dc.creator.ID |
VIEIRA, M. E. S. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3558512585239971 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LOPES, Wiama de Jesus Freitas. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
JOCA, Alexandre Martins. |
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dc.contributor.referee2 |
PAZ, Tiago. |
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dc.description.resumo |
Neste trabalho, apresentado a Disciplina de Trabalho de Conclusao do Curso Lato sensu em
Planejamento e Gestao Escolar da Universidade Federal de Campina Grande do
Campus de Cajazeiras-PB, apresenta o resultado de um Projeto Vivencial que teve como tltulo;
"Sistematica de Avaliacao do Programa Projovem Urbano em uma Escola Estadual"
desenvolvido aproximadamente num periodo de 80h, com professores que ledonam no
Programa Projovem Urbano - (PJU), e se concretizou numa Escola da Rede Estadual de
Ensino, situada na cidade de Cajazeiras-PB. Neste Projeto, os professores que atuam no
Programa, sob a coordenacao da aluna do Curso de Especializacao e tambem professora do
Programa, elaboraram e implementaram uma sistematica de avaliacao que, por sua vez, foi
adotada em sua pratica docente, mediante os instrumentos avaliativos que estes ja utilizam em
sala de aula com os alunos. Compreendeu-se dessa forma que, por o Programa apresentar
lacunas em seu processo de execucao de avaliacao, ainda ha a necessidade de implementar e
elaborar uma Sistematica de Avaliacao como forma de redimensionar, reorientar os
instrumentos de avaliacao adotado pelos professores do Programa. A partir do exposto,
elaborou-se a seguinte questao de pesquisa: De que modo e para quais fins a
sistematizacao da avaliacao do Programa Projovem Urbano ocorre em uma Escola
Estadual, tendo em vista os fins educacionais pelos quais ele e implementado? E
ainda teve-se como objetivo geral: analisar as possibilidades de otimizacao de uma
sistematica de avaliacao do Programa Projovem Urbano em uma Escola Estadual,
tendo em vista os fins educacionais pelos quais ele e implementado. Destacou-se
ainda, no embasamento teorico - sob a luz dos autores, tais como: Esteban (1999); Hoffmann
(1993); Luckesi (2005; 2004); Menezes (2014) dentre outros -, os conceitos, fundamentos e as
diferentes abordagens de avaliacao como a diagnostics, formativa e a somativa, que
proporcionaram uma maior compreensao de conhecimentos sobre o processo de avaliacao.
Utilizou-se como metodologia um levantamento bibliografico, abordagem qualitativa, analise
documental, observacoes e estudos exploratorios com base em autores como Lakatos (2003),
Menga & Andre (1986), Minayo (2001) os quais proporcionaram uma visao mais ampla acerca
das informaooes coletadas para a concrefizacao do Projeto Vivencial. Partieiparam do Projeto
professores que ledonam no Programa, alguns funcionarios e a equipe Gestora da Unidade
Escolar. Portanto, com a elaboracao desta sistematica de avaliacao desen vol vida com a
participacao dos professores e outros membros da Unidade Escolar, foram obfjdos resultados
positjvos para o processo de ensino e aprendizagem e rendimento escolar dos discentes do
Programa, os quais contribuiram para um maior conhecimento e aprofundamento acerca das
estrategias de avaliacao, permitindo aos professores e alunos, uma acao- reflexao-acao
contjnuada sobre o complexo ato de avaliar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Administração Educacional. |
pt_BR |
dc.title |
Sistemática de avaliação do programa projovem urbano em uma escola estadual. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016-08-01 |
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dc.description.abstract |
In this paper, the Lato sensu Course Completion Work
School Planning and Management at the Federal University of Campina Grande do
Campus of Cajazeiras-PB, presents the result of an Experiential Project whose title was;
"Evaluation System of the Projovem Urbano Program in a State School"
developed approximately in an 80h period, with teachers who lead in the
Projovem Urbano Program - (PJU), and took place in a School of the State Network of
Teaching, located in the city of Cajazeiras-PB. In this Project, teachers who work in the
Program, under the coordination of the student of the Specialization Course and also professor of the
Program, designed and implemented an evaluation system that, in turn, was
adopted in their teaching practice, through the evaluation instruments that they already use in
classroom with students. It was understood in this way that, because the Program presents
gaps in its evaluation execution process, there is still a need to implement and
to elaborate an Evaluation System as a way of resizing, reorienting the
assessment instruments adopted by the Program's teachers. From the above,
the following research question was elaborated: How and for what purposes
systematization of the evaluation of the Projovem Urbano Program takes place in a School
State, in view of the educational purposes for which it is implemented? AND
still had as general objective: to analyze the possibilities of optimization of a
evaluation system of the Projovem Urbano Program in a State School,
in view of the educational purposes for which it is implemented. He stood out
still, on the theoretical basis - in the light of the authors, such as: Esteban (1999); Hoffmann
(1993); Luckesi (2005; 2004); Menezes (2014) among others -, the concepts, fundamentals and
different assessment approaches such as diagnostics, formative and summative, which
provided a greater understanding of knowledge about the evaluation process.The methodology used was a bibliographic survey, a qualitative approach, an analysis
documentary, observations and exploratory studies based on authors such as Lakatos (2003),
Menga & Andre (1986), Minayo (2001) which provided a broader view about
information collected for the realization of the Experiential Project. Participated in the Project
teachers who led the Program, some employees and the Unit Management team
School. Therefore, with the elaboration of this evaluation system developed with the
participation of teachers and other members of the School Unit, results were obtained
positives for the teaching and learning process and school performance of students from
Program, which contributed to a greater knowledge and deepening about the
evaluation strategies, allowing teachers and students an action-reflection-action
question about the complex act of evaluating. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12822 |
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dc.date.accessioned |
2020-05-14T18:55:06Z |
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dc.date.available |
2020-05-14 |
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dc.date.available |
2020-05-14T18:55:06Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Sistemática |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Projovem |
pt_BR |
dc.subject |
Urbano |
pt_BR |
dc.subject |
Systematic |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Projovem |
pt_BR |
dc.subject |
Urban |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas. |
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dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Systematic evaluation of the urban design program in a state school. |
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dc.identifier.citation |
VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas. Sistemática de avaliação do programa projovem urbano em uma escola estadual. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão(Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |