DSpace/Manakin Repository

Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.referee2 SOUZA, Francisco Augusto de.
dc.description.resumo A presente pesquisa se propoe a fazer uma discussao sobre as contribuicoes dos trabalhos de campo como metodologia de ensino referente a educacao geografica escolar. Essa atividade proporciona aproximacao entre o objeto estudado e o individuo, ou seja, constitui um importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo e, portanto um otimo ambiente de ensino, pois possibilita uma maior compreensao e liga9ao dos assuntos trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, promove maior socializa9ao de grupos e dinamiza o trabalho do professor. Alem de enfatizar as contribui9oes do trabalho de campo atraves de uma discussao teorica, objetivou-se desenvolver a pesquisa sobre as principais dificuldades enfrentadas pela professora de Geografia da E.E.I.F Antonio Amancio da Cruz, localizada no municipio de Aurora - CE em rela9ao a realiza9ao do mesmo. Em seguida propos-se a realiza9ao de um trabalho de campo, com os alunos do 8° ano da referida escola. As informa9oes foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas ao Nucleo Gestor e aos demais professores da escola, onde se efetuou uma sondagem diagnostica que facilitou a escolha da turma para ir a campo, alem de um questionario entregue a professora de Geografia da turma, e outro entregue aos alunos no retorno do trabalho de campo. Verificouse entao que apesar das dificuldades para a realiza9ao desta atividade, eles favorecem bastante o processo de ensino-aprendizagem, a partir da liga9ao entre teoria e pratica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract To present researches i f proposes to do a discussion about the contributions of the field works as teaching methodology regarding the school geographical education. That activity provides approach between the studied object and the individual, in other words, it constitutes an important element for the process teaching-learning. The field is, therefore a great teaching atmosphere, because it makes possible a larger understanding and connection of the subjects worked in class room with a complex reality, it promotes larger to socialize of groups and dinamiza the teacher's work. Besides emphasize-millstones the contributions of the field work through a theoretical discussion, we aimed at to develop the research about the main difficulties faced by the teacher of Geography of E.E.I.F Antonio Amancio of Cruz, located in the municipal district of Dawn - CE in relation to the accomplishment of the same. Soon after we propose the accomplishment of a field work, with the students of the 8th year of the referred school. The information were collected through applied interviews to the Nucleus Manager and the other teachers of the school, where occurred a survey to diagnose that facilitated the choice of the group to go to field, besides a questionnaire he/she given to the teacher of Geography of the group, and another given to the students in the return of the field work. We verified then that in spite of the difficulties for the accomplishment of this activity, they favor plenty the teaching-learning process, starting from the connection between theory and practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12826
dc.date.accessioned 2020-05-14T21:21:45Z
dc.date.available 2020-05-14
dc.date.available 2020-05-14T21:21:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia-estudo e ensino pt_BR
dc.subject Trabalho de campo- ensino de geografia. pt_BR
dc.subject Didática- geografia pt_BR
dc.subject Geography-study and teaching pt_BR
dc.subject Fieldwork - teaching geography pt_BR
dc.subject Didactics - geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Halline Tavares de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Fieldwork in the teaching of Geography and its contributions to the teaching-learning process pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Halline Tavares de. Trabalho de campo no ensino de geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta