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Sistemática de avaliação do programa projovem urbano em uma escola estadual.

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dc.creator.ID VIEIRA, M. E. S. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3558512585239971 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.advisor1ID LOPES, Wiama de Jesus Freitas. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5222750643490502 pt_BR
dc.contributor.referee1 JOCA, Alexandre Martins.
dc.contributor.referee2 PAZ, Tiago.
dc.description.resumo Neste trabalho, apresentado a Disciplina de Trabalho de Conclusao do Curso Lato sensu em Planejamento e Gestao Escolar da Universidade Federal de Campina Grande do Campus de Cajazeiras-PB, apresenta o resultado de um Projeto Vivencial que teve como tltulo; "Sistematica de Avaliacao do Programa Projovem Urbano em uma Escola Estadual" desenvolvido aproximadamente num periodo de 80h, com professores que ledonam no Programa Projovem Urbano - (PJU), e se concretizou numa Escola da Rede Estadual de Ensino, situada na cidade de Cajazeiras-PB. Neste Projeto, os professores que atuam no Programa, sob a coordenacao da aluna do Curso de Especializacao e tambem professora do Programa, elaboraram e implementaram uma sistematica de avaliacao que, por sua vez, foi adotada em sua pratica docente, mediante os instrumentos avaliativos que estes ja utilizam em sala de aula com os alunos. Compreendeu-se dessa forma que, por o Programa apresentar lacunas em seu processo de execucao de avaliacao, ainda ha a necessidade de implementar e elaborar uma Sistematica de Avaliacao como forma de redimensionar, reorientar os instrumentos de avaliacao adotado pelos professores do Programa. A partir do exposto, elaborou-se a seguinte questao de pesquisa: De que modo e para quais fins a sistematizacao da avaliacao do Programa Projovem Urbano ocorre em uma Escola Estadual, tendo em vista os fins educacionais pelos quais ele e implementado? E ainda teve-se como objetivo geral: analisar as possibilidades de otimizacao de uma sistematica de avaliacao do Programa Projovem Urbano em uma Escola Estadual, tendo em vista os fins educacionais pelos quais ele e implementado. Destacou-se ainda, no embasamento teorico - sob a luz dos autores, tais como: Esteban (1999); Hoffmann (1993); Luckesi (2005; 2004); Menezes (2014) dentre outros -, os conceitos, fundamentos e as diferentes abordagens de avaliacao como a diagnostics, formativa e a somativa, que proporcionaram uma maior compreensao de conhecimentos sobre o processo de avaliacao. Utilizou-se como metodologia um levantamento bibliografico, abordagem qualitativa, analise documental, observacoes e estudos exploratorios com base em autores como Lakatos (2003), Menga & Andre (1986), Minayo (2001) os quais proporcionaram uma visao mais ampla acerca das informaooes coletadas para a concrefizacao do Projeto Vivencial. Partieiparam do Projeto professores que ledonam no Programa, alguns funcionarios e a equipe Gestora da Unidade Escolar. Portanto, com a elaboracao desta sistematica de avaliacao desen vol vida com a participacao dos professores e outros membros da Unidade Escolar, foram obfjdos resultados positjvos para o processo de ensino e aprendizagem e rendimento escolar dos discentes do Programa, os quais contribuiram para um maior conhecimento e aprofundamento acerca das estrategias de avaliacao, permitindo aos professores e alunos, uma acao- reflexao-acao contjnuada sobre o complexo ato de avaliar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Administração Educacional. pt_BR
dc.title Sistemática de avaliação do programa projovem urbano em uma escola estadual. pt_BR
dc.date.issued 2016-08-01
dc.description.abstract In this paper, the Lato sensu Course Completion Work School Planning and Management at the Federal University of Campina Grande do Campus of Cajazeiras-PB, presents the result of an Experiential Project whose title was; "Evaluation System of the Projovem Urbano Program in a State School" developed approximately in an 80h period, with teachers who lead in the Projovem Urbano Program - (PJU), and took place in a School of the State Network of Teaching, located in the city of Cajazeiras-PB. In this Project, teachers who work in the Program, under the coordination of the student of the Specialization Course and also professor of the Program, designed and implemented an evaluation system that, in turn, was adopted in their teaching practice, through the evaluation instruments that they already use in classroom with students. It was understood in this way that, because the Program presents gaps in its evaluation execution process, there is still a need to implement and to elaborate an Evaluation System as a way of resizing, reorienting the assessment instruments adopted by the Program's teachers. From the above, the following research question was elaborated: How and for what purposes systematization of the evaluation of the Projovem Urbano Program takes place in a School State, in view of the educational purposes for which it is implemented? AND still had as general objective: to analyze the possibilities of optimization of a evaluation system of the Projovem Urbano Program in a State School, in view of the educational purposes for which it is implemented. He stood out still, on the theoretical basis - in the light of the authors, such as: Esteban (1999); Hoffmann (1993); Luckesi (2005; 2004); Menezes (2014) among others -, the concepts, fundamentals and different assessment approaches such as diagnostics, formative and summative, which provided a greater understanding of knowledge about the evaluation process.The methodology used was a bibliographic survey, a qualitative approach, an analysis documentary, observations and exploratory studies based on authors such as Lakatos (2003), Menga & Andre (1986), Minayo (2001) which provided a broader view about information collected for the realization of the Experiential Project. Participated in the Project teachers who led the Program, some employees and the Unit Management team School. Therefore, with the elaboration of this evaluation system developed with the participation of teachers and other members of the School Unit, results were obtained positives for the teaching and learning process and school performance of students from Program, which contributed to a greater knowledge and deepening about the evaluation strategies, allowing teachers and students an action-reflection-action question about the complex act of evaluating. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12822
dc.date.accessioned 2020-05-14T18:55:06Z
dc.date.available 2020-05-14
dc.date.available 2020-05-14T18:55:06Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sistemática pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Projovem pt_BR
dc.subject Urbano pt_BR
dc.subject Systematic pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Projovem pt_BR
dc.subject Urban pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Systematic evaluation of the urban design program in a state school.
dc.identifier.citation VIEIRA, Maria Ednilsa da Silva Seixas. Sistemática de avaliação do programa projovem urbano em uma escola estadual. 2016. 58f. Trabalho de Conclusão(Especialização em Planejamento e Gestão Escolar) - Centro de Formação de Professores. Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


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