dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUZA, Francisco Augusto de. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa se propoe a fazer uma discussao sobre as contribuicoes dos trabalhos de
campo como metodologia de ensino referente a educacao geografica escolar. Essa atividade
proporciona aproximacao entre o objeto estudado e o individuo, ou seja, constitui um
importante elemento para o processo ensino-aprendizagem. O campo e, portanto um otimo
ambiente de ensino, pois possibilita uma maior compreensao e liga9ao dos assuntos
trabalhados em sala de aula com uma realidade complexa, promove maior socializa9ao de
grupos e dinamiza o trabalho do professor. Alem de enfatizar as contribui9oes do trabalho de
campo atraves de uma discussao teorica, objetivou-se desenvolver a pesquisa sobre as
principais dificuldades enfrentadas pela professora de Geografia da E.E.I.F Antonio Amancio
da Cruz, localizada no municipio de Aurora - CE em rela9ao a realiza9ao do mesmo. Em
seguida propos-se a realiza9ao de um trabalho de campo, com os alunos do 8° ano da referida
escola. As informa9oes foram coletadas por meio de entrevistas aplicadas ao Nucleo Gestor e
aos demais professores da escola, onde se efetuou uma sondagem diagnostica que facilitou a
escolha da turma para ir a campo, alem de um questionario entregue a professora de
Geografia da turma, e outro entregue aos alunos no retorno do trabalho de campo. Verificouse
entao que apesar das dificuldades para a realiza9ao desta atividade, eles favorecem bastante
o processo de ensino-aprendizagem, a partir da liga9ao entre teoria e pratica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Trabalho de campo no ensino de Geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
To present researches i f proposes to do a discussion about the contributions of the field works
as teaching methodology regarding the school geographical education. That activity provides
approach between the studied object and the individual, in other words, it constitutes an
important element for the process teaching-learning. The field is, therefore a great teaching
atmosphere, because it makes possible a larger understanding and connection of the subjects
worked in class room with a complex reality, it promotes larger to socialize of groups and
dinamiza the teacher's work. Besides emphasize-millstones the contributions of the field work
through a theoretical discussion, we aimed at to develop the research about the main
difficulties faced by the teacher of Geography of E.E.I.F Antonio Amancio of Cruz, located in
the municipal district of Dawn - CE in relation to the accomplishment of the same. Soon after
we propose the accomplishment of a field work, with the students of the 8th year of the
referred school. The information were collected through applied interviews to the Nucleus
Manager and the other teachers of the school, where occurred a survey to diagnose that
facilitated the choice of the group to go to field, besides a questionnaire he/she given to the
teacher of Geography of the group, and another given to the students in the return of the field
work. We verified then that in spite of the difficulties for the accomplishment of this activity,
they favor plenty the teaching-learning process, starting from the connection between theory
and practice. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12826 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-14T21:21:45Z |
|
dc.date.available |
2020-05-14 |
|
dc.date.available |
2020-05-14T21:21:45Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia-estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho de campo- ensino de geografia. |
pt_BR |
dc.subject |
Didática- geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography-study and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Fieldwork - teaching geography |
pt_BR |
dc.subject |
Didactics - geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Halline Tavares de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Fieldwork in the teaching of Geography and its contributions to the teaching-learning process |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Halline Tavares de. Trabalho de campo no ensino de geografia e suas contribuições para o processo de ensino-aprendizagem. 2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |