traditional classes a methodology, based on memorization and reproduction of textbooks. To
achieve this goal, we promote an initial theoretical discussion about the methodology of
geography teaching in urban and rural areas, trying to analyze whether teachers of rural and
urban relate the content with the daily lives of students, ie, are taken into account the
specificity of the place as a methodology in geography lessons. Next, we promote an analysis
of the interference of teacher training in the methodology used in geography lessons from the
field and the city. To obtain the result in the present work, we rely on empirical research
conducted in two schools in the city of Aurora-CE is a school located in the field and another
in the city. That research was carried out with students of 7th and 8th grade of elementary
school school Notary Jose Pinto Quezado and Antonio Amancio Cross, and from the
observation of everyday school life, questionnaires were administered to students and teachers
of these two spaces, through which we seek to discuss the methodology of teaching
geography and interference of teacher training in the methodology, as well as fostering
discussions about the problems present in the teaching of geography. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12821 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-14T18:49:18Z |
|
dc.date.available |
2020-05-14 |
|
dc.date.available |
2020-05-14T18:49:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia-estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia-Aurora- Ceará |
pt_BR |
dc.subject |
Geography-study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Geography teaching-Aurora- Ceará |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LUNA, Cicera Jaqueline de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography teaching in urban and rural areas in the municipality of Aurora Ceará: a methodological discussion. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LUNA, Cicera Jaqueline de. O ensino de geografia no espaço urbano e no rural no município de Aurora Ceará: uma discussão metodológica. 2013. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |