dc.contributor.advisor1 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5290402081480027 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUZA, Marcos Assis Pereira de. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRANDÃO, Marcelo Henrique de Melo. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo monografico de carater bibliografico tern como tematica o ensino de
geografia nos anos iniciais da educacao basica, no qua! procura rever a arte de let,
investigar e compreender o mundo/lugar com o proposito de aprofundar a questao sobre
os conceitos fundamentals no ensino de geografia. Assim, busca seguir seu objetivo, no
qua! centra num resgate da maneira mais compreensiva de trabalhar os conceitos
geograficos sobre a ideia de lugar, paisagem, regiao; espaco, territorio e sociedade,
forma esta que se faca uma abordagem frente a realidade no ambiente a ser estudado.
Desta forma, o estudo focaliza o eixo tematico voltados para as discussoes pertinentes
relacionadas ao ensino da geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental e, tern
como topicos: o ensino da geografia na atualidade: aspectos historicos e estruturais e
suas concepcoes no ensino, as contribuicoes dos Parametros Curriculares Nacionais -
PCN's no ensino de geografia, com a construcao de conceitos geograficos; o ensino da
geografia a partir do planejamento e a pratica pedagogica no ensino fundamental, tendo
foco a importancia de trabalhar o conhecimento geografico sobre o espaco, bem como,
algumas sugestoes e procedimentos no ensino de geografia com a caracterizacao do
ambiente a ser estudado, levando em consideracao os conceitos geograficos no municipio
de Mato Grosso - PB. Para tanto, buscou-se fundamentos teoricos como suporte autores
que abordam a tematica os conceitos geograficos, dentre os quais, Cavalcanti (1998),
Vlach (1990), Diniz filho (2009), Straforini (2004), Parametros Curriculares Nacionais
de geografia - PCN's em Brasil (1998 e 2001), Vessentini (1995), Moraes, (1999), Tuan
(1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza (1995),
Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) entre outros que abordam a tematica. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Licenciatura em Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-04-19 |
|
dc.description.abstract |
This monographic character of literature has as its theme the teaching of geography in
the early years of basic education, which seeks to review the art of reading, researching
and understanding the geographical space in order to deepen the question of the
fundamental concepts in teaching geography. So, follow your quest objective, which
focuses on a rescue in the most comprehensive work on the geographical concepts the
idea of place, landscape, region, space, territory and society, so that they make an
approach towards reality in the environment to be studied. Thus, the study focuses on
the main theme focused on relevant discussions related to the teaching of geography in
the early years of elementary school, and has the topics: the teaching of geography at
the present time: historical aspects and structural concepts and their teaching;
contributions National Curriculum Parameters - PCN's in teaching geography, with the
constaiction of geographical concepts, and the teaching of geography from the planning
and pedagogical practice in primary education, with focus on the importance of working
knowledge about the geographic space as well as some suggestions and procedures in
teaching geography to characterize the environment to be studied, taking into account
the geographical concepts in the municipality of Mato Grosso - PB Therefore, we
sought theoretical support authors as to the thematic geographical concepts, among
which, Cavalcanti (1998), Vlach (1990), son Diniz (2009), Straforini (2004), National
Curriculum geography - NCP's in Brazil (1998 and 2001), Vessentini (1995), Moraes
(1999), Tuan (1983), Correa (1995), Santos (1998), Alves (2005), Callai (1991), Souza
(1995), Vasconcelos (2002), Kaercher (2003) among others that address the topic. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12828 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-14T21:36:24Z |
|
dc.date.available |
2020-05-14 |
|
dc.date.available |
2020-05-14T21:36:24Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia- ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica -geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem- ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education - geography |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Learning - teaching geography |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Isabel Serafim da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography in the early years of basic education: the art of reading, investigating and understanding the world / place. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Isabel Serafim da. A geografia nos anos iniciais da educação básica: arte de ler, investigar e compreender o mundo/lugar.2013. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |