Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, A. I. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Magnay Erick Cavalcante.
dc.contributor.referee2 BARROS, Alvanira Lucia de.
dc.description.resumo A linguagem verbal e uma das formas mais importantes para a comunicação humana. E através dela que o ser humano expressa o pensamento e interage com os outros. O uso da linguagem para atender as necessidades comunicacionais e materiais passa, por vezes, para uma dimensão metaforizada e nesse sentido as idéias passam a ser expressas por meio de construções metafóricas, pois esse uso, ao longo da evolu9&o humana, se constituiu em uma maneira eficaz de convívio social. A fundamenta9ao teorica baseou-se na teoria de Lakoff e Johson sobre metáforas cotidianas e de como 0 uso metafórico das idéias tem como referenda alguns aspectos relacionados ao corpo humano, por exemplo, por isso a maioria das metáforas tem o referencial das percep9oes humanas, tais como direção, dimensão, entre outras. Uma das motiva9oes para que o uso metafórico se transforme em atitudes físicas, como a violência, e descrita ao longo deste trabalho e reflete um comportamento que vem tornando-se comum em diversos ambientes sociais, como a escola, o que gerou o objeto deste estudo: a violência em sala de aula a partir de constra9oes metaforizadas, a partir de textos produzidos por alunos do 3° ano do Ensino Médio sobre o tema. Salientamos, tambem, que a violência no ambiente escolar como quase sempre através de constixMfoes lingüísticas que conduzem a agressividade, hoje convencionado como bullyng. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Portuguesa. pt_BR
dc.title A metáfora da violência na sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2012-12-13
dc.description.abstract Verbal language is one o f the most important forms for human communication. It is through it own that human being expresses thoughts and interacts with others. The use o f language to assist the material needs often goes through a metaphorized dimension and in this sense the ideas begin being expressed through metaphorical constructions, because this use, along humanevolution, has become an effective way to social life.The theoretical rationale was based on the theory o f Lakoff and Johnson on everyday metaphors and howthe metaphorical use of the ideas has as reference some aspects related to the human body, for example, that is why most metaphors have the reference o f human perceptions, such as direction, dimension, among others. One o f the motivations for the metaphorical use to become into physical attitudes, like violence, is described along this work and reflects a behavior that has become common in many social settings, such as school, which gives us the study object: violence in the classroom from metaphorized constructions from texts produced by students o f the 3rd year o f high school on the topic. We also emphasize that violence at school almost always begins by linguistic constructions that lead to aggression, bullyng. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12832
dc.date.accessioned 2020-05-14T22:59:08Z
dc.date.available 2020-05-14
dc.date.available 2020-05-14T22:59:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Metáfora pt_BR
dc.subject Linguagem pt_BR
dc.subject Ambiente Escolar pt_BR
dc.subject Violência escolar pt_BR
dc.subject Metaphor pt_BR
dc.subject Language pt_BR
dc.subject School environment pt_BR
dc.subject School violence pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Abdoral Inácio da. A metáfora da violência na sala de aula. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores.Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta