Dépôt DSpace/Manakin

A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.

Afficher la notice abrégée

dc.contributor.advisor1 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.contributor.advisor1ID PESSOA, Rodrigo Bezerra. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUZA, Marcos Assis Pereira de.
dc.contributor.referee2 BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo.
dc.description.resumo Este estudo monografico de carater bibliografico tern como tematica o ensino de geografia nos anos iniciais da educacao basica, no qua! procura rever a arte de let, investigar e compreender o mundo/lugar com o proposito de aprofundar a questao sobre os conceitos fundamentals no ensino de geografia. Assim, busca seguir seu objetivo, no qua! centra num resgate da maneira mais compreensiva de trabalhar os conceitos geograficos sobre a ideia de lugar, paisagem, regiao; espaco, territorio e sociedade, forma esta que se faca uma abordagem frente a realidade no ambiente a ser estudado. Desta forma, o estudo focaliza o eixo tematico voltados para as discussoes pertinentes relacionadas ao ensino da geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, tern como topicos: o ensino da geografia na atualidade: aspectos historicos e estruturais e suas concepcoes no ensino, as contribuicoes dos Parametros Curriculares Nacionais - PCN's no ensino de geografia, com a construcao de conceitos geograficos; o ensino da geografia a partir do planejamento e a pratica pedagogica no ensino fundamental, tendo foco a importancia de trabalhar o conhecimento geografico sobre o espaco, bem como, algumas sugestoes e procedimentos no ensino de geografia com a caracterizacao do ambiente a ser estudado, levando em consideracao os conceitos geograficos no municipio de Mato Grosso - PB. Para tanto, buscou-se fundamentos teoricos como suporte autores que abordam a tematica os conceitos geograficos, dentre os quais, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), Diniz filho (2009), Straforini (2004), Parametros Curriculares Nacionais de geografia - PCN's em Brasil (1998 e 2001), Vessentini (1995), Moraes, (1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) entre outros que abordam a tematica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Geografia. pt_BR
dc.title A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar. pt_BR
dc.date.issued 2013-04-19
dc.description.abstract This monographic character of literature has as its theme the teaching of geography in the early years of basic education, which seeks to review the art of reading, researching and understanding the geographical space in order to deepen the question of the fundamental concepts in teaching geography. So, follow your quest objective, which focuses on a rescue in the most comprehensive work on the geographical concepts the idea of place, landscape, region, space, territory and society, so that they make an approach towards reality in the environment to be studied. Thus, the study focuses on the main theme focused on relevant discussions related to the teaching of geography in the early years of elementary school, and has the topics: the teaching of geography at the present time: historical aspects and structural concepts and their teaching; contributions National Curriculum Parameters - PCN's in teaching geography, with the constaiction of geographical concepts, and the teaching of geography from the planning and pedagogical practice in primary education, with focus on the importance of working knowledge about the geographic space as well as some suggestions and procedures in teaching geography to characterize the environment to be studied, taking into account the geographical concepts in the municipality of Mato Grosso - PB Therefore, we sought theoretical support authors as to the thematic geographical concepts, among which, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), son Diniz (2009), Straforini (2004), National Curriculum geography - NCP's in Brazil (1998 and 2001), Vessentini (1995), Moraes (1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) among others that address the topic. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12828
dc.date.accessioned 2020-05-14T21:36:24Z
dc.date.available 2020-05-14
dc.date.available 2020-05-14T21:36:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia- ensino pt_BR
dc.subject Educação básica -geografia pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Aprendizagem- ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Basic education - geography pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Learning - teaching geography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Isabel Serafim da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography in the early years of basic education: the art of reading, investigating and understanding the world / place. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Isabel Serafim da. A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Fichier(s) constituant ce document

Ce document figure dans la(les) collection(s) suivante(s)

Afficher la notice abrégée

Chercher dans le dépôt


Recherche avancée

Parcourir

Mon compte