dc.creator.ID |
SILVA, A. I. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839519539144588 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Jorgevaldo de Souza. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Magnay Erick Cavalcante. |
|
dc.contributor.referee2 |
BARROS, Alvanira Lucia de. |
|
dc.description.resumo |
A linguagem verbal e uma das formas mais importantes para a comunicação humana. E
através dela que o ser humano expressa o pensamento e interage com os outros. O uso da
linguagem para atender as necessidades comunicacionais e materiais passa, por vezes, para
uma dimensão metaforizada e nesse sentido as idéias passam a ser expressas por meio de
construções metafóricas, pois esse uso, ao longo da evolu9&o humana, se constituiu em uma
maneira eficaz de convívio social. A fundamenta9ao teorica baseou-se na teoria de Lakoff e
Johson sobre metáforas cotidianas e de como 0 uso metafórico das idéias tem como referenda
alguns aspectos relacionados ao corpo humano, por exemplo, por isso a maioria das metáforas
tem o referencial das percep9oes humanas, tais como direção, dimensão, entre outras. Uma
das motiva9oes para que o uso metafórico se transforme em atitudes físicas, como a violência,
e descrita ao longo deste trabalho e reflete um comportamento que vem tornando-se comum
em diversos ambientes sociais, como a escola, o que gerou o objeto deste estudo: a violência
em sala de aula a partir de constra9oes metaforizadas, a partir de textos produzidos por alunos
do 3° ano do Ensino Médio sobre o tema. Salientamos, tambem, que a violência no ambiente
escolar como quase sempre através de constixMfoes lingüísticas que conduzem a
agressividade, hoje convencionado como bullyng. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras - Língua Portuguesa. |
pt_BR |
dc.title |
A metáfora da violência na sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-12-13 |
|
dc.description.abstract |
Verbal language is one o f the most important forms for human communication. It is through it
own that human being expresses thoughts and interacts with others. The use o f language to
assist the material needs often goes through a metaphorized dimension and in this sense the
ideas begin being expressed through metaphorical constructions, because this use, along
humanevolution, has become an effective way to social life.The theoretical rationale was
based on the theory o f Lakoff and Johnson on everyday metaphors and howthe metaphorical
use of the ideas has as reference some aspects related to the human body, for example, that is
why most metaphors have the reference o f human perceptions, such as direction, dimension,
among others. One o f the motivations for the metaphorical use to become into physical
attitudes, like violence, is described along this work and reflects a behavior that has become
common in many social settings, such as school, which gives us the study object: violence in
the classroom from metaphorized constructions from texts produced by students o f the 3rd
year o f high school on the topic. We also emphasize that violence at school almost always
begins by linguistic constructions that lead to aggression, bullyng. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12832 |
|
dc.date.accessioned |
2020-05-14T22:59:08Z |
|
dc.date.available |
2020-05-14 |
|
dc.date.available |
2020-05-14T22:59:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Metáfora |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente Escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Violência escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Metaphor |
pt_BR |
dc.subject |
Language |
pt_BR |
dc.subject |
School environment |
pt_BR |
dc.subject |
School violence |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Abdoral Inácio da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Abdoral Inácio da. A metáfora da violência na sala de aula. 2012. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores.Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, 2012. |
pt_BR |